Orientação Educacional

O Papel do Orientador Educacional no curso de Licenciatura em Filosofia à Distância da Universidade Federal de Pelotas é acompanhar o percurso acadêmico dos alunos (as), regularmente matriculados, identificando suas dificuldades, tanto nos estudos, como na dinâmica da EAD, nas relações estabelecidas nos Grupos de Estudo, nas Monitorias e nas Aulas Presenciais, estimulando sua aprendizagem e orientando a construção do conhecimento.

Tal trabalho provê a inclusão e a acessibilidade dos (as) discentes com necessidades educativas especiais, bem como com as mais variadas deficiências, estabelecendo um plano individual de desenvolvimento para cada estudante, após avaliação psicopedagógica baseada em laudos médicos com classificação CID (Código Internacional de Doenças), webconferências com o alunado nesta condição, diálogo com tutores(as) presenciais para levantamento de suas reais dificuldades. Posteriormente a esta etapa, inicia-se a orientação docente para que o professorado possa adequar seus planos de aula às condições daquele indivíduo, disponibilizando as adaptações necessárias ao seu pleno desenvolvimento. Neste sentido, também são dadas diretrizes aos(às) tutores(as), presenciais e a distância, quanto à abordagem e atendimento adequado a este público.

Profa. Me. Miriam Bohrer é a orientadora educacional do CLFD. Entre em contato através do e-mail <mirianbohrer@gmail.com> ou através do telefone 53-32841675 (diariamente das 19h00min às 21h30min).