Notícias
  • Prorrogação de prazo de inscrições para bolsa de monitoria

    Foi prorrogado o prazo de inscrição para as bolsas de monitoria do edital cuja coordenadora do projeto é a professora Patrícia Weiduschadt.

    O novo prazo se estende até o dia 06/05/2015 às 12h.

    O processo seletivo ocorrerá no dia 06/05/2015 às 17h.

  • Faculdade de Educação divulga editais de bolsas relativas a projetos de ensino

    Confiram nos editais abaixo as informações sobre as bolsas de projetos de ensino.

    Faça o download do formulário de inscrição aqui.

  • 2ª edição da “Aula Aberta”

    Vem aí mais uma edição da Aula Aberta!
    O próximo encontro acontecerá na segunda-feira, dia 04 de maio de 2015, às 9h, na sala 245 da FaE/UFPel.
    A temática da 2ª edição será HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL, com palestra proferida pelo Prof. Sebastião Peres.
    A Aula Aberta é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas não é necessário ser vinculado à UFPel.

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  • Unidades das Ciências Humanas e Sociais discutem área física

    Dando sequência à reunião realizada na semana passada na Faculdade de Educação (FaE), as direções das três unidades sediadas no Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS) foram recebidas pelo reitor Mauro Del Pino na tarde desta sexta-feira (27) para conversar sobre problemas de área física e soluções que estão sendo propostas. Participaram do encontro os diretores do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (Ifisp), João Hobuss, da Faculdade de Educação, Lúcia Peres, e do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Sydnei Vieira, além dos assessores da Reitoria Paulo Koshier e Lorena Gill.

    A primeira informação passada pelo reitor aos diretores disse respeito à obra do futuro prédio da biblioteca das Ciências Sociais e das pós-graduações, que hoje está parada. A construtora responsável iniciará os trabalhos em seguida e a previsão de término é de 12 meses. O prédio ficará localizado no quarteirão em frente ao CCHS. A disposição da Reitoria é de, se for preciso, aplicar os recursos necessários do próprio orçamento da Universidade, se eles não chegarem da Finep, como é a expectativa. O valor ultrapassa os R$ 4 milhões.

    Outra obra de fundamental importância é a que está sendo proposta para o mesmo quarteirão, atrás desta da futura biblioteca, mais próxima da rua Almirante Barroso. O prédio atenderia, além de programas de pós-graduação, o projeto ICH Uno e Múltiplo, que pretende unir o Instituto em um só local, liberando a unidade dos gastos com diversos aluguéis. O reitor solicitou aos diretores que colaborem na construção do Plano de Necessidades do projeto.

    O uso compartilhado das salas de aula e o partilhamento dos espaços do terceiro andar também foram tratados na reunião. Sobre o terceiro andar, será feito um estudo da relação uso/demanda, visando replanejar os espaços. O trabalho será feito com o Núcleo de Gestão de Espaços da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), a partir de demanda das unidades.

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    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/03/27/unidades-do-campus-das-ciencias-humanas-e-sociais-discutem-area-fisica/

  • Professora Eliane Peres ministrou a aula inaugural do PPGE de Rondonópolis;; participou de uma banca de mestrado cujo tema foi história da alfabetização; visitou o riquissimo acervo do grupo de pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar; discutiu as pesquisas de mestrado em andamento no ALFALE. E o mais importante, considerando que HISALES-ALFALE,possuem acervos com características similares e interesses comuns de pesquisa, foi a definição de um projeto de investigação conjunto,  que terá início ainda no segundo semestre deste ano. Profícuo trabalho, em especial com as pesquisadores Cancionila Cardoso e Nanci Barros.

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  • Manifesto ANPEd – De que Ministra(o) a “Pátria Educadora” precisa?

    A diretoria da ANPEd vem a público manifestar sua preocupação com os rumos do
    Ministério da Educação, que desde o início de 2015 evidencia um descompasso entre
    sua agenda política e o fortalecimento da educação pública, laica, gratuita,
    democrática e de qualidade socialmente referenciada. A saída do Ministro da
    Educação exige outra prática para a escolha da (do) titular da pasta. O MEC não pode
    ser balcão de negócios ou moeda de troca para assegurar a governabilidade. É
    necessária a escolha de uma (um) dirigente que atenda às especificidades da educação
    para a sociedade brasileira. Entendemos que a superação dos grandes desafios, para o
    enfrentamento das desigualdades históricas da educação, na direção da garantia de
    conquistas, da efetivação do direito universal à educação inclusiva, laica, democrática,
    para todos (as), só pode se realizar com o fortalecimento da Educação Pública. Para
    isto é urgente que a(o) nova (o) Ministra (o) da Educação assuma o compromisso com
    a consecução do Plano Nacional de Educação, cotejado com as deliberações aprovadas
    no documento final da CONAE 2014, assegurando que a ampliação dos investimentos,
    de forma a cumprir a meta de 10% do PIB, se faça na direção da justiça social.
    19 de Março de 2015.
    Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Educação – ANPEd

  • Projeto “Aula Aberta”

    “Aula Aberta” é um novo projeto do Grupo de Pesquisa HISALES, vinculado à FaE/PPGE/UFPel e coordenado pela Prof.ª Dra. Eliane Peres.

    Todas as últimas segundas-feiras do mês o HISALES receberá um convidado para falar sobre alguma temática. O evento é aberto ao público, com entrada franca, e ocorrerá sempre na sala 245 da FaE/UFPel, às 9h.

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