Linhas de Pesquisa

FISIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Estão envolvidos nessa linha de pesquisa os projetos que se utilizam de técnicas de cultura de células e tecidos, transformação genética de plantas e desenvolvimento de metodologia de cultura in vitro. Além disso, focaliza análise estrutural de genes, sua regulação e expressão em diferentes ambientes, além de análise de proteômica e metabolômica.

Professores que orientam nesta linha de pesquisa:

Eugenia Jacira Bolacel Braga

Valmor João Bianchi

Vanessa Galli

Raul Antonio Sperotto

FISIOLOGIA DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS

Abordar aspectos relacionados a maturação das sementes, para manutenção de suas qualidades fisiológicas após a colheita, além de identificar e avaliar o grau de dormência em espécies vegetais, identificar e classificar espécies botânicas endêmicas e/ou de interesse econômico, com ênfase em biodiversidade e conservação. Caracterização da interrelação entre fatores intrínsecos às plantas com fatores extrínsecos, abordando aspectos morfofisiológicos do desenvolvimento e crescimento das plantas, além dos efeitos fisiológicos dos reguladores de crescimento.

Professores que orientam nesta linha de pesquisa:

Eugenia Jacira Bolacel Braga

Gustavo Maia Souza

Valmor João Bianchi

João Iganci

Marília Shibata

 

NUTRIÇÃO E METABOLISMO DAS PLANTAS

Relacionar parâmetros que envolvem o metabolismo das plantas e a nutrição mineral, com suas interrelações com aspectos bioquímicos e fisiológicos determinantes da produtividade, principalmente, para o metabolismo do N, C e P e interações com outros.

Professores que orientam nesta linha de pesquisa:

Germani Concenço

Júnior Borella

Gustavo Maia Souza

Luciano do Amarante

Luis Antonio Avila

Marcos Antonio Baccarin

Sidnei Deuner