Histórico

O Curso de Pós-Graduação em Artes do Centro de Artes foi criado pela Portaria 08/75, como aperfeiçoamento em História das Artes. No ano de 1978, o Curso de Especialização ofereceu duas áreas de concentração. Em Música, os alunos escolhiam entre História da Música, Didática e Literatura Pianística ou Técnicas Interpretativas do Cantor. Em Artes Plásticas, os alunos optavam por História das Artes Plásticas ou Desenho Artístico.

A partir de julho de 1984, o Curso de Pós-Graduação em Artes passou à Especialização em Expressão Artística no Ensino de 1º e 2º Graus. Em 1987 foi reestruturado como especialização em Arte Educação, com caráter intensivo e financiamento da CAPES. Foi reofertado em 1990 com duas terminalidades: Artes Plásticas e Música.

O Curso de Pós-Graduação em Artes: Especialização em Patrimônio Cultural – Conservação de Artefatos surgiu como resposta a um desgaste natural da terminalidade anterior e à formação de um novo grupo de docentes que atuavam nessa área. Assim, organizou-se uma Comissão que trabalhou em 1994 e 1995, concluindo no último ano a atual estrutura curricular do Curso.

Tendo sido aprovado pelos órgãos competentes da UFPel, o projeto foi enviado para a CAPES e foi contemplado pelo Programa de Auxílio a Cursos de Especialização que este Órgão mantinha. As atividades acadêmicas principiaram no final de março de 1996. No dia 15 de abril, o Curso iniciou oficialmente o semestre letivo, com a Aula Inaugural proferida pelo arquiteto argentino Ramón Gutierrez, que veio à Pelotas atendendo o convite efetuado pelo Pós-Graduação.

Durante a sua trajetória, de treze anos, o Curso de Pós-Graduação em Artes: Especialização em Patrimônio Cultural – Conservação de Artefatos formou oito diferentes turmas, computando o número total de oitenta e oito Especialistas na área, cujos alunos eram originados de diversos Cursos de Graduação da UFPel, da UCPel e da FURG, das quais salientamos as Graduações em Artes, em Arquitetura, em História, em Geografia e em Engenharia destas Universidades.

Com a criação de outros Cursos na UFPel, com ênfase nas áreas de Patrimônio e de Conservação e Restauro, surgiu o interesse da reformulação do atual Curso de Pós-Graduação em Artes: Especialização em Patrimônio Cultural – Conservação de Artefatos, buscando redefinir o nome, a carga horária total e a grade curricular desta terminalidade.

O grande número de professores da rede de ensino com necessidade de formação continuada estimulou a criação de uma nova terminalidade, voltada ao ensino, ao fazer e à pesquisa em artes, respondendo também à demanda dos alunos egressos dos Cursos de Artes da UFPel, e de outras Universidades.

O novo curso de Pós-Graduação do Centro de Artes a partir de 2010 recebeu a denominação de Especialização em Artes – Área de Concentração : Artes Visuais. É composto por duas terminalidades: Patrimônio Cultural e Ensino e Percursos Poéticos. As duas terminalidades do novo Curso de Especialização em Artes realizam seleção de candidatos e começam suas diferentes atividades letivas no primeiro semestre de cada ano.