Memorial da SOGIPA

Sociedade de Ginástica Porto Alegre

O Memorial Sogipa é responsável pela preservação da longa trajetória da Sociedade de Ginástica Porto Alegre, 1867, que está registrada em objetos e documentos textuais e iconográficos, integrantes de um importante acervo, datado desde o século XIX. O setor foi criado em 1992 a partir do trabalho voluntário de associados do Clube e, entre 1996 e 2000, recebeu a primeira organização de parte do conjunto documental.

Desde 2004, a gestão do Memorial, que se localiza junto à Biblioteca, concentra-se na elaboração e realização de projetos sob o benefício das leis de incentivo à cultura, voltados para a conservação preventiva, a informatização e o acesso à pesquisa.

O projeto “Preservação e Difusão do Acervo Histórico-cultural da SOGIPA”, foi aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, está em captação de recursos e sua execução teve início em julho de 2009. Estão previstos o tratamento técnico adequado ao acervo e a ampla difusão das informações à comunidade em geral, para atender, assim, a uma grande demanda de pesquisa.

O Memorial SOGIPA também estabelece parcerias com outras instituições, a fim de realizar ações significativas para o patrimônio cultural e a relevância desse para a preservação da memória social e histórica, na contemporaneidade e para as gerações futuras.

Memorial da SOGIPA

Endereço: Rua Barão de Cotegipe, 415 –

Porto Alegre – RS.

Telefone: 3325-7239

E-mail: memorial@sogipa.com

Sítio: http://www.sogipa.com/2010/memorial.php