Início do conteúdo
Apresentação

Bacharelado em Gestão Ambiental

 

O conflito entre o desenvolvimento e a preservação ambiental, o qual vem permeando a discussão na sociedade organizada vem sendo mediado pela Gestão AmbientalO desenvolvimento de atividades econômicas e sociais, utilizando os recursos naturais de forma racional através da aplicação de métodos que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem de matérias-primas e redução de impacto ambiental negativo das atividades humanas representam a essência da Gestão Ambiental no desenvolvimento da sociedade. Fazem parte do arcabouço de conhecimentos associados à Gestão Ambiental procedimentos de recuperação de áreas degradadas, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais e o estudo de riscos e impactos ambientais para avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

A Universidade Federal de Pelotas, atenta às mudanças na sociedade e cumprindo seu compromisso de apresentar soluções para o desenvolvimento, criou em 2009 o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental que se vinculou ao Centro de Integração do MERCOSUL (CIM) em 2012. Já a implantação do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado junto ao CIM resulta de ações de consolidação desta área de conhecimento proveniente da experiência vivenciada com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental implantado na cidade de Pinheiro Machado, Conceito 4 e em Pelotas, Conceito 3 (ambos com atividades já encerradas). Justificando sua criação pela necessidade da formação de profissionais especializados para atender as demandas socioambientais geradas tanto pela região de atuação da UFPel, bem como pelo País. Com esta ação de qualificação, a UFPel auxilia na retomada do desenvolvimento regional, estendendo ações de inclusão social e crescimento econômico com sustentabilidade.

Acolhendo esta proposta e exercendo seu papel de instituição de ensino, o CONSUN aprovou o novo curso de Gestão Ambiental na modalidade de Bacharelado, através da Resolução nº 05, de 17 de março de 2016, que conferiu o código 7900 ao Curso nos registros da instituição, com atividades iniciando em agosto do mesmo ano.

Informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico cursos03.cim@gmail.com.

Para informações sobre a cidade de Pelotas www.pelotas.com.br/.

Contato

BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL

Atendimento ao Público: variável – contatar previamente
email: cursos03.cim@gmail.com

Coordenador:

Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin

Coordenador Adjunto:

Prof. Dr. Mauricio Pinto da Silva

Secretário do Colegiado:

Márcio José Pereira Martins