Início do conteúdo

Informações Importantes para os Calouros 2017/01

Atenção Calouro CLFD 2017/01!

Nos próximos dias será divulgado o listão dos aprovados no Vestibular 2017 e as coordenações dos polos serão orientadas pela Coordenação de Registros Acadêmicos da UFPel a respeito dos procedimentos necessários para a realização das matrículas. Em breve divulgaremos o período de matrículas. Fique atento!

Após a realização das matrículas você será orientado(a) pelos tutores presenciais a realizar o cadastro em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem e na Biblioteca Digital. Com o objetivo de solucionar algumas de suas dúvidas, apresentamos as seguintes informações sobre a metodologia do curso:

  1. Você irá participar de atividades de capacitação para a utilização dos ambientes virtuais do Curso (CANVAS, Biblioteca Digital e YouNow) no período de 17 a 20 de abril. Além disso, você irá cursar uma disciplina obrigatória para a instrumentalização no ensino a distância (Introdução EAD).
  2. Você irá participar de webconferências semanais em seu polo de apoio presencial (nas quartas-feiras das 19h00min às 21h30min).
  3. Sua participação nas webconferências semanais no polo é indispensável, salvo no caso de você (comprovadamente) residir a mais de 50km de distância de seu respectivo polo (neste caso, será disponibilizado um link para que você assista a webconferência de sua residência ou qualquer outro local com acesso à internet).
  4. Em todos os semestres do curso serão ofertadas 05 disciplinas obrigatórias e grupos de estudos opcionais sobre as principais disciplinas teóricas. 
  5. Você não poderá solicitar o trancamento do curso sem ao mesmo tempo solicitar o desligamento formal do curso e, por consequência, também da Universidade (caso em que uma solicitação formal deve ser encaminhada para a coordenação do curso).
  6. Se você já cursou disciplinas em outro curso ou instituição e quer solicitar aproveitamento, fique atento! Haverá um calendário específico para a realização de solicitações de Aproveitamento de Disciplinas (procedimento que segue as diretrizes estabelecidas pela Universidade Federal de Pelotas).
  7. Cada disciplina é composta por 08 videoaulas e 08 tarefas relacionadas às videoaulas e textos indicados pelos professores. 
  8. Cada disciplina terá no mínimo duas avaliações, sendo que uma delas será obrigatoriamente presencial.
  9. A média final mínima para aprovação em cada disciplina é de 7,0 pontos. Acadêmicos que eventualmente não atingirem a média final mínima poderão realizar um exame de recuperação (sendo considerado “Aprovado” o acadêmico cuja a soma da média final mais a nota do exame for igual ou maior que 5,0 pontos).
  10. Cada disciplina possui uma equipe-docente própria (composta por um professor e por tutores a distância).
  11. Cada polo de apoio presencial contará com no mínimo 01 tutor presencial, o qual irá registrar a sua frequência, organizar grupos de estudos, monitorar webconferências e solucionar suas dúvidas sobre a metodologia do curso.
  12. A sua frequência no curso é contabilizada pela participação nas webconferências semanais realizadas nos polos, pela visualização completa das videoaulas e pela realização das tarefas propostas. Você será considerado “frequente” se você obtiver no mínimo 75% de frequência em cada atividade.
  13. Semestralmente você receberá o “Guia do Aluno” com o calendário de todas as atividades que irão ocorrer no respectivo semestre. Assim você pode se organizar para não perder nenhuma atividade.
  14. As atividades do Curso serão iniciadas no dia 24 de abril de 2017 (seguindo o calendário acadêmico da UFPel). 

Se você tiver outras dúvidas relacionadas ao funcionamento do curso, por favor entre em contato conosco pelo e-mail coordenacaoclfd@gmail.com. Você também pode obter mais informações no Projeto Pedagógico do Curso e em nossa Matriz Curricular (Fluxograma) na aba “Institucional” deste site.

Seja bem-vindo!

Equipe CLFD

Publicado por em 07/03/2017, na categoria Sem categoria.