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  • Tese do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas recebeu menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

    Na quinta-feira, 10 de dezembro de 2015, em solenidade em Brasília, a professora Doutora Patrícia Daniela Maciel recebeu menção honrosa da Capes (Prêmio Capes de Tese 2015) pela tese Lésbicas e professoras: modos de viver o gênero na docência, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel em 2014, sob orientação da professora Doutora Maria Manuela Alves Garcia. É a segunda vez que uma tese do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel é premiada pela Capes. No ano de 2013, a professora Doutora Lisiane Sias Manke também recebeu menção honrosa por sua tese História e Sociologia das Práticas de Leitura: a trajetória de seis leitores oriundos do meio rural, defendida em 2012 e orientada pela professora Doutora Eliane Teresinha Peres.

     

  • Grupo HISALES

    Viva os feitos bem feitos desta turma da Faculdade de Educação! Desta vez, foi o grupo HISALES, que aprendeu a fazer do limão uma super limonada e das boas. Parabéns pelo trabalho e pelo Porto de Honra. Podemos mais. Vamos em frente!​

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  • Brincando na Rua

    Mais uma edição do Brincando na Rua, sob a coordenação do Professor Rogério Wurdig. Uma projeto para reviver, aprender e valorizar como uma das matérias ensinantes na formação das nossas futuras Pedagogas e Pedagogos.

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  • Alunos podem avaliar cursos e disciplinas

    Duas iniciativas de estruturas da Administração Central da Universidade Federal de Pelotas já permitem aos estudantes da instituição realizar de avaliação dos cursos e das disciplinas ofertadas. Por meio de formulário disponibilizado no sistema Cobalto, os alunos podem, de forma anônima, apontar o desempenho de seus professores, a pertinência do tema tratado, bem como sua autoavaliação.

    A primeira dessas ações, a avaliação dos cursos, é fruto das primeiras discussões do Fórum de Coordenadores. É uma ferramenta inédita, que além da opinião dos estudantes, colherá impressões por parte dos coordenadores, dos núcleos docentes estruturantes e dos colegiados. Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, ao coletar as opiniões relacionadas a diferentes aspectos de seu curso, podem ser pensadas estratégias para a promoção de ações que tenham por horizonte a excelência acadêmica e institucional. Essa iniciativa é liderada pela Proplan, pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Fórum, com apoio da Comissão Permanente de Avaliação.

    Já a avaliação específica das disciplinas, proposta pela CPA, é um processo em andamento e realizado anteriormente. A ideia é formar um retrato abrangente das disciplinas e professores e agregar subsídios para uma reflexão mais fiel das atividades, de modo que se favoreça o processo ensino-aprendizagem, ampliando a qualidade do ensino do curso. Nessa modalidade serão avaliados três âmbitos: o desempenho do docente responsável pela disciplina, a autoavaliação do estudante em relação ao seu aproveitamento e a contextualização da disciplina em relação ao projeto pedagógico do curso.

    De acordo com a organização de ambas iniciativas, as respostas serão avaliadas em sua totalidade e as informações pessoais dos participantes das pesquisas não serão identificadas. Dessa forma, espera-se que aqueles que responderem aos questionamentos sejam sinceros e responsáveis com aquilo que for opinado.

    Como realizar a avaliação?

    O acesso ao processo avaliativo já está disponível como funcionalidade do sistema Cobalto. Após realizar o login, com CPF e senha pessoal, o estudante poderá acessar o menu “Alunos” e as opções “Cadastros” e, posteriormente, “Avaliação de Disciplinas 2015/2”, para a avaliação de disciplinas, e “Avaliação discente dos cursos de graduação 2015/2”, para a avaliação do curso, conforme a imagem.

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    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/12/01/alunos-podem-avaliar-cursos-e-disciplinas/

  • Bolsista Fapergs, Gabrielle Lenz da Silvada orientada pela Profª Siglia Camargo ganha 1º lugar no CIC/UFPel

    Bolsista Fapergs,  Gabrielle Lenz da Silvada orientada pela Profª Siglia Camargo ganha 1º lugar no CIC/UFPel. O título do trabalho premiado foi: Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto de inclusão: uma avaliação na perspectiva de professores. A pesquisa está inserida no GEPAI- Grupo de estudos e Pesquisas em Autismo e Inclusão, sob a coordenação da mesma professora .

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  • Comunicados

    Temos a satisfação de comunicar ao distinto público que:

    1. O Centro de Documentação  está em fase final de higienização e catalogação da Biblioteca do Prof. Mozart Russomano a qual passa a constituir parte de seu acervo.
    2. Finalizamos está semana a exposição, 3º piso, organizada pelos alunos da disciplina optativa do curso de pedagogia com a que expõe parte de seu acervo sobre livros de literatura infantil utilizadas nas escolas brasileiras no século XIX.
    3. Tão logo a administração equacione a questão da interdição de seu espaço físico este material estará à disposição dos pesquisadores.

    Agrademos a atenção –  CeDOC/CEIHE/FaE

  • Definido o Calendário para ingressantes

    O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) definiu o Calendário Acadêmico para os ingressantes no segundo semestre de 2015. As aulas, que começaram no dia 15 de outubro, irão até 11 de março, com recesso de 21 de dezembro a 2 de fevereiro. Dez cursos terão atividades diferenciadas, que poderão incluir aulas em janeiro ou concentração de atividades. É certo que terão atividades em janeiro os cursos de Farmácia, Medicina, Agronomia e Odontologia.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/10/29/definido-o-calendario-para-ingressantes/

  • 1º debate sobre a Base Nacional Comum Curricular

    A direção convida a comunidade da FaE para participar do 1º debate  sobre a Base Nacional Comum Curricular  (BNCC), que de algum modo interfere nos nossos fazeres frente a formação de professores.

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