• Lyceu6_size
  • FAEM_A_Z
  • FAEM_trator
  • cropped-FAEM_130.gif
    Notícias
  • Reunião da direção da FAEM com alunos da ATA 2015/2 para esclarecimentos sobre denúncia de atos discriminatórios encaminhada à Reitoria da UFPEL

       Hoje, às 09 horas  estiveram presentes no gabinete da direção da FAEM, estudantes que compõe a Associação de Turma de Agronomia (ATA) 2015/2, o diretor, prof. Manoel L. B. de Moraes, o vice-diretor, prof. Jerri T. Zanusso e o prof. Maurício de Oliveira, paraninfo da turma, com o intuito de apurar os fatos ocorridos fora e dentro da Faculdade de Agronomia, no dia 13 de maio.

    Quanto aos procedimentos a serem adotados para a recepção de calouros, assim como quanto à conduta no momento de homenagear os docentes escolhidos pelas Associações de turmas, a atual gestão da FAEM tem procurado conscientizar a comunidade da FAEM através de reuniões internas com seus alunos e campanhas divulgadas no site institucional, divulgando o memorando do Gabinete da Reitoria (http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2015/02/Memorando-Circular-GR-UFPel-04-2015.pdf) e a Lei municipal nº 5897/2012 (http://www.pelotas.rs.gov.br/interesse_legislacao/leis/2012/lei5897.pdf) que tratam do assunto.

     Os alunos também foram informados sobre os procedimentos administrativos a que estarão sujeitos, seguindo-se o Processo Administrativo e Disciplinar (PAD). O assunto também será apresentado em reunião do Conselho Departamental da FAEM, no dia 25 de maio.

    A direção da FAEM e seu corpo docente reafirmam seu repúdio a toda e qualquer forma de discriminação.

    Ao término deste encontro, foi agendada uma reunião dos estudantes da ATA 2015/2 com a assessoria do Gabinete, às 14 horas. Conforme informado, o Reitor e a Vice-reitora não poderão estar presentes nesta reunião.

  • II Curso internacional de herbologia

     

    O Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade (DFT/FAEM) realizará, nos dias 25 e 26 de maio, o II Curso Internacional de Herbologia do Ceherb – Weed Science Research Group – UFPel, que abordará o tema “Mudanças Cimáticas em Herbologia e Resitência de Plantas Daninhas a Herbicidas”.

    Estarão presentes os palestrantes Dr. Lewis Ziska e a Dra. Nilda Nilda Roma Burgos, tendo tradução simultânea.

    Inscreva-se já, as vagas são limitadas!

    Herbologia

  • ONU aprova o dia do solo e 2015 o “Ano internacional do solo”

    logo-ano-internacional-inglês-1024x681

    A ONU aprovou as resoluções 04 e 05/2013 da F.A.O, reconhecendo o dia 05/dez como o “Dia do solo” e institui que 2015 será o “Ano internacional do solo“. Fonte: Prof.a. Dra. Rosa Vargas Castilhos (FAEM/Depto. de Solos).

    O Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, cuja diretoria atual é formada por professores do Departamento de Solos da FAEM/UFPEL e pesquisadores da Embrapa Clima Temperado estará promovendo em alusão a data, neste dia 05/12, a 46ª Reunião Anual da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina – ROLAS RS/SC, a partir de 8:30 horas, na Embrapa Clima Temperado (Sede Cascata).

    Dia Internacional do Solo Dia_mundial_solo

  • Calendário acadêmico e agendamento de férias – 2015

    Banner_CA

    Divulgado o calendário acadêmico de 2015.

       Salientamos aos docentes e técnicos-administrativos da FAEM a observância do memorando PROGEP 013/2014 quanto aos prazos e orientações para o agendamento de férias conforme o calendário acadêmico, destacando:

    – Conforme relatório da Auditoria Interna 02/2014, as férias devem ser agendadas em período não letivo, obedecendo ao calendário acadêmico.

  • Tratamento de resíduos na FAEM

    A coordenação de Gestão Ambiental da UFPEL vem realizando levantamentos e treinamentos na FAEM, afim de desenvolver atividades com bases e princípios de sustentabilidade, e considerando:

    – a meta institucional de gerenciar corretamente seu resíduos, através do destino final adequado destes, e em consonância com a legislação ambiental;

    – necessidade de implementar ações capazes de gerar mais conhecimentos, habilidades e atitudes, com vista à gestão adequada de resíduos;

    – evitar potenciais impactos ambientais de suas ações de ensino, pesquisa e extensão;

    Apresentou um diagnóstico apontando pontos falhos na seleção, estocagem e destino de resíduos químicos e perfuro-cortantes.

    Somos todos responsáveis pela geração de resíduos!

    Mais informações: http://wp.ufpel.edu.br/cga/Gestão_ambiental_UFPEL