Museu Etnográfico da Colônia Maciel

O Museu Etnográfico da Colônia Maciel é um espaço dedicado à memória da etnia italiana em Pelotas.

Inaugurado em 04 de junho de 2006, localiza-se na Vila Maciel, ao 8° distrito do município de Pelotas-RS. Sua criação resulta do projeto “Recuperação e Preservação da Memória Histórica da Comunidade Italiana Pelotense”, desenvolvida pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em parceria com a comunidade italiana pelotense.
O museu está instalado num prédio construído em 1929 para abrigar a Escola Garibaldi, antiga escola da comunidade, possui um vasto acervo, constituído de aproximadamente 300 objetos, 3000 fotografias e um banco de história oral onde estão armazenados os relatos de descendentes de imigrantes.
Sua exposição, de caráter permanente, é dividida em temáticas variadas, que tem por objetivo promover o resgate do cotidiano da vida dos imigrantes e seus descendentes, preservando assim a memória da comunidade além de proporcionar subsídios para pesquisadores poderem realizar estudos referentes a imigração italiana e seus costumes.

Funcionamento:

Horário de funcionamento: Sáb. e Dom 12:30 às 17:00 (durante a semana apenas por agendamento)

Museu Etnográfico da Colônia Maciel

Endereço: Colônia Maciel,