Breve Histórico

A Faculdade de Educação da UFPel

Foi criada em 05 DE JULHO DE 1976, Portaria nº 218/76-Gabinete do Reitor, Prof. Delfim Mendes Silveira – Reitor da UFPel. Reconhecida pela Portaria nº 092 de 08 de março de 1984, pelo MEC Atendendo, inicialmente à formação pedagógica dos Cursos de Licenciatura que iam sendo criados na UFPel. Ministrava, ainda, um curso de Aperfeiçoamento (Pós-Graduação Lato Sensu) que atendia uma demanda oriunda do Sistema de Ensino de 1º e 2º Graus e da própria Universidade, transformado, após dois anos, em Curso de Especialização.

Ainda durante aqueles primeiro anos, a FaE desenvolveu um programa de cursos de formação de professores em nível de graduação, de caráter temporário, e que respondeu a necessidades provenientes das redes públicas. Tais foram os cursos de “Esquema I, Licenciatura em Ciências e Matemática” (convênio CECIRS/RS) e Alfabetização (convênio PRODERF), este último em nível de Aperfeiçoamento. Esses cursos, especialmente por seu caráter inovador, provocaram intensa reflexão pedagógica, consolidando uma posição de referência da FaE, tanto em nível regional como no âmbito da própria Universidade.

Em 1978, numa atitude pioneira, a FaE criou o Curso de Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais. Curso Reconhecido pela Portaria nº092 de 08 de março de 1984 – publicada no D.O.U. 09/03/194. Esta iniciativa buscava responder às demandas regionais de capacitação e valorização de professores alfabetizadores e de séries iniciais e completava, em certo sentido, o esforço inicial realizado com o Curso de Especialização.

Em 1995, criou-se o Programa de Formação de Professores em Serviço, onde qualificou todos os professores provenientes de Pelotas e de outros oito municípios da região: Pelotas, Canguçu, São Lourenço do Sul, Arroio Grande, Jaguarão.

Atualmente a FaE conta com um corpo docente de 54 professores para atender tanto seus próprios Cursos quanto os Cursos desenvolvidos em outras Unidades da UFPel. A instituição possui 52 doutores e 2 mestres.

A Unidade conta com duas modalidades de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmico e Profissional. No acadêmico – mestrado e doutorado; no Profissional mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.  O acadêmico estabelecido e reconhecido nacionalmente, com conceito 5 na CAPES; o profissional em processo de implementação e crescimento. Desde março de 1995, oferece o programa Lato Sensu, através do Curso de Especialização nas áreas de: Educação Infantil, Libras e Gestão.  Todos estes cursos nasceram como consequência da experiência e amadurecimento alcançados nas práticas pedagógicas e de pesquisa desenvolvidas pelos professores ao longo desses anos.

Apresentação

a) Ensino
A Faculdade é responsável por um curso de graduação de Pedagogia, com habilitação em séries iniciais e dois de pós-graduação, um em nível de especialização e outro em nível de mestrado e doutorado em Educação. É também responsável pela parte de formação pedagógica de 23 cursos da Universidade e por disciplinas vinculadas a seis cursos de pós-graduação, tais como Introdução à Pesquisa, Metodologia Científica e Metodologia do Ensino Superior.

Desde o ano de 1998 a FaE vem investindo de forma especial na área de graduação abrindo um programa especial de formação de professores em exercício nas séries iniciais, Pelotas, Canguçu, São Lourenço. Em 2001, este programa foi ampliado com a inclusão de mais duas turmas, uma em Arroio Grande e outra em Jaguarão. Com mais 170 alunos.

b) Pesquisa e Extensão
As atividades de pesquisa e de extensão da FaE foram executadas através de projetos financiados pelo CNPq e FAPERGS os quais resultaram em trabalhos publicados e participações em eventos científicos. Como toda a universidade, a FaE ressente-se de uma melhor infra-estrutura física e de força de trabalho consentânea com as ambições que nossos pesquisadores possuem em termos de novos projetos de pesquisa e de novas áreas de atuação.

Direção                                                                                                                               

DIRETOR: Dr. Rogério Costa Würdig
email: rocwurdig@hotmail.com

VICE-DIRETORA: Dra Mirela Ribeiro Meira
email: mirelameira@gmail.com

SECRETÁRIO: Gustavo Hoffmann Moreira
e-mail: fae.ufpel@gmail.com

 

Galeria de Diretores da FaE
1. Teófilo Alves Galvão – Diretor – 1978
Carmen Anselmi Duarte da Silva – Vice-Diretora

2. Consuelo de Azevedo Requião – Diretora – 1982
Egon Afonso Michels – Vice-Diretor

3. Osmar Miguel Schaefer – Diretor – 1985
Ceres Maria Torres Bonatto – Vice-Diretora

4. Ceres Maria Torres Bonatto – Diretora – 1989
Egon Afonso Michels –Vice-Diretor

5. Gomercindo Ghiggi – Diretor – 1992
Álvaro Luiz Moreira Hypolito – Vice-Diretor

6. Elomar Antonio Callegaro Tambara – Diretor – 1997
Bernardo Buchweitz – Vice-Diretor

7. Marcos Villela Pereira – Diretor – 2001
Gomercindo Ghiggi – Vice-Diretor

8. Avelino da Rosa Oliveira – Diretor – 2004
Eliane Teresinha Peres – Vice-Diretora

9. Mauro Augusto Burkert Del Pino – Diretor – 2008
Patrícia Pereira Cava – Vice-Diretora

10. Lúcia Maria Vaz Peres – Diretora – 2012
Lígia Cardoso Carlos – Vice-Diretora

 

Servidores                                                                                                        

 Ana Lucia da Silva Fernandes
Assistente em Administração

Debora Duarte Marchesan
Assistente em Administração

Gabriela Pereira de Pereira
Assistente em Administração

Guilherme Santos Machado
Assistente em Administração

Gustavo Hoffmann Moreira
Assistente em Administração

Nanci Dallmann Garcia
Assistente em Administração

Raiza Alves Pereira
Assistente em Administração

Vanderlei Burkert Madail
Assistente em Administração

Estagiários

Henrique Ferreira Mendes
Curso de Administração

Localização
Universidade Federal de Pelotas – Faculdade de Educação
Rua Alberto Rosa, 154 Campus das Ciências Sociais – 2º andar
CEP 96010-770 Várzea do Porto – Pelotas – RS – Brasil

Contatos
Telefone: (53) 3284-5533 / (53) 3284-5538
E-mail: fae.ufpel@gmail.com