Notícias
  • Calendário Acadêmico 2016-2017

    Confira os detalhes do novo calendário acadêmico até abril/2017 na Resolução 38-2016 COCEPE.

    O retorno às atividades ocorrerá dia 6 de fevereiro.

    Entre 25 de março e 23 de abril, ocorrerá um recesso acadêmico, necessário para trâmites administrativos entre os semestres letivos.

    No dia 24 de abril, começa o primeiro período letivo de 2017.

     

  • Professoras da FAEM aprovam Projeto Rondon

    A proposta do Projeto, encaminhada pelas professoras Luciana Marini Köpp, do Departamento de Engenharia Rural, e Débora Cristina Nichelle Lopes, do Departamento de Zootecnia, foi uma das 15 selecionadas para o Grupo B da Operação Rondônia Cinquentenário – que atua nos segmentos de Ciência e Tecnologia.

    De 7 a 23 de julho, as duas professoras e oito estudantes da UFPel estarão desenvolvendo ações no município de Presidente Médici, em Rondônia.

    Os alunos, que serão selecionados no período de fevereiro ou março, serão os grandes responsáveis pela execução das cerca de 20 oficinas, workshops e rodas de conversa propostos na intervenção em Presidente Médici. Todas as ações foram planejadas levando em consideração as necessidades da região.

    Após firmar convênio com o Ministério da Defesa, a UFPel irá discutir os critérios que constarão no edital de seleção de estudantes. O documento deve ser lançado entre fevereiro e março. Em abril, a coordenadora da proposta, professora Luciana, fará a chamada “viagem precursora”, durante a qual conhecerá o município in loco e poderá, a partir daí, lançar adaptações e melhorias no projeto inicial.

    Os estudantes que forem selecionados para participar da Operação Rondônia Cinquentenário passarão, ainda, por uma etapa preliminar de treinamento e preparação.

    A Direção da FAEM se orgulha e parabeniza as professoras pela conquista!!!

     

    Confira a reportagem completa no link abaixo:

    UFPel participará da operação comemorativa do cinquentenário do Projeto Rondon

     

     

  • FAEM 133 anos

           Em 08 de dezembro de 2016, a FAEM completa 133 anos, sendo a instituição de ensino agronômico mais antiga do país, em atividade ininterrupta.

          A direção da FAEM expressa a sua gratidão a todos que ajudaram a construir esta história e parabeniza os seus estudantes, técnicos administrativos em educação e docentes que fazem parte desta grande família!

        “A origem”

    antiga_faem-001

    Antiga sede do Lyceu. Autor: Prof. João Rouget Perez (diretor na gestão 1941-1944), datada em 02/05/1958.

    A nova morada

    faem_projeto-001

    Projeto da nova sede da Escola de Agronomia. Croqui de S. Manela e Cia LTDA. (anos 50).

    Comemorando o aniversário da FAEM

    direcao-faem-2013_2017

    Direção da FAEM (gestão 2013-2017): prof. Manoel Luiz B. de Moraes (à direita) e prof. Jerri T. Zanusso (à esquerda).

    Foto: Renata Bemvenuti (T.A.E. FAEM).

    Um povo sem o conhecimento de sua história, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes.” Marcus Garvey.

  • Encontro de gestores de cursos de agronomia do RS

         Ontem, 20/10, em ação promovida pelo CREA-RS, foi realizado na sede do Sindicato dos Engenheiros (SENGE), em Porto Alegre, RS, o 1º Encontro de gestores de cursos de agronomia do RS.

         O evento contou com a presença de palestrantes que abordaram o perfil do egresso dos cursos de Agronomia face à demanda de mercado; desafios para os próximos anos, atribuições profissionais, ética, avaliação e recadastramento de cursos no MEC e debate sobre áreas de sombreamento de atribuições com outros profissionais. Ao final  do evento foram feitos encaminhamentos sobre ações futuras que incluem debates em cada uma das instituições e tópicos a serem encaminhados pelo CREA em defesa do exercício profissional.

        No evento estiveram presentes o prof. Manoel Luiz B. de Moraes (diretor da FAEM), prof. Jerri T. Zanusso (vice-diretor da FAEM), prof. Alci E. Loeck (representando o Colegiado de curso) e o prof. Paulo Rigatto (membro do CREA).

    senge_faemFoto e texto: prof. Jerri Zanusso

  • PET-FAEM tem nova tutoria

    tutores_pet

         No dia 03/10/2016, na reunião ordinária do grupo PET-Agronomia ocorreu a troca de tutoria. O professor Dr. Paulo Grolli (DFT), que estava no cargo desde setembro de 2010, passou o cargo para a professora Dra. Danielle Barros (DFS).

         Na ocasião estiveram presentes os professores Dr. Manoel Moraes (diretor) e Dr. Jerri Zanusso (vice-diretor), manifestando agradecimento ao trabalho realizado pelo prof. Grolli que muito contribuiu na formação de nossos acadêmicos. Também reafirmaram o apoio da direção da FAEM para os projetos do grupo PET, reconhecendo sua importância para a instituição. Sucesso nesta etapa prof.a. Danielle!

    Fonte e imagem (PET-FAEM)

  • Divulgados os cursos que receberam estrelas no Guia do Estudante

    O Guia do Estudante, da Editora Abril, está divulgando a avaliação de 2016 dos cursos superiores de todo o país.

    Os cursos estrelados constarão, juntamente com os demais cursos ofertados pela instituição, da publicação GE Profissões Vestibular 2017, que, conforme a editora, passa a circular nas bancas a partir de 14 de outubro.

    Parabéns aos cursos de Agronomia e Zootecnia que receberam 4 e 3 estrelas, respectivamente.

     

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2016/09/06/divulgados-os-cursos-que-receberam-estrelas-no-guia-do-estudante/

     

  • DANV gestão “em movimento” busca alternativa para reabertura do LIG

    IMG_20160711_111527541

         Empossada no dia 08 de julho de 2016, a gestão “DANV em movimento” esteve em reunião com a direção e coordenação de curso da FAEM no dia 11/07/2016.

         Em pauta estava a busca de alternativas para o funcionamento do LIG-FAEM. Face a impossibilidade de contratação de técnico administrativo para a função, algo que repetidas vezes foi buscado pela direção, junto à administração central, coloca-se como alternativa o trabalho conjunto dos representantes do DANV para manter o laboratório em funcionamento. A proposta será avaliada, para que no segundo semestre de 2016 o LIG volte à atender nossos acadêmicos.

         Também serão feitos levantamentos para buscar melhorias quanto ao material permanente daquele laboratório, que vise atender às demandas da comunidade acadêmica.

         A direção da FAEM parabeniza os acadêmicos por tal iniciativa.

  • Manifesto contra o Bullying e cyberbullying

    Repetidas vezes são relatados casos de Bullying e Cyberbullying no meio acadêmico. A intolerância quanto a gênero, credo e etnia segue presente em nosso cotidiano e utiliza diferentes meios para manifestar-se.

    Uma forma mais moderna que vem popularizando-se é o Cyberbullying. Trata-se de uma atitude vil, covarde e irresponsável, já que o agressor aproveita-se da aparente segurança de seu anonimato, criando um perfil ou conta falsa em sites.

    Cabe ressaltar que todos aqueles que fomentam e disseminam a agressão iniciada por alguém, torna-se um agente ativo, pois é conivente com tal crime, passível de penalidades a todos os envolvidos.

       Não inicie ou propague algo que não gostaria que fizessem com você! Diga NÃO ao Bullying e Cyberbullying!

    cyber-bullying-poster

     

    Leitura sugerida: Quebra do sigilo de perfis do whatsApp