Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Arquivo Histórico Municipal

 

Em Caxias do Sul, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami foi criado em 05 de agosto de 1976 ( Decreto nº 4047). Integra o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural , órgão da Secretaria da Cultura. O acervo que compõe a Unidade de Documentos Fotográficos foi formado por doações advindas de famílias, empresas, entidades e instituições, encontram-se positivos avulsos, álbuns temáticos, e negativos. Um mosaico visual da formação social do município pode ser conhecida por meio das cerca de 300.000 imagens.

 

Prefeitura de Caxias do Sul

Secretaria Municipal da Cultura

Departamento de Memória e Patrimônio Cultural

Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Av. Júlio de Castilhos, nº 318 Bairro Lourdes

Caxias do Sul- RS – CEP 95010 -000

E-mail: arquivohistorico@caxias.rs.gov.br

Telefones: (54)3901.1318 e 3218.6114

Mais informações: www.caxias.rs.gov.br

(Cultura/Departamento de Memória e Patrimônio Cultural).

 

Acervo

Entre os diversos temas, destacam-se as fotografias com cenas de trabalho que remontam aos primórdios da chegada dos imigrantes italianos em Caxias do Sul [1876] à década de 1970. São trabalhadores no cultivo da terra, no fabrico do vinho; operários forjando metais, o ofício de tecelãs, professores, são tropeiros e comerciantes, enfim, um conjunto que permite acompanhar a trajetória que vai da confecção artesanal até o diversificado parque industrial.

As atividades de preservação, difusão e acesso ao significativo acervo são permanentes. Englobam desde os cuidados com o armazenamento – em embalagens especiais e em sala climatizada com gerenciamento ambiental – ,à consulta por meio digital. A base de dados instalada em terminais na sede do AHMJSA permite que o pesquisador realize consulta nas imagens disponibilizadas, cuja inserção é constante.