Patrimônio Cultural

Obrigatórias

  • Legislação e Órgãos de Proteção Nacional e Internacional – 34h/aula

Ementa: História e evolução dos regulamentos nacionais e internacionais de preservação do patrimônio cultural, com ênfase na legislação atual, órgãos e instituições de apoio.

  • Produção Textual – 34h/aula

Ementa: Teoria e prática da leitura e da escritura. Articulação do texto escrito. Dimensão discursiva do texto. Linguagem e argumentação.

  • Princípios de Conservação e Guarda – 51h/aula

Ementa: Procedimentos técnicos para o manuseio, conservação e armazenagem de bens culturais. Análise e estudos de exibição e adequação ambiental.

  • Cadastramento e Registro – 34h/aula

Ementa: Procedimentos e metodologia da abordagem de bens culturais. O levantamento cadastral e os recursos gráficos de registro e arquivo. Sistematização e leitura teórico/crítica das informações coletadas.

  • Historia e Teorias do Restauro – 51h/aula

Ementa: Estudo das interferências restaurativas processadas em diferentes períodos da história, desde a Antiguidade ao final do século XIX e princípios do XX, quando surgiram vários teóricos com diferenciadas ideologias restaurativas. Conhecer estas variadas ideologias que decorreram na disciplina ou ciência da restauração.

  • Estratégias de Conhecimento e Divulgação do Patrimônio Cultural -68h/aula

Ementa: Instrumentalização pedagógica teórico-prática para atuação em programas que objetivem ações educacionais de preservação e conservação do patrimônio cultural. Técnicas e procedimentos de elaboração de material didático-visual.

  • Metodologia da Pesquisa voltada para as áreas artísticas ou culturais – 51h/aula

Ementa: Elaboração de projeto da pesquisa de acordo com as normalizações técnico-científicas. Construção do objeto de investigação usando procedimentos lógicos, analíticos e críticos. Escolha e utilização de metodologia e aparato teórico adequado para o desenvolvimento do projeto.

  • Seminário de Orientação – 51h/aula

Ementa: Assessoramento e crítica dos trabalhos individuais pelos professores orientadores, visando a elaboração final da proposta de monografia. Conteúdo programático e desenvolvimento a cargo dos orientadores, conforme as especificidades apresentadas.

Optativas

  • Arte, História e Pensamento nos Séculos XIX e XX  – 51h/aula

Ementa: Análise das manifestações artísticas como produto e produção de idéias geradas no contexto social do Brasil, a partir de suas relações com as correntes filosóficas dos respectivos períodos históricos.

  •  Modernidade e Ruptura – 51h/aula

Ementa: Estudo da relação entre os conceitos de antigo e moderno no Ocidente e a forma como ambos se legitimam nas práticas de conservação de valores ou de suas substituição/renovação.