Início do conteúdo
    Notícias
  • Rogério Würdig toma posse como diretor da Faculdade de Educação

    A Faculdade de Educação da UFPel está com nova direção desde a última sexta-feira (30). Tomaram posse, nesse dia, os professores Rogério Würdig e Mirela Ribeiro Meira como os novos diretor e vice-diretora da unidade, respectivamente. Estiveram presentes na cerimônia de transmissão do cargo o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, a vice-reitora, Denise Gigante, e a direção anterior, composta pelas professoras Lúcia Peres e Lígia Carlos, além de lideranças da FaE e diretores de outras unidades acadêmicas.

    O ato foi iniciado com a saudação do reitor. Logo em seguida, foi assinado o termo de posse e transmitida a palavra à direção que deixava o cargo. Lúcia definiu os quatro anos que permaneceu no cargo como de aprendizado e gratidão. “Fizemos um pacto pela parceria e partilha e pela transparência daquilo que é público”, relatou. Mesmo sentimento expresso por Lígia, que desejou sucesso à dupla que agora assume o posto.

    Würdig iniciou sua fala lembrando sua trajetória de 25 anos de Faculdade de Educação. “Tenho prazer de estar aqui”, disse. Um dos pontos levantados pelo novo diretor em relação a essa relação de pertença à unidade é o fato de que a FaE é um lugar onde se acredita e se luta pela democracia e pela educação pública: “A FaE sempre tensiona. Nunca ficamos em cima do muro, sempre tomamos posição”.

    DSC_8875Ele afirmou que pretende manter o processo de construção coletiva e diálogo implementado pela direção anterior. Em sua opinião, isso é fruto da própria tradição da Faculdade favorecer o pensamento livre, não a doutrinação. “Ser diferente é fundamental”, afirmou, destacando que é necessário respeito à diversidade de pensamento. Encerrando sua fala, Würdig fez uma homenagem às mulheres, na pessoa de sua vice, Mirela, dizendo que ela é uma pessoa de sensibilidade extraordinária e de uma força descomunal.

    Já a vice-diretora destacou que a palavra que moverá a ação da nova dupla diretora é “compaixão”: no sentido da solidariedade para com os colegas, do trabalho em parceira e, como não poderia de ser, da prática “com paixão”.

    Del Pino encerrou a cerimônia saudando os novos diretores e agradecendo o trabalho da direção anterior. O reitor afirmou que o momento presente deve despertar reflexões em torno do que acontece no país, especialmente quando se vê um movimento para que sejam retirados os direitos conquistados por meio de tantas lutas, também no que tange a educação pública. “Está sendo ensaiada uma redução dramática de recursos, que vai alijar o sistema de educação”, explicou. Dessa forma, ele incentivou que a FaE não deixe de ser protagonista nesse momento.

    DSC_8922Relações lúdicas e sensíveis

    Na posse de Würdig e Mirela, destaca-se também pelo fato de que ambos rompem com a tradição de direção ocupada por pessoas formadas pedagogas, filósofos e sociólogos: ele é graduado em Educação Física, e ela, em Artes. Na opinião do novo diretor, esse perfil colabora ainda mais no perfil da formação buscada pela Faculdade, integral, tanto nos âmbitos da ética, da estética, da política e da cognição. “Queremos imprimir uma sensibilidade estética e a ludicidade nas relações”, disse, explicando que o lúdico nos humaniza e o estético nos faz enxergar o outro e a si próprio.

    Como é uma unidade que recebe estudantes de diversas outras, por trabalhar com todas as licenciaturas, a meta é trabalhar para que a unidade seja um espaço mais humano, propiciando a convivência. Dessa forma, a ideia é repensar a ocupação da ala da FaE dentro do Campus Porto. Além disso, outro objetivo é qualificar ainda mais a democracia no âmbito da Faculdade, em especial na defesa da educação pública.

    Quem é a nova direção

    Rogério da Costa Würdig é graduado em Educação Física pela UFPel, especialista em Educação (UFPel) e em Educação Psicomotora (UFRGS) e possui mestrado e doutorado em Educação (UFSC e Unisinos, respectivamente). Atua especialmente na formação de professores, com ênfase na Educação Física escolar e na infância. Foi membro do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade.

    Mirela Ribeiro Meira é graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas (Urcamp), especialista em Artes Plásticas (PUCRS) e em Saúde Mental Coletiva (Urcamp) e possui mestrado e doutorado em Educação (UFRGS). Ministra disciplinas na área das Artes, gênero e criação coletiva. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Pedagogia.

    Fonte: CCS/UFPEL.

  • Fórum de Diretores discute Alocação de Vagas Docentes

    Forum_Ifisp

    Reunião foi no IFISP

    Na segunda-feira, 08/08/16, o Fórum de Diretores se reuniu na Sala 206 do Instituto de Filosofia Sociologia e Política (IFISP) para discutir a distribuição de vagas docentes na UFPEL.

    Por solicitação do Fórum de Diretores o COCEPE não utilizou a Matriz de Alocação de Vagas Docentes para fazer a distribuição de vagas existentes, aguardando sugestão para ser debatida na Comissão de Alocação de Vagas Docente (CAVD). Na reunião de segunda, os diretores debateram demoradamente a questão.

    Fórum dividido entre duas propostas

    O Fórum de Diretores se apresentou dividido entre duas propostas: uma, que encaminha para a CAVD uma versão modificada da Matriz de Vagas, que contém diversos indicadores que mensuram uma série de desempenhos das unidades acadêmicas em função do ensino, da pesquisa e da extensão, principalmente; outra proposta, sugere o encaminhamento de uma análise com base na demanda efetiva dos cursos e nas previsões contidas em seus Projetos Pedagógicos.

    Proposta conciliadora

    Durante a reunião, a solução encontrada foi uma proposta alternativa, contemplando os dois encaminhamentos: sugere-se à Comissão de Alocação de Vagas que distribua as vagas existentes usando a Matriz para cinquenta por cento das vagas e, para as restantes, utilize critérios políticos pedagógicos para fazer uma distribuição estratégica de vagas. Também foi sugerida a revisão do critério universal de geração de vagas na ordem de 2 para 1.

  • Forum se reúne para discutir Movimento de Ocupação

    Ocupa_1Ocupa_2Ocupa_3

    O Fórum de Diretores da Universidade Federal de Pelotas se reuniu na manhã de sexta-feira, 17/06/16, na Faculdade de Administração e Turismo, para discutir o Movimento de Ocupação na UFPEL.

    Os diretores reconheceram a complexidade da situação, considerando a legitimidade da pauta de reivindicações e considerando a necessidade de manutenção das atividades institucionais.

    Entenderam como necessário o estabelecimento de um canal de discussão entre a universidade e o movimento.

    Leia AQUI  a íntegra do memorando encaminhado ao Gabinete do Reitor em 17/06/16.

    Memo_06_2016_Reitor_Ocupação

     

  • Forum de Diretores se reuniu no ICH

    Reu_ICH

    Reu_ICH_2

    Seguindo a sistemática de reuniões ordinárias o Fórum de Diretores da Universidade Federal de Pelotas se reuniu no dia 12/05, quinta-feira, no Instituto de Ciências Humanas.

    Estiveram na pauta temas como Informes, Segurança, Libras e Matriz de Distribuição de Vagas.

    Foi deliberado o encaminhamento de solicitação de reunião com a Pró-Reitoria Administrativa e com a Pró-Reitoria de Infraestrutura para obter informações acerca das mudanças na segurança e a retirada de postos na Unidades.

    Também foi solicitada orientação sobre a possibilidade da Universidade disponibilizar vacinação contra Caxumba e Gripe  para a comunidade acadêmica, considerando os surtos que ocorrem na cidade.

    Relato mais pormenorizado da reunião pode ser encontrado na aba Memória das Reuniões.

     

  • Reunião do Fórum: quinta-feira, 12/05, às 19 H, no ICH

    reuniãoO Fórum de Diretores da UFPEL tem reunião agendada para quinta-feira, 12 de maio de 2016, às 19 H, no Instituto de Ciências Humanas, no Campus da Rua Alberto Rosa, 154.

    Os diretores serão recepcionados pelo Diretor do ICH, professor Sidney Gonçalves Vieira e pelo Vice-Diretor, professor Sebastião Peres, a fim de dar continuidade às discussões em andamento no Fórum.

  • Reunião com Núcleo de Gestão de Diárias e Passagens

    PRA_Scdp1PRA_Scdp2

    Ocorreu na manhã de 04/05/16, quarta-feira, a reunião agendada pelo Núcleo de Gestão de Diárias e Passagens (NGDP) com os Diretores de Unidades Acadêmicas.

    O objetivo da reunião foi informar sobre mudanças a serem implantadas no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens que prevê a adequação dos perfis e responsabilidades dos proponentes. A intenção do NGDP e se posicionar mais próximo do solicitante nos protocolos de concessão de diárias e passagens, de modo a facilitar o trâmite das solicitações. Também está prevista a possibilidade de compra de passagens aérea de forma direta pelas Unidades.

    A fim de preparar a todos para as mudanças, no mês de julho será realizado um treinamento para o pessoal envolvido com o SCDP nas unidades.

    Coordenaram a reunião o Coordenador de Finanças e Contabilidade Renato Brasil Kourrowski e a Chefe do Núcleo de Gestão de Diárias e Passagens, Elis Regina Dias de Assis. Diversos diretores participaram da reunião.

  • Comissão Especial

    Comissão_Stas

    A Comissão Especial constituída pela Portaria UFPel Nº 0469/2015 com o objetivo de realizar o levantamento quantitativo e qualitativo do atual quadro de servidores técnico-administrativos da UFPel, reuniu-se pela primeira vez no dia 27/04/2016. Foi definido o escopo do trabalho da Comissão, tal seja, o de fazer o levantamento quantitativo e qualitativo dos servidores técncio-administrativos da Universidade. A Comissão irá elaborar uma planilha de consulta às Unidades, de forma a identificar cada servidor, sua localização, função e outros elementos significativos para compreensão do atual quadro existente na UFPel.

  • PRA convida para reunião sobre SCDP

    A Pró-Reitoria Administrativa, através da Coordenação de Finanças e Contabilidade convida os Diretores das Unidades Acadêmicas, Centros e Unidades Administrativas a participarem de reunião que ocorrerá no dia 04/05/2016 (quarta-feira) às 09h no Auditório Acadêmico do quarto andar do Campus Anglo. A referida sessão tem por objetivo apresentar as alterações realizadas, bem como as que serão implantadas no Núcleo de Gestão de Diárias e Passagens, além de adequar os perfis e responsabilidades dos proponentes no SCDP (Sistema de Concessão de Diárias e Passagens). Favor enviar confirmação de presença até 03/05/2016.reunião

  • Marcada Reunião da Comissão STAs

    A Comissão Especial constituída para realizar o levantamento quantitativo e qualitativo do atual quadro de servidores técnico-administrativos da UFPel tem sua primeira reunião agendada para terça-feira, 26/04/16 e deverá ser realizada no Gabinete da Vice-Reitora.

    A Comissão conta com a representação de cinco diretores indicados pelo Fórum de Diretores.

  • Reitor constitui Comissão Especial para estudar STAs

    Assinatura

    Atendendo solicitação do Fórum de Diretores o Reitor da Universidade Federal de Pelotas, professor Mauro Augusto Burkert Del Pino, constituiu, por intermédio da Portaria UFPel Nº 0469/2015, uma comissão especial para realizar o levantamento quantitativo e qualitativo do atual quadro de servidores técnico-administrativos da UFPel.

    A comissão, presidida pela Pró-Reitora de Gestão de Pessoas Eugenia Antunes Dias, conta com os representantes indicados pelo Fórum de Diretores:

    Fabrício Pereira Harter (Faculdade de Meteorologia),

    Gilberto D’Ávila Barros (Faculdade de Veterinária),

    Rui Carlos Zambiasi (Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos),

    Sidney Gonçalves Vieira (Instituto de Ciências Humanas) e

    Silvana Paiva Orlandi (Faculdade de Nutrição).

    Além dos citados, também integram a comissão especial  Ari Dalvo Rossler Carré (ASUFPEL), Denise Petrucci Gigante (Vice-Reitora), João Paulo Voltan Adamoli (CIS), Leandra Fagundes da Silva (PROGEP), Luiz Osório Rocha dos Santos (PROPLAN), e Margarete Oleiro Marques (Gabinete do Reitor).

    A Portaria que criou a comissão especial pode ser acessada no link abaixo:

    Portaria 0469/2016

    CONSTITUIR comissão especial para realizar o levantamento quantitativo e qualitativo do atual quadro de servidores técnico-administrativos da UFPel.