• radar-banner
Início do conteúdo
Proposta

 

Proposta

microfone

 

A Rádio Federal FM é um veículo de comunicação de natureza educativa, que tem nas ações pedagógicas seu escopo principal. Nesta perspectiva, a Rádio oferece ao público uma programação voltada para a difusão da ciência, da tecnologia, da inovação, da arte e da cultura, sempre orientada pela ampla divulgação dos direitos da cidadania. A promoção das atividades da UFPEL, através de programas produzidos pela emissora ou em colaboração com membros da comunidade universitária e da comunidade externa é um dos principais objetivos da Federal FM.

 

Programação

 

Através do conhecimento científico, da extensão universitária, da promoção de ações jornalísticas e destinadas ao bem comum e da experimentação artística e cultural; a programação radiofônica da Federal FM é constituída. O tripé da Rádio baseia-se em: música, informação/prestação de serviços e programas culturais/educativos.  Assim, segmentos como: arte, educação, cultura, meio-ambiente, saúde e, até mesmo, recreação, apresentam-se como pautas constantes.

 

Objetivos

 

A Rádio é articulada como um importante veículo de comunicação e extensão da Universidade Federal de Pelotas. Comprometido com a sociedade, o veículo radiofônico busca a aproximação com a comunidade objetivando atividades de divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional, através de uma programação com finalidades educativo-culturais.

A Rádio Federal FM tem como objetivo geral cumprir seu papel de meio de comunicação pública, de acordo e defensor dos princípios da universidade pública, gratuita e de qualidade, e atuante no movimento de democratização da Comunicação no Brasil e no mundo. Seus objetivos específicos são:

 

– Prestar serviços de interesse da sociedade em geral

– Elevar o nível cultural da população

– Desenvolver uma programação informativa focada na responsabilidade pública e didática de informar

– Promover a diversidade cultural, social e política

– Divulgar a Universidade Federal de Pelotas

– Envolver a comunidade de abrangência do veículo em seu projeto e prática

– Possibilitar alternativas que contribuam na formação de uma visão ampla da realidade social e que busque a construção da cidadania

– Contribuir para a defesa dos princípios democráticos e dos direitos humanos

– Ser um espaço de aprendizado para estudantes e comunidade universitária utilizando-se do seu caráter laboratorial

 

 

O público-alvo

 

O público-alvo  não apresenta distinção de faixa etária, classe social e outras características psicográficas e demográficas. A Rádio Federal FM segmenta sua programação com base geográfica, na região de atuação Pelotas. Com isto, busca-se promover a igualdade de acesso às expressões artísticas e ao conhecimento científico e tecnológico e, consequentemente, contribuir para a diminuição das diferenças sociais.

A proposição de um público heterogêneo coloca um imenso desafio para a Rádio, o qual se pretende superar permanentemente por meio da construção e efetivação de uma programação consistente e coerente que considera os dados sobre faixas de público em determinados horários e, ao mesmo tempo, constitui um projeto global de formação de público e veiculação de conteúdos – musicais e informativos – diversificados.