Ensino e Percursos Poéticos

Obrigatórias

  • Semiótica, Comunicação e Arte – 51h/aula

Ementa: Conceito de semiótica segundo as principais escolas. Comunicação e significação. Arte e linguagem. As contribuições da semiótica para compreensão dos fenômenos artísticos e comunicacionais

  • Metodologia da Pesquisa voltada para as áreas artísticas ou culturais – 34h/aula

Ementa: Elaboração de projeto de pesquisa de acordo com as normalizações técnico-científicas. Construção do objeto de investigação usando procedimentos lógicos, analíticos e críticos. Escolha e utilização de metodologia e aparato teórico adequado para o desenvolvimento do projeto.

  • Produção Textual – 34h/aula

Ementa: Teoria e prática da leitura e da escritura. Articulação do texto escrito. Dimensão discursiva do texto. Linguagem e argumentação.

  • Novas Tecnologias e Mídias Contemporâneas -51h/aula

Ementa: A presença das novas mídias e tecnologias na produção artística e no sistema das artes através da história, com ênfase na contemporaneidade.

  • Filosofia, Arte e Educação – 51h/aula

Ementa: Abordagem das relações entre filosofia, arte e educação. Análise de textos filosóficos, de artistas, de críticos, e de profissionais da educação. Debate sobre as relações do pensamento filosófico, processo criativo e educativo dentro de um contexto histórico-cultural, do século XVIII ao século XXI.

  • Iconologia da Arte – 51h/aula

Ementa: Através de diferentes leituras de obras de arte, a disciplina apresenta um panorama da produção artística dos séculos XIX, XX e XXI, relacionando-o com os contextos políticos e sociais dos diferentes períodos.

  • Arte e Cultura na América Latina – 51h/aula

Ementa: Desenvolve investigações acerca das manifestações artísticas e culturais na América Latina ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, as diferentes produções, popular e erudita, interpretação de conceitos e interesse mediante as relações com os sistemas de aliança e modelos políticos educacionais locais no mundo.

  • Seminário de Orientação – 51h/aula

Ementa: Assessoramento e crítica dos trabalhos individuais pelos professores orientadores, visando a elaboração final da proposta de monografia. Conteúdo programático e desenvolvimento a cargo dos orientadores, conforme as especificidades apresentadas.

Optativas

  • Modernidade e Ruptura – 51h/aula

Ementa: Estudo da relação entre os conceitos de antigo e moderno no Ocidente e a forma como ambos se legitimam nas práticas de conservação de valores ou de suas substituição/renovação.

  • Trabalho Docente e Tendências Contemporâneas no Ensino das Artes Visuais – 51h/aula

Ementa: Tem-se como preocupação desenvolver investigações sobre os processos de trabalho docente e as trajetórias de professores de Artes Visuais, incluindo estudos que envolvam os saberes e tendências pedagógicas contemporâneas.

  • Percursos Poéticos – 51h/aula

Ementa: Desenvolver o estudo prático/teórico sobre o processo de criação. Metodologia da pesquisa em poéticas visuais aplicada às artes das visualidades e a outras artes. Reflexão acerca dos procedimentos de instauração da produção.

  • Retórica da Arte e do Design nos séculos XX e XXI – 51h/aula

Ementa: A imagem nos séculos XX e XXI.  As características visuais contemporâneas. As novas tecnologias e suas influências estéticas. As modalidades de representação nos séculos XX e XXI. Retórica de soluções criativas e inovadoras da comunicação visual. Estudo de imagens. Desenvolvimento de pesquisas e trabalhos individuais. Artigos. Seminários.

  • Pesquisa-Ensino e Formação de Professores em Artes Visuais – 51h/aula

Ementa: Estudo das abordagens sobre pesquisa e Ensino nas Artes Visuais e suas relações com a formação de professores na área. Desenvolvimento de pesquisas a partir de práticas reflexivas no Ensino de Artes Visuais, visando a formação do professor-pesquisador.

  • Arte, Cultura e Diversidade – 51h/aula

Ementa: Estudo e análise crítica das expressões artístico-culturais brasileiras e seu pertencimento aos grupos sociais, com vistas a definir metodologias de trabalho na área das artes, na busca de transformações positivas em termos de identidade, respeito as diferenças e desenvolvimento social.

  • Novas Tecnologias e Ensino das Artes Visuais – 51h/aula

Ementa: Análise das mudanças no processo de ensino e aprendizagem bem como dos ambientes de aprendizagem a partir da evolução da informática. Caracterização das tecnologias digitais e alterações na produção, pesquisa e linguagem das Artes Visuais. Estudo da integração das Artes Visuais com as tecnologias digitais como fonte de novas possibilidades para o ensino das Artes Visuais. Desenvolvimento de pesquisas a partir de práticas aproximando Artes Visuais, Ensino e Tecnologia.