• radar-banner
Início do conteúdo

II Mostra Resgate de Cinema em cartaz no Cine UFPel

Com o objetivo de resgatar filmes nacionais lançados entre o ano passado e retrasado, esquecidos pelos cinemas comerciais de Pelotas, a Mostra Resgate de Cinema chega à sua segunda edição no Cine UFPel. Na próxima segunda-feira (15), a partir das 19h30, a telona da rua Lobo da Costa, 447, volta aos anos 30, na cidade de São Paulo, onde um historiador investiga uma fazenda acusada de trabalho escravo e apologia ao nazismo. O público interessado em acompanhar a narrativa de Menino 23, filme documentário dirigido por Belisario Franca, pode chegar ao Cine UFPel a partir das 19 horas, quando começa a distribuição das senhas gratuitas.

A programação da II Mostra Resgate de Cinema vai até o sábado (20), quando três filmes serão exibidos, a começar pela sessão especial de 10 anos de lançamento do filme franco-teuto-brasileiro O Céu de Suely, de Karim Aïnouz. Em 2015, a obra figurou na lista de 100 melhores filmes brasileiros, na 70ª posição. Durante toda a semana, seis longas metragens serão exibidos, e também a minissérie O Ninho, dos diretores Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. À exceção de sábado, todas as exibições começam às 19h30. Em todos os dias, a entrada é gratuita através da distribuição de senhas.

O organizador da Mostra de Resgate de Cinema, Renato Cabral, explica o projeto como uma oportunidade de ampliar o alcance dos longas nacionais que muitas vezes não são transmitidos no interior do país. “A ideia da mostra é tornar acessível algumas produções que passaram pelo circuito de festivais e, principalmente, o circuito comercial de estreias do país nos cinemas, mas que não entraram no circuito interiorano”, explica. A mostra seria, então, “uma janela facilitadora de filmes que podem parecer inéditos em Pelotas”, nas palavras de Renato.

Para quem gosta ou quer conhecer melhor o  cinema nacional, a II Mostra de Resgate de Cinema é uma boa oportunidade. A expectativa – ou torcida – da organização é de que o evento repita o ano passado e a sala do Cine Ufpel atinja a lotação, superior a 80 pessoas. O Cine UFPel está localizado na rua Lobo da Costa, 447, junto ao prédio da Agência da Lagoa Mirim e a entrada para as sessões da II Mostra Resgate de Cinema é gratuita. Confira abaixo a programação da Semana:

15/05, às 19h30Segunda Feira: Sessão de Abertura com o documentário Menino 23, documentário de Belisario Franca que conta uma história real de uma família nazista da elite de São Paulo.

16/05, às 19h30Terça-feira: O Touro, de Larissa Figueiredo. No Nordeste brasileiro, dom Sebastião fundou seu reino encantado. Ele vagueia na forma de um touro negro, que tem uma estrela na testa. Um dia, sua filha voltará à ilha empunhando uma espada dourada.

17/05, às 19h30Quarta-feira: Futuro Junho, de Maria Augusta Ramos. Quatro personagens mostram São Paulo nas semanas que antecederam a Copa do Mundo.

18/05, às 19h30Quinta-feira: Eles Vieram e Roubaram sua Alma, de Daniel de Bem. Jovem de 20 anos registra os momentos da vida para a criação de um filme caseiro. Um pequeno conto de amizade impregnado por uma obsessão por registrar imagens.

19/05, às 19h30Sexta-feira: Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós, de Petrus Cariry. Em Fortaleza, mulher retorna à casa do pai e vive emoções descobrindo coisas da infância.

20/05, às 14hSábado: Sessão Especial 10 anos de Lançamento com o longa O Céu de Suely, de Karim Aïnouz. Mulher retorna ao Ceará e, após desaparecimento de filho, rifa o próprio corpo para começar uma nova vida em um novo lugar.

20/05, às 16hSábado: O Ninho, minissérie de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon

20/05, às 19h30Sábado: Sessão de Encerramento, com o longa Canção da Volta, de Gustavo Rosa de Moura. Um casal com dois filhos enfrentando os problemas do cotidiano e com uma reflexão: O que se ganha e o que se perde quando se resolve ficar?

Comments

comments

Publicado em 12/05/2017, na categoria Notícias.