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  • SOBRE PROBLEMA PARA SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA

    ATENÇÃO ALUNOS

    Em razão da alteração curricular (novo PPC GAB) alguns alunos não estão conseguindo acessar a solicitação de matrícula por meio do seu próprio currículo. Em razão disso, as matrículas para os alunos GAB ingressantes até 2019/1 (incluindo) será realizada por meio da CORREÇÃO DE MATRÍCULA.

    Veja as instruções:
    De 16 a 19 de junho – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.
    Formulário para solicitar correção de matrícula: Formulário-correção-de-matrícula-2020 1 CAA
    Observações de correção de matrícula:
    – será disponibilizado o formulário padrão no site;
    – o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;

    Observação: caso alunos ingressantes em 2020/1 queiram matricular-se em alguma disciplina mas estejam enfrentando problemas no cobalto entrem em contato pelo email: gasecretaria.ufpel@gmail.com

  • INFORMAÇÕES – CSTGA E GAB PARA CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO

    INFORMAÇÕES – CSTGA E GAB PARA CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO

    As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:

    – a matrícula nas disciplinas será de opção dos estudantes dos cursos, sendo que em casos de alunos que não tenham disponibilidade de cursar, não serão prejudicados. Brevemente, a matrícula realizada para 2020/1 (presencial) será suspensa para que a Instituição possa processar as novas matrículas. Os alunos que irão cursas na modalidade remota terão comprovante de matrículas com suas atuais disciplinas; e, alunos que não irão cursar, manterão a matrícula anterior. No dia 10 de junho, a matrícula que foi realizada 2020/1 (presencial) será temporariamente excluída para que se possa processar a matrícula do calendário acadêmico alternativo. Em 23 de junho, esta matrícula será reinserida no comprovante dos alunos.

    Os alunos que não cursarem o semestre alternativo, não terão este contabilizado para o jubilamento.

     

    Grade de horários:

    PRIMEIRO SEMESTRE

    Fundamentos de Informática (quarta-feira à tarde)

    – professora responsável pela disciplina: Rosaura Espírito Santo da Silva

    – código da disciplina: 21000208 – turma 50

    – vagas: 30 vagas

    – oferta no 1º bloco – 6 primeiras semanas do semestre

     

    Fundamentos de Administração (sexta-feira à tarde)

    – professora responsável pela disciplina: Nádia Campos Pereira Bruhn

    – código da disciplina: 21000209 – turma 50

    – vagas: 45 vagas

    – oferta no 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre

     

    OPTATIVAS:

    Gestão de Projetos (terça-feira manhã)

    – professora responsável pela disciplina: Rosaura Espírito Santo da Silva

    – oferta: 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre

    – GAB – código da disciplina: 21000238 – turma: 50 – vagas 20

    – CSTGA – código da disciplina: 21000200 – turma: 51 – vagas: 10

     

    Gestão Ambiental – banco universal (quinta-feira à noite)

    – professor responsável pela disciplina: Cleiton Stigger Perleberg (disciplina colegiada)

    – código da disciplina: 21000206 – turma: 50

    – oferta: 12 semanas

    – vagas: 40

    Observação: os horários dizem respeito à atividades síncronas das disciplinas. Sendo que os materiais ficarão disponibilizados durante todo o período que durar a disciplina.

     

    CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:

    De 11 a 14 de junho – solicitação de matrícula por parte dos estudantes (no Cobalto)

    15 de junho – conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;

    De 16 a 19 de junho – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.

    Formulário para solicitar correção de matrícula: Formulário-correção-de-matrícula-2020 1 CAA

    Observações de correção de matrícula:

    – será disponibilizado o formulário padrão no site;

    – o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com

    – ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;

    22 de junho – início do semestre letivo

    22 de junho – matrícula especial dos alunos da GA outros cursos – alunos podem cursar disciplinas em outros cursos da instituição. Neste caso, é de responsabilidade do aluno entrar em contato com o curso onde a disciplina é ofertada e buscar orientações de como proceder com a matrícula.Não será necessário autorização da coordenação do curso.

    – matrícula especial na GA (de alunos de outra unidade):

    – solicitação via email dentro do prazo = será disponibilizado o formulário padrão no site; alunos devem preencher e enviar por email (gasecretaria.ufpel@gmail.com).

    Importante: Até dia 21 de junho serão disponibilizadas as vagas para matrícula especial.

    Formulário para solicitar matrícula especial: Formulário-de-matrícula-especial-2020 CAA

    CONTATOS:

    – E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    – Facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/

    – Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/

     

    LINKS IMPORTANTES:

    Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/26/publicado-o-calendario-alternativo/

    PRAE lança Edital Auxílio Internet – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/02/prazo-de-solicitacao-do-auxilio-internet-e-prorrogado-ate-dia-8/

     

  • Reversão de Trancamento Geral de Matrícula

    Reversão de Trancamento Geral de Matrícula

     

    Os discentes que se encontram na situação de Trancamento Geral de Matrícula (TGM) e tem interesse de cursar as atividades ofertadas no Calendário Alternativo aprovado pelo COCEPE poderão solicitar a anulação do TGM junto a Coordenação de Registros Acadêmicos.

    O procedimento para este processo consiste em preencher o formulário de readmissão de TGM (anexo a este processo) e encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado, acompanhado de cópia do documento de identidade para o e-mail dra.alunos@gmail.com

    A data limite para solicitar a reversão do Trancamento Geral de Matrícula é até o dia 19/06/2020.

    Os discentes que se encontram em Mobilidade Acadêmica também poderão solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados no Calendário Alternativo, para tanto, deverão realizar a solicitação de matrícula junto ao Colegiado do seu Curso no período de Correção de Matrícula.

    Estas orientações junto com o formulário estão disponíveis na página da CRA https://wp.ufpel.edu.br/cra/

    Formulario_Readmissao

  • Publicado o Calendário Alternativo com todas as suas datas

    Publicado o Calendário Alternativo com todas as suas datas

    A UFPel publicou nesta terça-feira (26) o Calendário Alternativo da Universidade, aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) na sexta-feira (22).

    O Calendário é suplementar ao do primeiro semestre de 2020, que está apenas suspenso, não sendo substituído.

    As matrículas feitas pelos estudantes para as disciplinas de 2020/1 continuam valendo e o Calendário do primeiro semestre deverá ser retomado quando retornarem as aulas presenciais.

    As atividades remotas do Alternativo iniciam em 22 de junho, acabando em 12 de setembro.

    Veja o Calendário Alternativo em https://sei.ufpel.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1093670&id_orgao_publicacao=0 .

    Os estudantes devem ficar atentos às datas de abertura das matrículas para este período especial, constantes no Calendário Alternativo publicado nesta terça-feira (26).

    Como será

    Serão atividades remotas durante 12 semanas, a partir de 22 de junho, para graduação e para pós-graduação. O Calendário Acadêmico de 2020 fica suspenso, sendo o Alternativo complementar. As matrículas já feitas para o primeiro semestre continuam valendo.

    Durante este período, que vai até 12 de setembro, disciplinas optativas poderão ser livremente oferecidas, enquanto que as obrigatórias deverão passar por avaliação dos Colegiados de Curso e serem, preferencialmente, ofertadas para concluintes.

    As práticas só serão realizadas cem por cento remotamente, não poderão ser presenciais, também depois de passarem por avaliação dos colegiados.  Somente os cursos de bacharelados e tecnológicos poderão oferecer estágios, já que os de licenciaturas não têm como, devido ao não funcionamento das aulas.

    Quanto aos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) serão também feitos com orientação remota, quando possível. Cerimônias de Colação de Grau ocorrerão online.

  • Calendário Alternativo é tema de live nesta quinta (21)

    Calendário Alternativo é tema de live nesta quinta (21)

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, nesta quinta-feira (21), às 14h, uma live em sua página do Facebook para tratar do Calendário Alternativo.

    Participarão o reitor da UFPel, Pedro Hallal, o vice-reitor, Luís Amaral, a pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco.

    Calendário Alternativo é tema de live nesta quinta (21)

  • Professor da GA tem artigo publicado na Revista Saúde em Debate

    Professor da GA tem artigo publicado na Revista Saúde em Debate

    O professor Maurício Pinto da Silva, do curso de Gestão Ambiental, teve recentemente, artigo publicado na Revista Saúde em Debate, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES). O artigo “Bacias hidrográficas transfronteiriças: saneamento e saúde ambiental sem fronteiras” tem coautoria das pesquisadoras dra. Debora Cynamon Kligerman e dra. Rafaella Facchetti Assumpção, ambas do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental e Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. A publicação é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz/ENSP/PPGSPMA e a Universidade Federal de Pelotas/Centro de Integração do Mercosul/Curso de Gestão Ambiental e fazem parte da conclusão dos exercícios de pós-doutoramento do referido professor.

    O artigo faz parte do primeiro número regular da revista Saúde em Debate em 2020, e reúne artigos com temáticas como: hospitais de média complexidade na Rede de Atenção às Urgências; universalidade da VIII Conferência Nacional de Saúde; cuidado de usuários com tuberculose multidrogarresistentes em Recife; avaliação em saúde da criança na atenção primária; nutrição de crianças residentes em áreas de vulnerabilidade social; saúde da população em situação de rua; diarreia em crianças residentes na Ilha de Guaratiba (RJ); desastre de Brumadinho: políticas públicas e gestão do saneamento; planejamento para o Esgotamento Sanitário no Rio de Janeiro; reflexões bioéticas sobre proteção ao meio ambiente e às gerações futuras entre outros.

    De acordo com o professor Maurício, o caráter transnacional dos desafios ambientais significa dizer que nenhum país está imune as suas consequências, ainda quando não tenha um papel protagonista na gênese destes, como por exemplo, as mudanças climáticas, mas também o planejamento e a gestão do saneamento em bacias hidrográficas compartilhadas entre países. A edição pode ser acessada em http://revista.saudeemdebate.org.br/sed (foto)

    Fonte das informações: Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva

  • PLANTÃO DE ATENDIMENTO ON-LINE (com link disponível)

    PLANTÃO DE ATENDIMENTO ON-LINE

    A partir do dia 04 de maio de 2020, haverá plantão de atendimento on-line (por webconferência) da secretaria dos colegiados.
    O atendimento se dará por webconferência no ambiente virtual da UFPel, a partir deste link (disponibilizado pela secretaria): https://webconf.ufpel.edu.br/b/ren-337-cgu

    Os horários dos plantões serão:
    Terças e sextas-feiras das 09:00 às 11:00.
    Quartas-feiras das 15:00 às 17:00.

    Todas as demais formas de comunicação com a secretaria dos colegiados serão mantidas, são elas:
    – e-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – publicação de informações via:
    – cobalto: acesse via app, site ou email
    – site: https://wp.ufpel.edu.br/ga/
    – facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/


    Esta sala virtual não servirá para webconferência de reuniões, será exclusivo para atendimento (em modo plantão) para conversas com os alunos e esclarecimento de dúvidas.
    Para abertura de salas webconferência utilize o link: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/04/20/videos-explicam-como-acessar-o-servico-de-webconferencia-da-ufpel/

  • Calendário acadêmico alternativo e o formulário da GA

    Estamos disponibilizando um questionário para conhecer a disponibilidade dos estudantes dos cursos CSTGA e GAB (e suas condições de recursos tecnológicos) para poder ser planejada a oferta de disciplinas no novo calendário acadêmico alternativo (veja a íntegra do calendário e documento da Reitoria sobre o assunto no link abaixo).

    Solicita-se que os alunos preencham o questionário até domingo (03 de maio de 2020).

    Após o levantamento, os cursos farão ofertas de disciplinas para serem cursadas on-line. A matrícula nestas disciplinas NÃO É OBRIGATÓRIA PARA NENHUM ALUNO. Assim, aqueles alunos que não tiverem disponibilidade de matricular-se e cursar as disciplinas NÃO SERÃO PREJUDUCADOS.

    Alunos que matricularem-se, cursarem a disciplinas mas que venham a ficar infreqüente ou reprovar em alguma disciplina, poderão repeti-la futuramente (em outro semestre).

    Ainda não temos cronograma de matrícula estabelecido nem temos todas as disciplinas que serão ofertas, tão logo a Reitoria delibere sobre o calendário e o colegiado sobre as disciplinas, todas as informações serão repassadas aos alunos (assim como orientações para matrícula).

    Também é importante destacar que as respostas no formulário não configuram a matrícula do aluno nem uma obrigatoriedade em matricular-se. Este formulário servirá de subsídio para a coordenação e colegiado pensarem no melhor planejamento para os alunos.

    Observação: todas as matrículas já realizadas para 2020/1 serão zeradas e apenas consideradas as novas matrículas.

    Em caso de dúvidas entre em contato: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Link para o FORMULÁRIO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScES_xrdF-eX9g_4d2ydhnK7zCnWQs0MltROwMDByJAw1dRlA/viewform?vc=0&c=0&w=1&usp=mail_form_link&urp=gmail_link

    Neste link estão os documentos disponibilizados pelo Reitoria:

    Proposta de calendário alternativo: PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2020 e Calendário Acadêmico Suplemantar 2020-1

    No link a seguir está o link da aluna do GAB, Iris Barcelos, explicando a importância de preencher o questionário.

    Link do vídeo:

     

     

  • UFPel estuda Calendário Acadêmico Alternativo para o primeiro semestre

    UFPel estuda Calendário Acadêmico Alternativo para o primeiro semestre

    UFPel estuda Calendário Acadêmico Alternativo para o primeiro semestre

    Diante do cenário da pandemia do Coronavírus e as análises que informam o prolongamento do período de distanciamento social, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando uma proposta de Calendário Acadêmico Alternativo ao previsto anteriormente e que foi suspenso. A intenção é contemplar algumas ofertas de disciplinas que forem possíveis neste momento, considerando as condições objetivas de alunos e professores, visando, sobretudo, manter o vínculo cognitivo e emocional entre alunos e professores e preparar a instituição para o futuro próximo em que as aulas presenciais não poderão ser retomadas da mesma forma como vinham ocorrendo até então. A Instituição está lançando questionários para que docentes e alunos possam informar suas experiências e possibilidades de acesso aos meios digitais, que devem oferecer à gestão uma dimensão mais clara das ferramentas disponíveis e embasar a proposta. Os links foram enviados para o e-mail cadastrado no Cobalto.

    A proposta de Calendário Alternativo sugere a oferta de algumas disciplinas obrigatórias e optativas, de forma on-line, de acordo com as experiências e conhecimento de professores, técnicos-administrativos e alunos, com início previsto para junho, após serem feitas as discussões, contribuições e melhorias da proposta.

    As possibilidades têm sido analisadas pelo Comitê Acadêmico da UFPel na pandemia, que destaca a importância de construir alternativas viáveis. A proposta oportuniza que a Universidade se mantenha ativa também no campo acadêmico, a exemplo do que já ocorre plenamente nas áreas de pesquisa e extensão, com contribuições significativas para o momento de crise. “Além disso, é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica possa vivenciar outras formas de relações pedagógicas, para além das que convencionalmente são vivenciadas, considerando o cenário de incertezas provocado pela Pandemia”, analisou a pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio.

    O Calendário Alternativo será também preparatório para o que se antevê como um modelo híbrido. De acordo com o presidente do Comitê da UFPel para enfrentamento da pandemia, Mario Azevedo Júnior, o ano de 2020 será atípico e a UFPel precisará utilizar a criatividade para minimizar os prejuízos acadêmicos. Segundo ele, observando o andamento da pandemia na região, no Brasil e mundo, é possível prever que o segundo semestre, ainda que permita retorno, deverá ter alguns cuidados importantes. “As ferramentas de educação a distância precisam ser bem utilizadas, porque, ainda que se possa prospectar um retorno, ele ocorrerá com uma série de restrições. Temos que construir juntos alternativas viáveis para que possamos realizar atividades de formação nesse cenário desafiador”, disse.

    O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, salienta que essa preocupação perpassa não apenas as Universidades no Brasil, mas tem estado presente em todos os países. “Não poderemos, por exemplo, voltar a ter aulas com salas cheias de alunos. Assim, o ambiente virtual oferece uma oportunidade e alternativa para realização de parte das atividades letivas”, disse. No entanto, observa, aulas práticas, sejam elas, por exemplo, laboratoriais ou clínicas, representam um desafio enorme e têm pouca possibilidade de desenvolvimento em ambiente virtual. “Não só teremos a necessidade de repensar o espaço de ensino virtual, mas também, para quando as atividades presenciais estiverem de volta, como faremos essas atividades com o necessário distanciamento social”, sublinhou.

    O reitor, Pedro Hallal, destaca que a gestão deu início à proposta, mas pede que a comunidade ajude a construí-la. De acordo com ele, a UFPel já é protagonista nacional sob os pontos de vista assistencial e administrativo, mas também pode assumir papel de liderança sob o ponto de vista acadêmico. “Nós não vamos fazer aula presencial num momento perigoso e nem substituir presencial por EaD. Precisamos ter um componente acadêmico enquanto estivermos nesse cenário, usando algumas plataformas utilizadas em EaD”.

    Desafios e possibilidades
    Para o vice-reitor e presidente do Comitê Acadêmico na pandemia, Luís Amaral, trata-se de uma oportunidade única para a Universidade pensar novas práticas.

    De acordo com a proposta, o primeiro semestre será de 12 semanas e não 18 – com a flexibilização oportunizada pela Medida Provisória 934 – com início previsto para 1º de junho.

    O Calendário trata de ofertas de disciplinas on-line, possíveis de serem ofertadas nessa modalidade neste momento, com condições adequadas que garantam a qualidade acadêmica. A flexibilização proposta na MP refere-se aos dias letivos, mantendo-se a carga horária das disciplinas previstas na matriz curricular de cada curso.

    As disciplinas não seriam obrigatórias, mas válidas para integralização curricular. Ou seja, o aluno que quiser poderá cursar e isso será validado. As disciplinas obrigatórias ofertadas nesse semestre terão reoferta em outro semestre para aqueles alunos que não puderam matricular-se neste primeiro semestre de 2020. No entanto, de acordo com a pró-reitora de Ensino, é importante antecipar disciplinas teóricas. A ação irá desafogar o segundo semestre, quando deverão iniciar algumas atividades presenciais.

    Os diretores das unidades acadêmicas, alunos, coordenadores de curso de graduação e pós-graduação, Núcleos Docentes Estruturantes e Grupo de Interlocução Pedagógica estão sendo chamados a participar na tomada de decisões em relação à reconfiguração do calendário e à oferta de disciplinas, analisando quais serão possíveis de serem ofertadas neste formato de calendário, tomando por base as ofertas já realizadas, podendo suprimir, substituir ou fazer as alterações que julgarem adequadas.

    Após a decisão de quais disciplinas serão ofertadas, com a devida consulta e concordância dos professores de cada colegiado, as ofertas serão cadastradas no sistema e os alunos farão nova matrícula. Os que não puderem efetuar a matrícula neste semestre não perderão o vínculo com a Universidade e seguirão tendo acesso aos programas da PRAE.

    Sugere-se que as disciplinas sejam ofertadas em módulos, com seis semanas cada módulo.

    Suporte às iniciativas
    Para dar sustentação às iniciativas de ofertas de disciplinas em EaD, criou-se a UFPel VIRTUAL, que será o espaço institucional de suporte técnico e operacional para ações e atividades não presenciais. Segundo o reitor, a proposta do calendário alternativo foi pensada a partir de alguns pressupostos iniciais, incluindo as desigualdades de acesso aos meios digitais.

    As condições elencadas inicialmente como impeditivas para a oferta de aulas remotas estão sendo tratadas no contexto do Programa UFPel VIRTUAL, envolvendo, por exemplo, aquisição de equipamentos, programas e ferramentas; formação de pessoas para atuação em ambientes virtuais; contratação de tutores e pessoal de apoio; e fortalecimento da Coordenação de Programas de Educação a Distância para acompanhamento, orientações e sugestões aos professores que ofertarem disciplinas na modalidade EAD. Além disso, o programa também busca análise e proposição de alternativas para ampliação do acesso à internet para os alunos e contato com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para construção de alternativas de acompanhamento para os estudantes com deficiência. “Vários aspectos estão em movimento para dar segurança e tranquilidade para professores e alunos”, destacou Fátima.

    Debates
    No dia 23 de abril, houve discussão sobre o tema com os diretores das Unidades Acadêmicas. Nesta segunda (27), o debate foi ampliado com coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação e Diretório Central de Estudantes. Em uma live na rede social Facebook, a proposta será socializada com a comunidade, às 19h.

  • PROPOSTA DE CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

    PROPOSTA DE CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

     

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Comitê Acadêmico, constituído no contexto da Pandemia de Covid-19, iniciou um processo de discussão sobre a proposta de um Calendário Acadêmico Alternativo, para o 1º semestre de 2020. É importante ressaltar que não se trata de substituição das aulas presenciais previstas para o 1º semestre de 2020 por aulas em EaD, na medida em que se entende que essa transposição não é possível, quer seja do ponto de vista conceitual, quer seja do ponto de vista operacional.

    O primeiro movimento de análise e debates ocorreu no dia 23 de abril, em reunião por webconferência com os diretores das 22 unidades acadêmicas. No dia 27 de abril, estão agendadas reuniões com coordenadores de curso de graduação, de pós-graduação e com o Diretório Central dos Estudantes, para ampliar a discussão e qualificar a proposta. A partir dessas reuniões, a discussão poderá ser realizada com as bases das categorias de estudantes, professores e técnico-administrativos, para ao final do processo, a proposta ser enviada ao COCEPE para deliberação.

    Lembrando que a proposta em construção não é uma substituição das aulas presenciais por aulas em EaD, é importante considerar que se faz necessária a construção de alternativas viáveis para garantir que não seja interrompido o vínculo cognitivo e relacional entre professores, técnicos-administrativos e estudantes, mantendo a Universidade ativa também no campo acadêmico, a exemplo do que já ocorre plenamente na área da pesquisa e da extensão, com contribuições significativas para a compreensão do momento de crise que se está vivenciando em escala global. Além disso, é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica possa vivenciar outras formas de relações pedagógicas, para além das que convencionalmente são vivenciadas, considerando o cenário de incertezas provocado pela Pandemia.

    Assim, o que está em discussão é uma proposta de calendário em que se possam contemplar algumas ofertas de disciplinas obrigatórias e optativas, na modalidade à distância, de acordo com as experiências e conhecimento de professores, técnicos-administrativos e alunos, com início previsto para junho, após serem feitas as discussões, contribuições e melhorias da proposta.

    Para dar sustentação às iniciativas de ofertas de disciplinas em EaD, criou-se a UFPel VIRTUAL, que será o espaço institucional de suporte técnico e operacional para ações e atividades não presenciais. Destaca-se que na próxima semana serão enviados instrumentos de coleta de dados aos estudantes, docentes e técnicos-administrativos da UFPel, com o intuito de evidenciar as condições de acesso e conhecimento sobre os meios digitais.

    Este momento peculiar e de excepcionalidades pode se constituir, também, em fortalecimento dos sentidos da Universidade como lócus de produção e socialização de novos saberes e práticas.

     

    Nota da Gestão sobre calendário alternativo