• Lyceu6_size
  • FAEM_A_Z
  • FAEM_trator
  • cropped-FAEM_130.gif
    Notícias
  • Novo projeto pedagógico da FAEM é aprovado

      Em reunião realizada no Conselho Departamental (CD) da FAEM, no dia 25/junho, foi aprovado o novo projeto pedagógico.

     Um dos objetivos de propor um novo projeto pedagógico era a conformidade com a resolução nº 1, de fev. de 2006, do Conselho de Educação Superior (CES) que determina as diretrizes curriculares, que no caso da FAEM não atendia em sua plenitude.

      Os membros do CD-FAEM enalteceram o trabalho realizado, que estendeu-se por vários meses em debates nos 07 Departamentos da FAEM e que culminou em uma proposta voltada às demandas do mercado de trabalho, permitindo aos discentes a flexibilização e direcionamento de sua formação em áreas de interesse.

    A direção da FAEM parabeniza à todos os envolvidos neste processo, em especial ao prof. Edemar A. Rossetto, por sua dedicação e trabalho árduo junto ao Colegiado de Curso.

  • Manifesto contra o Bullying e cyberbullying

    Repetidas vezes são relatados casos de Bullying e Cyberbullying no meio acadêmico. A intolerância quanto a gênero, credo e etnia segue presente em nosso cotidiano e utiliza diferentes meios para manifestar-se.

    Uma forma mais moderna que vem popularizando-se é o Cyberbullying. Trata-se de uma atitude vil, covarde e irresponsável, já que o agressor aproveita-se da aparente segurança de seu anonimato, criando um perfil ou conta falsa em sites.

    Cabe ressaltar que todos aqueles que fomentam e disseminam a agressão iniciada por alguém, torna-se um agente ativo, pois é conivente com tal crime, passível de penalidades a todos os envolvidos.

       Não inicie ou propague algo que não gostaria que fizessem com você! Diga NÃO ao Bullying e Cyberbullying!

    cyber-bullying-poster

     

    Leitura sugerida: Quebra do sigilo de perfis do whatsApp

  • Reunião da direção da FAEM com alunos da ATA 2015/2 para esclarecimentos sobre denúncia de atos discriminatórios encaminhada à Reitoria da UFPEL

       Hoje, às 09 horas  estiveram presentes no gabinete da direção da FAEM, estudantes que compõe a Associação de Turma de Agronomia (ATA) 2015/2, o diretor, prof. Manoel L. B. de Moraes, o vice-diretor, prof. Jerri T. Zanusso e o prof. Maurício de Oliveira, paraninfo da turma, com o intuito de apurar os fatos ocorridos fora e dentro da Faculdade de Agronomia, no dia 13 de maio.

    Quanto aos procedimentos a serem adotados para a recepção de calouros, assim como quanto à conduta no momento de homenagear os docentes escolhidos pelas Associações de turmas, a atual gestão da FAEM tem procurado conscientizar a comunidade da FAEM através de reuniões internas com seus alunos e campanhas divulgadas no site institucional, divulgando o memorando do Gabinete da Reitoria (http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2015/02/Memorando-Circular-GR-UFPel-04-2015.pdf) e a Lei municipal nº 5897/2012 (http://www.pelotas.rs.gov.br/interesse_legislacao/leis/2012/lei5897.pdf) que tratam do assunto.

     Os alunos também foram informados sobre os procedimentos administrativos a que estarão sujeitos, seguindo-se o Processo Administrativo e Disciplinar (PAD). O assunto também será apresentado em reunião do Conselho Departamental da FAEM, no dia 25 de maio.

    A direção da FAEM e seu corpo docente reafirmam seu repúdio a toda e qualquer forma de discriminação.

    Ao término deste encontro, foi agendada uma reunião dos estudantes da ATA 2015/2 com a assessoria do Gabinete, às 14 horas. Conforme informado, o Reitor e a Vice-reitora não poderão estar presentes nesta reunião.

  • ONU aprova o dia do solo e 2015 o “Ano internacional do solo”

    logo-ano-internacional-inglês-1024x681

    A ONU aprovou as resoluções 04 e 05/2013 da F.A.O, reconhecendo o dia 05/dez como o “Dia do solo” e institui que 2015 será o “Ano internacional do solo“. Fonte: Prof.a. Dra. Rosa Vargas Castilhos (FAEM/Depto. de Solos).

    O Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, cuja diretoria atual é formada por professores do Departamento de Solos da FAEM/UFPEL e pesquisadores da Embrapa Clima Temperado estará promovendo em alusão a data, neste dia 05/12, a 46ª Reunião Anual da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina – ROLAS RS/SC, a partir de 8:30 horas, na Embrapa Clima Temperado (Sede Cascata).

    Dia Internacional do Solo Dia_mundial_solo

  • Calendário acadêmico e agendamento de férias – 2015

    Banner_CA

    Divulgado o calendário acadêmico de 2015.

       Salientamos aos docentes e técnicos-administrativos da FAEM a observância do memorando PROGEP 013/2014 quanto aos prazos e orientações para o agendamento de férias conforme o calendário acadêmico, destacando:

    – Conforme relatório da Auditoria Interna 02/2014, as férias devem ser agendadas em período não letivo, obedecendo ao calendário acadêmico.

  • Tratamento de resíduos na FAEM

    A coordenação de Gestão Ambiental da UFPEL vem realizando levantamentos e treinamentos na FAEM, afim de desenvolver atividades com bases e princípios de sustentabilidade, e considerando:

    – a meta institucional de gerenciar corretamente seu resíduos, através do destino final adequado destes, e em consonância com a legislação ambiental;

    – necessidade de implementar ações capazes de gerar mais conhecimentos, habilidades e atitudes, com vista à gestão adequada de resíduos;

    – evitar potenciais impactos ambientais de suas ações de ensino, pesquisa e extensão;

    Apresentou um diagnóstico apontando pontos falhos na seleção, estocagem e destino de resíduos químicos e perfuro-cortantes.

    Somos todos responsáveis pela geração de resíduos!

    Mais informações: http://wp.ufpel.edu.br/cga/Gestão_ambiental_UFPEL