• Lyceu6_size
  • FAEM_A_Z
  • FAEM_trator
  • cropped-FAEM_130.gif
    Notícias
  • Recepção de calouros na FAEM

      Dia 02 de março, às 14:00 horas, estudantes, docentes e técnicos administrativos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel recepcionarão os calouros dos Cursos de Agronomia e Zootecnia no saguão e auditório.

    A direção da FAEM deseja a todos um ano repleto de realizações!

    paulof_004


     

     

    ATENÇÃO: lembramos que seguidamente verifica-se a aplicação de trotes onde incita-se atos de discriminação (homofobia, xenofobia, racismo…) e faz-se o uso de situações humilhantes ou com o uso de violência (física ou psicológica) na recepção dos calouros. Tais cenas ganham destaque na mídia nacional e mancham a imagem de toda uma instituição. Afim de coibir tais atos, a câmara de vereadores de Pelotas aprovou a lei 5897/12 que proíbe, na cidade, o trote universitário nas instituições de ensino superior.

    Neste sentido, a administração superior da UFPEL e a direção da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel posicionam-se contra qualquer tipo de ato que seja caracterizado nos moldes supracitados e recomenda que sejam promovidas atividades educativas e solidárias, de forma tolerante, com respeito às individualidades, às diferenças de opiniões, garantindo o direito de ir e vir de todo cidadão. Para mais detalhes, consultar: Memorando circular G.R./UFPEL 04/2015 e Lei municipal nº 5897/12.


     

  • Professores da FAEM recebem distinção na Universidade da Calábria/Itália

    unicalOs professores Fávio Sacco dos Anjos e Nádia Velleda Caldas encontram-se em estágio pós-doutoral na Università della Calabria (Itália) e foram nomeados através de um “Decreto Rettorale” como “Visiting professor”.

    Dividimos a alegria com nossos colegas pela distinção merecidamente recebida.

    Desejamos que tenham pleno êxito em suas atividades profissionais.

  • Projeto “Desafio da sustentabilidade”

    Sustentabilidade_MEC

      O Ministério da Educação lançou o projeto “Desafio da sustentabilidade”, visando reduzir os gastos com energia elétrica e água nas instituições federais de ensino.

    As Universidades podem candidatar-se e concorrerão a um prêmio de R$ 3 milhões e o autor da proposta também receberá premiação de até R$ 5.000,00. As propostas concorrem recebendo “curtidas”. Prazo final 05 e 03/fev/2015 (Energia e Água, respectiv.).

    Tem uma proposta inovadora?

    Para saber mais, acesse: http://premioideia.mec.gov.br/

  • ONU aprova o dia do solo e 2015 o “Ano internacional do solo”

    logo-ano-internacional-inglês-1024x681

    A ONU aprovou as resoluções 04 e 05/2013 da F.A.O, reconhecendo o dia 05/dez como o “Dia do solo” e institui que 2015 será o “Ano internacional do solo“. Fonte: Prof.a. Dra. Rosa Vargas Castilhos (FAEM/Depto. de Solos).

    O Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, cuja diretoria atual é formada por professores do Departamento de Solos da FAEM/UFPEL e pesquisadores da Embrapa Clima Temperado estará promovendo em alusão a data, neste dia 05/12, a 46ª Reunião Anual da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina – ROLAS RS/SC, a partir de 8:30 horas, na Embrapa Clima Temperado (Sede Cascata).

    Dia Internacional do Solo Dia_mundial_solo

  • FAEM recebe “Mérito agropecuário”

    No dia 19.11 a direção, chefes de departamentos e/ou representantes da FAEM estiveram no Sindicato Rural do Capão do Leão, RS para receber do prefeito Cláudio Vitória, uma placa alusiva à passagem dos seus 131 anos e a premiação de “Mérito agropecuário”, pelos relevantes serviços prestados à nação.

    Dividimos estas distinções com toda a “Família FAEM” pelo reconhecimento de nosso trabalho. Parabéns à todos que fazem parte desta história! (prof. Jerri Zanusso, vice-diretor)

    Destaque_agropecuário_FAEM

    FAEM 016Fotógrafo: Augusto Santos

     

  • Calendário acadêmico e agendamento de férias – 2015

    Banner_CA

    Divulgado o calendário acadêmico de 2015.

       Salientamos aos docentes e técnicos-administrativos da FAEM a observância do memorando PROGEP 013/2014 quanto aos prazos e orientações para o agendamento de férias conforme o calendário acadêmico, destacando:

    – Conforme relatório da Auditoria Interna 02/2014, as férias devem ser agendadas em período não letivo, obedecendo ao calendário acadêmico.

  • Tratamento de resíduos na FAEM

    A coordenação de Gestão Ambiental da UFPEL vem realizando levantamentos e treinamentos na FAEM, afim de desenvolver atividades com bases e princípios de sustentabilidade, e considerando:

    – a meta institucional de gerenciar corretamente seu resíduos, através do destino final adequado destes, e em consonância com a legislação ambiental;

    – necessidade de implementar ações capazes de gerar mais conhecimentos, habilidades e atitudes, com vista à gestão adequada de resíduos;

    – evitar potenciais impactos ambientais de suas ações de ensino, pesquisa e extensão;

    Apresentou um diagnóstico apontando pontos falhos na seleção, estocagem e destino de resíduos químicos e perfuro-cortantes.

    Somos todos responsáveis pela geração de resíduos!

    Mais informações: http://wp.ufpel.edu.br/cga/Gestão_ambiental_UFPEL