UFPel integra a iniciativa APL POLO NAVAL.

Através de seus representantes, os Professores Alisson Eduardo Maehler (FAT) e Evandro Piva (PREC) a UFPel passa a integrar o APL POLO NAVAL de Rio Grande e Região. Na última quinta, os representantes estiveram reunidos com o Prof. Danilo Giroldo, Vice-Reitor da FURG e coordenador do APL Polo Naval.
Na oportunidade foi apresentada o estudo de Caracterização Territorial e Plano de Desenvolvimento  do Arranjo Produtivo Local – Polo Naval e Offshore. Apesar do momento de indefinições que a indústria naval vive atualmente, o APL Polo naval tem se mostrado uma importante entidade articuladora de políticas públicas para o segmento. A APL Naval, sigla para Arranjo Produtivo Local, vem a ser uma organização jurídica própria, sem fins lucrativos, que tem por objetivo congregar esforços para o desenvolvimento e crescimento da indústria naval de  Rio Grande e entorno. Conta com a participação de membros provenientes de empresas, sindicatos, universidades, escolas técnicas, governos municipal, estadual e federal, bem como comunidade em geral.  Nesse momento o APL tem se mostrado um órgão de planejamento e articulação importante,que tem lutado para fazer com que os investimentos já realizados em Rio Grande sejam mantidos. O estímulo e apoio a políticas de Arranjos Produtivos Locais tem recebido apoio da Pró-Reitoria de Extensão como forma de extensão inovadora e produtiva. Alem de oportunidades para pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos, as oportunidades de estágios e empregos para os discentes das universidades estão entre os principais impactos esperados pelas iniciativas, o que será divulgado em breve.
Reunião FURG APL