• radar-banner

Curso de Jornalismo promove 4ª Semana Acadêmica

Imagem: Centro Acadêmico Pagu/Jornalismo UFPEL

O Diretório Acadêmico Patrícia Galvão do Curso de Jornalismo da UFPEL promove nesta semana, do dia 15 até 19 de maio, a 4ª Semana Acadêmica do curso, com o tema “O papel do Jornalismo na Democracia”. O evento consiste de palestras, debates e oficinas técnicas que acontecem no Campus Anglo no período da tarde. Já as palestras serão no Auditório do Campus 2, na rua Almirante Barroso, 1202, todos os dias às 19 horas.

No primeiro dia, alunos de vários semestres tiveram oficinas com os técnicos do audiovisual do curso, que ensinaram e explicaram aos alunos os princípios do uso de câmera, edição de áudio e vídeo. A abertura, na mesma noite, ocorreu com uma mesa redonda que debateu o trabalho da mulher no jornalismo pelotense, com as jornalistas Paula Blaas, Manuelle Motta e Michele Ferreira. Na terça-feira, os alunos do curso têm a oportunidade de ouvir e debater com o veterano jornalista gaúcho Moisés Mendes, que foi editor e colunista do jornal Zero Hora e hoje escreve para um blog próprio.

Na quarta-feira, a palestra será como o jornalista Douglas Cauduro. Douglas apresentador e comentarista da Rádio Grenal, formado pela PUCRS em 2015, aluno de mestrado do PPGCOM da PUCRS, e falará sobre seu livro: “Ditadura Militar: a cobertura de cinco jornais de Porto Alegre em 1964”. Já na quinta-feira serrá a vez da jornalista Patrícia Comunello, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas pelo Instituto Educacional (FIA) e BM&Bovespa. Patrícia foi repórter/editora da Casa Zero Hora em Santa Maria e repórter de Economia de ZH (1994 e 2000), coordenadora do ClicRBS Santa Catarina (200-2001), com experiência em assessoria de imprensa em setores público e privado, foi repórter de economia do Jornal do Comércio (2008-2016), e, atualmente, é subeditora do site do Jornal do Comércio.

Fechando a semana de palestra, na sexta-feira conversará com os alunos do Curso de Jornalista o Editor do jornal Zero Hora, Nilson Vargas. Nilson falará sobre os desafios para ingressar no mercado de trabalho e trará um painel com o depoimento de mais de 30 jornalistas da academia, das redações e dos projetos alternativos.

Publicado em 16/05/2017, nas categorias Notícias, Redação Rádio Federal FM.