Professores


UFPEL/CDTEC

Anderson Priebe Ferrugem

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, processamento de imagens, inteligência artificial, interfaces perceptivas, visão computacional, robótica e controles inteligentes para edificações. O professor Anderson Ferrugem atua na Universidade Federal de Pelotas a mais de 20 anos nas disciplinas de Fundamentos de Inteligência Artificial, Inteligência Artificial Avançada, Ferramentas de Inteligência Artificial e Processamento Digital de Imagens. Possui trabalhos de orientação voltados a essas áreas.

Marilton Sanchotene de Aguiar

Possuo graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (1995), mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998 e 2004, respectivamente). De 2001 a 2009 fui professor na Universidade Católica de Pelotas. Desde 2009 sou professor da Universidade Federal de Pelotas nos âmbitos do Programa de Pós-graduação em Computação (níveis mestrado e doutorado) e dos cursos de Ciência e Engenharia de Computação. Desde dezembro de 2020 sou Diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, onde fui Diretor Adjunto de dezembro de 2016 a dezembro de 2020. Atuo na área de Ciência da Computação, com ênfase em aplicações de Inteligência Artificial na resolução de problemas ambientais e de saúde, principalmente nos seguintes temas: Sistemas Evolutivos, Sistemas Multiagentes, Aprendizado de Máquina e Processamento de Imagens.

UFPEL/CENG

 Tiago Primo

Tiago Thompsen Primo é Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas, Editor Associado da Revista Brasileira de Informática na Educação, Coordenador Adjunto da Comissão Especial em Informática na Educação e Diretor Técnico no Pelotas Parque Científico e Tecnológico, Mentor de Startups do Parque Tecnológico de Pelotas e Sócio fundador da Startup Elimu Social. Foi Fellow em Aprendizagem Criativa 2019, pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas, pesquisador do SAMSUNG Research Institute Brasil (2013-2017) trabalhando na pesquisa e desenvolvimento de projetos de tecnologia, pesquisador do Instituto COMMUNITAS para o Desenvolvimento Humano e Tecnológico (2013-2014), trabalhando com tecnologias semânticas para uma plataforma de comunidades de prática. Também trabalhou como perito pela Fundação Internacional e para Iberoamérica de Administração y Pol. Pub., FIIAPP (2012-2013) com infra-estrutura de repositórios digitais. Possui Doutorado em Ciência da Computação (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciência da Computação (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Bacharelado em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (2005). Seus interesses de pesquisa incluem Educação Apoiada por Tecnologias, Sistemas de Recomendação, Representação de Conhecimento e Aprendizagem ao Longo da Vida.


Marcelo Lemos Rossi

Marcelo Lemos Rossi possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2011), Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2012) e doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). É professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas e seus principais temas de pesquisa são processamento de sinais e imagens, visão computacional e robótica.

UFPEL/IFM

Maurício Braga de Paula

Maurício Braga de Paula possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). É professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas e seus principais temas de pesquisa são processamento de imagens, visão computacional e reconhecimento de padrões.

UNIPAMPA/Alegrete

Alessandro Bof de Oliveira

Bacharel em Física (2004), Mestre e Doutor em Ciências da Computação (2008 e 2016 respectivamente), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente atua como docente na Universidade Federal do Pampa campus Alegrete principalmente nos cursos de ciência da computação e engenharia de software onde também é coordenador do curso de ciência da computação desde 2013. Tem experiência nas áreas de Física e Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos estocásticos aplicados no processamento de imagens, rastreamento de objetos em vídeos e reconhecimento de padrões utilizando grafos e redes complexas. É revisor ad-hoc da Revista de informática teórica a aplicada (RITA) do Instituto de Informática da UFRGS e do periódico Pattern Recognition Letters.