Notícias
  • Despedida dos aposentados da FAEM/UFPel

    A PROGEP realizou, dia 20/03/2017, uma solenidade de despedida aos aposentados da UFPel (Foto abaixo).

    A FAEM orgulha-se de ter contado com a colaboração e dedicação dos servidores aposentados: Alci Eminar Loeck, Eduardo José Costa Pereira Duval, Luiz Fernando Neves Bonow, Sergio Francisco Lima de Freitas, Silvesnei da Costa Silva e despede-se com carinho dos servidores.

    Direção da FAEM

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/03/20/progep-realiza-solenidade-de-despedida-dos-aposentados/

  • História da FAEM

    Na última edição da Revista do CREA-RS (Ed. 118 Jan/Fev) foi publicada uma reportagem alusiva aos 133 anos da FAEM.

    Conheça um pouco da nossa história:

  • Eleição dos novos representantes no Conselho Departamental – FAEM

    A direção da FAEM informa à sua comunidade acadêmica que na presente data (17/02), findado o prazo de votação para as representações nas categorias docente e técnico administrativo em educação, obteve-se o seguinte resultado:

    Representantes dos T.A.E.’s (03 assentos): Régis Andrades, Ladislau Silveira e Dejalmo Prestes (titulares) e Gilson Vega, Daniela Popping e Sérgio Freitas (suplentes).

    Representantes dos cursos de graduação: prof. Stefani Macari (titular) e prof. Rogers Ademir D. Pereira (suplente).

    Representantes dos programas de pós-graduação: Prof. Luis Eduardo Panozzo (titular) e prof. Paulo Celso Farias (suplente).

    Representantes dos docentes

    • Auxiliar: prof. Nathan L. Vanier (titular) e prof. Moisés João Zotti (suplente).
    • Adjunto: prof. Otoniel Geter L. Ferreira (titular) e prof. Carlos Eduardo da S. Pedroso (suplente).
    • Associado: prof. Leonardo Nora (titular) e prof. Eduardo G. Xavier (suplente).
    • Titular: prof. Edemar A. Rossetto (titular) e prof. Danilo D. Castilhos (suplente).

    A direção da FAEM agradece a colaboração dos conselheiros que tiveram assento no CD-FAEM: prof. José Carlos Fachinello (in memorian)  e prof. Cesar V. Rombaldi (cat. titulares); prof. Fábio Chaves e prof. Luis de Ávila (pós-graduação); prof.ª. Ana Cláudia de Lima e prof.ª Elessandra Zavareze (cat. adjunto); prof. Rogers Pereira e prof.ª. Isabella Silveira (Cursos de graduação) e representantes dos T.A.E.’s Eduardo Duval, Dário Knuppe e Gilson Vega.

  • Professoras da FAEM aprovam Projeto Rondon

    A proposta do Projeto, encaminhada pelas professoras Luciana Marini Köpp, do Departamento de Engenharia Rural, e Débora Cristina Nichelle Lopes, do Departamento de Zootecnia, foi uma das 15 selecionadas para o Grupo B da Operação Rondônia Cinquentenário – que atua nos segmentos de Ciência e Tecnologia.

    De 7 a 23 de julho, as duas professoras e oito estudantes da UFPel estarão desenvolvendo ações no município de Presidente Médici, em Rondônia.

    Os alunos, que serão selecionados no período de fevereiro ou março, serão os grandes responsáveis pela execução das cerca de 20 oficinas, workshops e rodas de conversa propostos na intervenção em Presidente Médici. Todas as ações foram planejadas levando em consideração as necessidades da região.

    Após firmar convênio com o Ministério da Defesa, a UFPel irá discutir os critérios que constarão no edital de seleção de estudantes. O documento deve ser lançado entre fevereiro e março. Em abril, a coordenadora da proposta, professora Luciana, fará a chamada “viagem precursora”, durante a qual conhecerá o município in loco e poderá, a partir daí, lançar adaptações e melhorias no projeto inicial.

    Os estudantes que forem selecionados para participar da Operação Rondônia Cinquentenário passarão, ainda, por uma etapa preliminar de treinamento e preparação.

    A Direção da FAEM se orgulha e parabeniza as professoras pela conquista!!!

     

    Confira a reportagem completa no link abaixo:

    UFPel participará da operação comemorativa do cinquentenário do Projeto Rondon

     

     

  • FAEM 133 anos

           Em 08 de dezembro de 2016, a FAEM completa 133 anos, sendo a instituição de ensino agronômico mais antiga do país, em atividade ininterrupta.

          A direção da FAEM expressa a sua gratidão a todos que ajudaram a construir esta história e parabeniza os seus estudantes, técnicos administrativos em educação e docentes que fazem parte desta grande família!

        “A origem”

    antiga_faem-001

    Antiga sede do Lyceu. Autor: Prof. João Rouget Perez (diretor na gestão 1941-1944), datada em 02/05/1958.

    A nova morada

    faem_projeto-001

    Projeto da nova sede da Escola de Agronomia. Croqui de S. Manela e Cia LTDA. (anos 50).

    Comemorando o aniversário da FAEM

    direcao-faem-2013_2017

    Direção da FAEM (gestão 2013-2017): prof. Manoel Luiz B. de Moraes (à direita) e prof. Jerri T. Zanusso (à esquerda).

    Foto: Renata Bemvenuti (T.A.E. FAEM).

    Um povo sem o conhecimento de sua história, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes.” Marcus Garvey.

  • Encontro de gestores de cursos de agronomia do RS

         Ontem, 20/10, em ação promovida pelo CREA-RS, foi realizado na sede do Sindicato dos Engenheiros (SENGE), em Porto Alegre, RS, o 1º Encontro de gestores de cursos de agronomia do RS.

         O evento contou com a presença de palestrantes que abordaram o perfil do egresso dos cursos de Agronomia face à demanda de mercado; desafios para os próximos anos, atribuições profissionais, ética, avaliação e recadastramento de cursos no MEC e debate sobre áreas de sombreamento de atribuições com outros profissionais. Ao final  do evento foram feitos encaminhamentos sobre ações futuras que incluem debates em cada uma das instituições e tópicos a serem encaminhados pelo CREA em defesa do exercício profissional.

        No evento estiveram presentes o prof. Manoel Luiz B. de Moraes (diretor da FAEM), prof. Jerri T. Zanusso (vice-diretor da FAEM), prof. Alci E. Loeck (representando o Colegiado de curso) e o prof. Paulo Rigatto (membro do CREA).

    senge_faemFoto e texto: prof. Jerri Zanusso