Sobre

Fernando Jaques Ruiz Simões Junior

Possuo graduação em Física – Lic. Plena pela Universidade Federal de Pelotas (2002), mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2008). Pós-doutorado junto ao Laboratório de Plasmas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais com pesquisa em simulação computacional de plasmas espaciais financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.

Atualmente sou professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Pelotas. Tenho experiência na área de Física de Plasmas, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: instabilidades de plasma, simulação de plasma espacial utilizando técnicas de partículas, emissões de radiação eletromagnéticas, explosões solares de rádio do tipo III e clima espacial.

Atuo como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Física (Página do PPG-Física)  e participo da CPG (Comissão de Pós-Graduação), neste momento estou orientando um aluno de mestrado e outro de doutorado.

Tenho atuado como coordenador do Curso de Licenciatura em Física (nota 4 ENADE) desde 2013.

Integro a comissão especial visando à elaboração de instrumentos de autoavaliação dos Cursos de Graduação da UFPel, portaria 270 de março de 2016.

Sou o atual tutor do Grupo PET – Física (Página do PET – Física).

Componho o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET (CLAAPET), portaria 473 de março de 2017.

Currículo