• Lyceu6_size
  • FAEM_A_Z
  • FAEM_trator
  • cropped-FAEM_130.gif
    Notícias
  • UFPel promove vacinação contra caxumba: 24.05 à tarde na FAEM

         O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza uma campanha de vacinação para a prevenção da caxumba.

         As professoras Celeste Pereira e Roxana Cardozo explicam que, para caxumba, serão vacinadas pessoas da comunidade da UFPel que estão dentro do grupo de risco, até 49 anos. Não é imprescindível a apresentação da carteira de vacinação, pois o objetivo é proteger o aluno que nunca teve os sintomas e sabe que não realizou a segunda dose da vacina.

          Aproveitando a grande concentração de estudantes e servidores da UFPel que deverão circular pela FAEM, em função do debate das chapas, será promovida uma ação de vacinação, das 13 h 30 min às 17 h 30 min.

         A direção da FAEM está buscando uma sala mais adequada para a vacinação e fará a identificação da mesma através de cartazes. Provavelmente será utilizada uma sala de estudos do Departamento de Fitossanidade, devido à proximidade do Hall de entrada da Faculdade.

    vacina_dois

  • Primeiro debate das chapas candidatas à Reitoria (2017-2020) ocorrerá na FAEM

    Eleições para a Reitoria: primeiro debate oficial ocorre nesta terça-feira (24.maio)

    Votação1-542x350

         Será realizado nesta terça-feira (24.05), das 14h às 18h, no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no campus Capão do Leão, o primeiro debate oficial entre os candidatos à Reitoria da UFPel. Durante este período, todas as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade estarão suspensas, conforme a Portaria da Reitoria 693/2016. O debate é organizado pela Junta Eleitoral, composta pelas três entidades representativas da UFPel (ADUFPel-SSind, ASUFPel e DCE). O segundo debate oficial será realizado na noite do dia 1º de junho, no centro de Pelotas, quando também as atividades na Universidade estarão suspensas.

    Confira as chapas concorrentes:

    Chapa 1 – “Reconstrução”

    Fabiane Tejada da Silveira – candidata a reitora

    Lucio André de Oliveira Fernandes – candidato a vice-reitor

    Flávia Carvalho Chagas

    Renato Fabrício de Andrade Waldemarin

    Chapa 2 – “Viva a Transformação”

    Mauro Augusto Burkert Del Pino – candidato a reitor

    Luciane Prado Kantorski – candidata a vice-reitora

    Denice Petrucci Gigante

    Thomaz Lucia Junior

    Chapa 3 – “Reage UFPel”

    Manoel Luiz Brenner de Moraes – candidato a reitor

    José Francisco Gomes Schild – candidato a vice-reitor

    Alzira Yamasaki

    Carlos Antonio da Costa Tillmann

    Chapa 4 – “Uma UFPel Diferente”

    Pedro Rodrigues Curi Hallal – candidato a reitor

    Luis Isaias Centeno do Amaral – candidato a vice-reitor

    Lucia Maria Vaz Peres

    Cesar Valmor Rombaldi

    Chapa 5 – “Mais UFPel”

    Fábio Vergara Cerqueira – candidato a reitor

    Marcia Bueno Pinto – candidata a vice-reitora

    Willian Silva Barros

    Leonardo da Silva Oliveira

    Fonte (texto e imagem): CCS/UFPel


    A direção da FAEM convida seus discentes, docentes e técnicos administrativos a participarem dos debates. Venham conhecer as propostas das chapas e debater assuntos de seu interesse!

    Abster-se do processo eleitoral é delegar à terceiros o poder de tomar decisões importantes, como a escolha da administração central da nossa UFPel!

  • Trote solidário do Curso de Zootecnia/FAEM

    Banner-trote-solidario-2016-1     O assunto trote universitário tem sido bastante debatido e coibido nos moldes ditos “tradicionais”. A direção da FAEM e seus colegiados de Curso tem realizado a recepção dos calouros alertando sobre os direitos e deveres como cidadãos e estudantes universitários, assim como veicula informes sobre legislação e portarias sobre o assunto, através de sua webpage.

         Recentemente, estudantes do Curso de Zootecnia da FAEM realizaram uma ação comprometida com a sociedade que nos cerca, engajada socialmente e respeitando os calouros ingressantes no Curso. Propuseram uma campanha de doação de ração, destinada à ONG A4, que abriga cerca de 300 cães que aguardam adoção.

         A direção da FAEM parabeniza os estudantes de Zootecnia por esta ação e espera que demais turmas da Agronomia e da Zootecnia sigam espelhando-se neste belo exemplo!

    Texto: Prof. Jerri Zanusso

     

  • Da FAEM para o mundo: acadêmicos engrandecem o nome desta instituição

      Em nome da direção e do Núcleo de estágios da FAEM venho compartilhar com nossa comunidade acadêmica algumas vivências de grande êxito, experimentadas por nossos estudantes que realizam estágio curricular, em especial quando estes vencem inúmeras dificuldades.

      Um destes exemplos  foi transmitido pelo agradecimento de um professor da Universidade do Tennessee, USA, também parabenizando nossa Instituição e desejando receber mais alunos da FAEM, elogiando a atuação da formanda Daniela Tessaro (texto abaixo).


    Texto original:

    “I just wanted to thank you for sending Daniela to us. She was a joy to have here and we hope that there are others like her as I’m sure that there are. Best wishes on your continued work and we look forward to a continued relationship with you” 

     
    Scott A. Senseman
    Professor and Department Head
    Department of Plant Sciences
    2431 Joe Johnson Drive, 252 Ellington Plant Sciences Building
    Knoxville, Tennessee 37996


      Em breve serão apresentados outros exemplos. Esperamos que sirvam para estimular mais estudantes a trilharem caminhos já desbravados, em rumo ao aperfeiçoamento pessoal e profissional.

      Parabéns Daniela! Sucesso em tua carreira!

    Texto: prof. Jerri Zanusso

    Vice-diretor da FAEM

  • Recepção de calouros na FAEM

         A direção da FAEM parabeniza todos os calouros por esta importante conquista, desejando que tenham pleno êxito nesta caminhada que se inicia.

         A coordenação dos Colegiados dos cursos de Agronomia e Zootecnia, juntamente com a direção da FAEM, Prof. Manoel Moraes (diretor) e Jerri Zanusso (vice-diretor), recepcionarão os calouros dia 14/março, às 09 h 30 min., no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.

    Até breve!

    Prof. Jerri Zanusso

      Aproveitamos para relembrar que a recepção dos calouros deve ser balizada por princípios de respeito ao próximo e tolerância às diferenças de opiniões.

      Os chamados “trotes” são proibidos, conforme memorando do Gabinete da Reitoria 004/2016 (19 fev.2016) e Lei municipal 5.897/2015, do município de Pelotas. Destacamos que são previstas medidas disciplinares no Regimento geral da UFPEL para tratar deste assunto.

  • Doutorando da FAEM/PPGCTA aprimora processo de malteação e sacarificação do arroz para produzir cervejas

    Tese_Dejalmo

    Na revista “Lavoura arrozeira”, edição do último trimestre de 2015, foi publicado artigo técnico sobre o projeto de doutorado desenvolvido pelo doutorando Dejalmo Nolasco Prestes, que também é técnico-administrativo do quadro funcional da FAEM. O trabalho é desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e procura aprimorar o processo de malteação e sacarificação do arroz.

    O malte de cevada é utilizado na fabricação de cervejas e apresenta alto custo, já que a maior parte é importada, assim o produto regional apresenta a vantagem de baratear o custo das cervejas à base de arroz ou exclusivamente produzidas com esta matéria-prima.

    Interessado em saber mais? Clique aqui.

    Parabéns ao doutorando e equipe do PPGCTA envolvida no projeto!

  • Volta às aulas

    A direção da FAEM e a coordenação do colegiado do curso de Agronomia deseja aos seus docentes e estudantes um semestre muito produtivo e repleto de realizações.

        Apesar das dificuldades enfrentadas face à greve dos técnicos administrativos, as matrículas vêm sendo processadas no colegiado do curso de Agronomia, para garantir o início do semestre letivo conforme calendário acadêmico da UFPEL.

    PAULO-FREIRE-FRASE

  • Manifesto contra o Bullying e cyberbullying

    Repetidas vezes são relatados casos de Bullying e Cyberbullying no meio acadêmico. A intolerância quanto a gênero, credo e etnia segue presente em nosso cotidiano e utiliza diferentes meios para manifestar-se.

    Uma forma mais moderna que vem popularizando-se é o Cyberbullying. Trata-se de uma atitude vil, covarde e irresponsável, já que o agressor aproveita-se da aparente segurança de seu anonimato, criando um perfil ou conta falsa em sites.

    Cabe ressaltar que todos aqueles que fomentam e disseminam a agressão iniciada por alguém, torna-se um agente ativo, pois é conivente com tal crime, passível de penalidades a todos os envolvidos.

       Não inicie ou propague algo que não gostaria que fizessem com você! Diga NÃO ao Bullying e Cyberbullying!

    cyber-bullying-poster

     

    Leitura sugerida: Quebra do sigilo de perfis do whatsApp