CONVITE – Exposição Inaugural – Galeria Intercultural Magliani

clique na imagem para abrir

Maria Lídia dos Santos Magliani (Pelotas/RS/1946-Rio de Janeiro/RJ/2012) foi escolhida para ser  homenageada, por sua irreverência e luta, com o nome da Galeria Intercultural Magliani – GIM, que agora inaugura na UNIPAMPA. A homenagem tem o intuito de dar visibilidade à obra da artista e manter viva a sua história, estimulando que mais mulheres produzam e façam arte. Magliani nasceu em Pelotas e ainda criança se mudou para Porto Alegre com a família, pintora, desenhista, gravadora, ilustradora, figurinista, cenógrafa, na década de 1960 cursou artes plásticas e pós-graduação em pintura no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, sendo a primeira artista negra a ser formada pela Instituição. Sua arte está voltada às temáticas do apoderamento do corpo e da mulher. A exposição Magliani – cartas e impressões reúne um conjunto de 14 trabalhos, entre xilogravura, monotipia e gravura em metal, que se constituem como um pequeno diário visual, a série “Cartas” é o retorno da artista às cores intensas e a um certo lirismo que remete aos seus primeiros trabalhos.