Notícias
  • Resultado da seleção de bolsistas de iniciação ao trabalho

    Modalidade Ampla Concorrência (AC):

    1º Matrícula 12101566

    Suplentes:

    2º Matrícula 16104042

    3º Matrícula 1081361899

    4º Matrícula 16200123

    5º Matrícula 17103378

    Modalidade Demanda Social (DS)

    1º Matrícula 14200176

    Suplente:

    2º Matrícula 15200850

    Atenção: os selecionados em 1º lugar das modalidades AC e DS devem entregar documentação restante, até o dia 24.05, na secretaria da direção da FAEM, conforme itens 9.2 (fotocópia da C.I); 9;3 (Fotocópia do CPF) e 9;4 (Fotocópia do cartão bancário ou comprovante emitido pelo banco) do presente edital. O histórico escolar já foi entregue na data de inscrição.

     

  • 7ª Mostra Fotográfica do Rural em Imagens

    O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (NUPEAR) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel), convida a comunidade acadêmica a prestigiar a 7ª Mostra Fotográfica do Rural em Imagens. A exposição, que ocorrerá de 22 de maio a 09 de junho no saguão de entrada da FAEM, é resultado das atividades desenvolvidas nas disciplinas de Extensão Rural durante o segundo semestre de 2016, vinculadas ao Projeto de Ensino Rural em Imagens. Trata-se de uma atividade promovida pelo Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA).

    Neste semestre, estão expostos 115 registros fotográficos eleitos por alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia que revelam como percebem o rural na contemporaneidade.

    A mostra está inserida dentro de um projeto de ensino coordenado pela professora Nádia Velleda Caldas e conta com a colaboração de outros integrantes do DCSA: Flávio Sacco dos Anjos, Volnei Krause Kohls, Décio Cotrim, Fernanda Novo da Silva e Shirley G. Nascimento Altemburg. Participam, ainda, discentes da pós-graduação Germano Ehlert Pollnow e Danielle Farias da Silveira (PPGSPAF), os acadêmicos em Agronomia Daiane Sperling Roschildt, Henrique Ehlert Pollnow e Maria Garcia Fernandez, do Curso de Zootecnia a aluna Vitória Daitx e Martina Martins Pereira do Curso de Ciências Sociais.

     

     

     

  • FAEM rumo aos 135 anos e Zootecnia rumo aos 10 anos

    No dia 18.05, esteve presente na Associação Rural de Pelotas, o secretário de agricultura, pecuária e irrigação, Sr. Ernani Polo, acompanhado de sua comitiva.

    Também marcaram presença os professores João Carlos Maier (presidente da comissão dos festejos de 135 anos da FAEM e 10 anos do Curso de Zootecnia) e o prof. Jerri Teixeira Zanusso (vice-diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel), com o objetivo de convidar o senhor secretário para participar de atividades alusivas àquela data comemorativa, e assim estreitar laços entre o governo estadual e a UFPEL.

    O diretor da FAEM, prof. Manoel Luis Brenner de Moraes esteve à tarde, em reunião com o fórum de diretores da UFPEL e não pode comparecer ao evento, mas transmitiu seus cumprimentos, através dos colegas que lá estiveram.

    A partir da esquerda: prof. Jerri Zanusso (vice-diretor da FAEM), Secretário Ernani Polo, prof. João Carlos Maier e o chefe de gabinete, sr. João Seibel.

  • PROFESSOR DA ÁREA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS DA FAEM PALESTRA PARA ALUNOS DE AGRONOMIA DA UNILAB EM REDENÇÃO-CE.

    O Prof. Antônio Lilles Tavares Machado, Professor Titular do Departamento de Engenharia Rural (DER) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), proferiu no último dia 27/04 palestra intitulada “Aplicação da dinâmica do solo no projeto de máquinas agrícolas”, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada no município de Redenção-CE.

    A referida palestra ocorreu em função de convite do Prof. da Max César de Araújo responsável pela disciplina de Máquinas Agrícolas e Mecanização Agrícola do Cruso de Agronomia – UNILAB. Na oportunidade, para um público formado por mais de 60 alunos oriundos de diferentes nacionalidades, principalmente do continente africano, o Prof. Antônio Lilles discorreu sobre temas como os projetos de máquinas agrícolas que vêm sendo desenvolvidos no Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas (NIMEq), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF) da FAEM-UFPel, aspectos da física do solo que envolvem a relação máquina-solo e como obter o modelamento matemático das relações máquina-solo e sua aplicação como ferramenta facilitadora do desenvolvimento de projetos de máquinas agrícolas, notadamente para a agricultura familiar.

    Tratou-se de uma excelente oportunidade para divulgar o trabalho que a área de Máquinas Agrícolas da FAEM-UFPel, em especial o NIMEq e o PPGSPAF vêm desenvolvendo, notadamente referente ao projeto de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar, e estreitamento das relações com o curso de agronomia da UNILAB, visando futuras parcerias que envolvam a mobilidade estudantil e projetos de pesquisa e extensão.

    Sobre a UNILAB:

    A UNILAB foi criada, em 2010, baseada nos princípios de cooperação solidária. Em parceria com outros países, principalmente africanos, desenvolve formas de crescimento econômico, político e social entre os estudantes, formando cidadãos capazes de multiplicar o aprendizado. Na sua criação foram privilegiados temas propícios ao intercâmbio de conhecimentos na perspectiva da cooperação solidária, além de sua aderência às demandas nacionais, relevância e impacto em políticas de desenvolvimento econômico e social.  Conta atualmente com cursos de graduação em administração pública, agronomia, bacharelado em humanidades, letras – língua portuguesa e graduação a distância em administração pública. Possui também especialização presencial em gestão governamental e histórias e cultura afro-brasileiras, indigena e africana. Especialização à distância em gestão pública, gestão pública municipal e gestão em saúde. Mestrado acadêmico em sociobiodiversidades e tecnologias sustentáveis.

    Sobre Redenção:

    Localiza-se na cidade de Redenção, no Estado do Ceará, a 60 km de Fortaleza, na região do Maciço de Baturité, seu nome faz referência ao fato da cidade ter entrado para a história como a primeira no Brasil a libertar totalmente seus escravos em 1º de janeiro de 1883.

    Da direita para a esquerda alunos de graduação em agronomia da UNILAB oriundos da Guiné-Bissau Mikail Simões; Juvenaldo Canja; Dionísio Gomes e Magno Joaquim Cabral. Ao centro Prof. Dr. Antônio Lilles.

  • 135 anos da FAEM

    Uma comissão foi formada para organizar os festejos em comemoração aos 135 anos da FAEM.

    Confira a reportagem do Diário Popular de 29/30 de abril de 2017.

  • Aniversário do PET-Agronomia

    O Programa de Educação Tutorial (PET) da Agronomia comemorou o seu 25º aniversário, no dia 06.maio (sábado). Na ocasião estiveram presentes ex-petiana(o)s, atuais petiana(0)s, os ex-tutores, prof. Dr. Paulo Roberto Grolli e prof. Dr. Vitor Emanuel Tavares, a atual tutora, prof.ª Dra. Danielle R. de Barros, prof. Dr. Jerri T. Zanusso (vice-diretor da FAEM) e Prof. Dr. João Fernando Igansi Nunes (PREC).

    A direção da FAEM sente-se honrada em contar com o apoio de tantos grupos de excelência, como o PET, auxiliando na complementação da formação de estudantes/cidadãos, em consonância com as demandas do mercado de trabalho.

    Registramos nossa gratidão e reconhecimento ao trabalho de toda(o)s ex-tutore(a)s que construíram esta história e o nosso parabéns à toda(os) petiana(o)s e ex-petiana(0)s da FAEM!

    Parabéns pelo jubileu de prata!

  • Solicitações orçamentárias

    A PROPLAN informa que, a partir de 17/04/2017, os pedidos de solicitações orçamentárias devem ser encaminhados ao setor de orçamento.

    Dessa forma, os pedidos feitos à Direção devem ser realizados com máxima antecedência devido aos trâmites burocráticos de liberação de créditos para a Unidade.

    Veja o Memorando na íntegra: Memo_circular_03_2017_Pedidos_Orcamento

    Att,

    Direção da FAEM

  • História da FAEM

    Na última edição da Revista do CREA-RS (Ed. 118 Jan/Fev) foi publicada uma reportagem alusiva aos 133 anos da FAEM.

    Conheça um pouco da nossa história: