Cursos de Cinema da UFPel completam dez anos

Os cursos de Cinema da UFPel estão celebrando dez anos de criação com uma série de atividades. Entre uma programação com mesas temáticas reunindo profissionais do mercado, professores e egressos, haverá também palestras e oficinas. Aberta e gratuita para toda comunidade, a programação inclui uma mostra de filmes realizados ao longo desta década. Com curadoria dos professores dos cursos, a mostra contempla curtas-metragens em todos os gêneros, sendo que muitos deles foram premiados em festivais de cinema.

O curso surgiu com o nome de Cinema e Animação, em 2007, em um modelo curricular que formou três gerações de egressos. Com o amadurecimento desta caminhada em diálogo com os primeiros estudantes, no ano de 2009, houve a percepção de que seria necessário desmembrar a formação em dois cursos com entradas distintas, mas com diversos conteúdos em comum.

Desta forma, o primeiro modelo originou a criação dos dois atuais cursos. O Bacharelado em Cinema de Animação surgiu no ano de 2010 e acompanhou o ingresso da UFPel na adoção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com o aproveitamento do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como processo seletivo para a grande maioria das vagas ofertadas. O Bacharelado em Cinema e Audiovisual teve estudantes ingressos a partir de 2011 e sua oferta, junto com a formação em animação, representou um aumento de cerca de 40% das vagas que eram originalmente planejadas para a área.

Hoje, os cursos oferecem juntos o total de 56 vagas anuais, com 28 vagas para ingresso em cada curso. Contando com o total de 213 estudantes, a produção anual gira em torno de 60 filmes. Os alunos egressos, em sua maioria, estão trabalhando no mercado ou dando continuidade à vida acadêmica em lugares distantes como a Coreia e o Japão. Os cursos ainda representam a única oferta de formação pública em cinema do Rio Grande do Sul. O Cinema de Animação é um dos primeiros do Brasil e um dos poucos a ofertar formação em bacharelado na área.

A comunidade está convidada a assistir a mostra de cerca de 60 curtas-metragens, que acontece no Cine UFPel ─ a sala é outra conquista dos cursos ─, sempre a partir das 19h. Na sexta-feira (27/10), no largo do Mercado Público de Pelotas, haverá a Mostra Cinema UFPel Dez anos com diversos curtas que fizeram parte da trajetória de formação e também filmes dos atuais estudantes e egressos. Confira a programação completa neste link goo.gl/xQ3nhg.

As atividades têm o apoio do Sesc Pelotas, Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.

Fonte: Centro de Comunicação Social – UFPel

comments

Publicado em 23/10/2017, na categoria CCS / UFPEL.