Início do conteúdo

Gatos amam caixas

Quem tem gato sabe: você pode comprar um arranhador ou uma bolinha, mas nada vai deixar o bichano mais feliz do que uma simples caixa abandonada. Isso mesmo, uma caixa. Qualquer modelo: de sapato ou de móveis, pequena ou grande. O importante é ser uma caixa. Mas por que essa preferência, quase viciante, de gatos por caixas? Esse é mais um mistério que nem mesmo a ciência consegue desvendar por completo.

É óbvio que as caixas proporcionam uma proteção extra para os bichanos. Eles podem ficar ali por horas, dormindo ou bolando uma emboscada para seus pés. Mas não é possível que seja apenas por isso! Graças a veterinários especializados em comportamento felino, hipóteses concretas foram formuladas, e podem assustar você: talvez seu gato não apenas goste de caixas, mas realmente precise delas.

Entender a mente felina é bem complicado. Afinal, os gatos burlam testes de inteligência, diferentemente de outros animais. Mas as pesquisas dizem que os bichanos sentem conforto e segurança em lugares fechados e apertados. Essa é a provável explicação do amor de gatos pelas confortáveis caixas.

Um estudo, realizado pela veterinária holandesa Claudia Vinke, revelou que os gatos precisam de caixas para ficarem menos estressados. Vinke ofereceu caixas para os gatos de um abrigo e notou que os felinos recém-chegados eram os primeiros a se abrigarem, por se sentirem em perigo. Depois, a veterinária analisou os animais e percebeu que os gatos das caixas estavam com menores níveis de estresse.

A verdade é que todos os gatos se escondem quando se sentem ameaçados ou estressados, inclusive os selvagens. A diferença é que os gatos domésticos não têm árvores para subir, e então se escondem em caixas de sapatos. Abaixo, dois vídeos de amor entre gatos e caixas:

Mais informações no site Revista Galileu
Publicado em 18/07/2017, na categoria Notícias.