A Expogen

Desvendando o segredo da vida: da dupla hélice à era pós genômica

O milagre da vida sempre despertou o fascínio e a curiosidade do ser humano. Assim surgiu a Biologia, que significa “estudo da vida” (do grego bios – vida e logos – estudo). Entretanto, por muito tempo a Biologia foi considerada uma ciência descritiva, onde os organismos vivos eram classificados por seu aspecto exterior e pouco se sabia a respeito dos processos que originavam a diversidade de características dos organismos.

Até que, em 1865, Gregor Mendel deduziu que estas características eram transmissíveis dos pais para sua descendência por meio de unidades independentes, denominadas mais tarde de genes. Poucos anos depois, em 1869, Friedrich Miescher descobriu o DNA em esperma de salmão.

Muitos avanços da Biologia e da Genética ocorreram desde então, marcando o século XX com inúmeras descobertas e fatos importantes. Em 1944, a equipe do Dr. Oswald Avery provou que o DNA era responsável pela transmissão da informação genética. Em 1953, Watson e Crick desvendaram a estrutura tridimensional do DNA em dupla hélice.

A partir daí se iniciou uma verdadeira revolução da genética, uma vez que esta descoberta proporcionou o desenvolvimento de técnicas avançadas de análise e manipulação do DNA. O conhecimento do patrimônio genético de muitas espécies passou a constituir o objetivo de um grande número de cientistas, visando a utilização desta informação para a melhoria da qualidade de vida do homem e para a sustentabilidade da vida na Terra.

A exposição “Desvendando o segredo da vida: da dupla hélice a era pós genômica” tem o objetivo de levar à comunidade os principais avanços alcançados pela pesquisa genômica nos últimos anos, as perspectivas do uso de tais informações, bem como apresentar, de forma simplificada, alguns conceitos relacionados a esta ciência, como os temas:

O que são genes, genoma e DNA?


Como é feito o sequenciamento de genes e do genoma

 

A pesquisa genômica no mundo e no brasil

As novas ciências ômicas e suas perpectivas

dna

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em A Expogen