Corpo docente

Lista de pesquisadores ligados à Pós-Graduação em Artes (PGA) – Especialização Lato Sensu – Área de Concentração:  Artes Visuais.

 

Professores permanentes:

Ana Lúcia Costa de Oliveira – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFPel
Possui graduação em Escola de Belas Artes pela Universidade Federal de Pelotas (1972), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1977) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio ambiental urbano, tipologia arquitetônica, estudos morfotipológicos, indicadores urbanísticos para políticas de gestão e graus de descaracterização e níveis de preservação. Doutorado PROPUR/UFRGS
E-mail  – lucostoli@gmail.com
Lattes

Carlos Alberto Ávila Santos – Centro de Artes/UFPel
Graduado em Licenciatura em Educação Artística, pelo Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas (1982). Especialista em Arte e Cultura Barroca, pelo Instituto de Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (1991). Mestre em Teoria, Crítica e História da Arte, pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Doutor em Arquitetura e Urbanismo, área de Conservação e Restauro, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. É Coordenador do Curso de Especialização em Artes do Centro de Artes da UFPel. Integra o corpo docente do Curso de Especialização em Artes e do Curso de Mestrado em Artes do Centro de Artes/UFPel, e do Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, do Instituto de Ciências Humanas/UFPel. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte e em Patrimônio Cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, história da arte e história da arquitetura.
E-mail  – betosant@terra.com.br
Lattes

Caroline Leal Bonilha (Coordenadora) –  Centro de Artes/UFPel
Professora de Arte e Cultura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. É licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2008), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2011), e mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (2010), também pela UFPel. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História e Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, discurso, cultura e gênero.
E-mail  – carolinebonilha@yahoo.com.br
Lattes

Larissa Patron Chaves – Centro de Artes/UFPel
Professora Adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Possui Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (1995), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), e Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008), com estágio na Universidade do Porto, Portugal (2006). Tem experiência na área de Arte e História, com ênfase em Teoria, História e Crítica de Arte, Metodologia da Pesquisa e Ensino da Arte. Possui trabalhos desenvolvidos na área de mobilidade acadêmica na UFpel, orientando estágios de graduação através de convênios com universidades latino americanas, portuguesas e espanholas. Atualmente é coordenadora do laboratório de Imagem e Política, ligado ao Programa de Pós Graduação em História, no
Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. Atua principalmente nos seguintes temas: fronteiras e identidades disciplinares, imaginário e representações, imigração portuguesa, história colonial, iconografia sacra.
E-mail  – larissapatron@gmail.com
Lattes

Lauer Alves Nunes dos Santos – Centro de Artes/UFPel
Possui graduação em Pintura pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado junto ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, diretor adjunto do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e Coordenador do Núcleo de Curadoria na mesma instituição. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, design, identidade e semiótica.
E-mail  – lauer.ufpel@gmail.com
Lattes

Maristani Polidori Zamperetti – Centro de Artes/UFPel
Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado, na Linha de Pesquisa “Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas”. Coordenadora do Projeto Artes Visuais do Pibid/UFPel – 2014. Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Professora do Curso de Pós-Graduação em Artes ? Especialização Lato Sensu ? Área de Concentração: Artes Visuais, Terminalidades: Patrimônio Cultural, Ensino e Percursos Poéticos (2012-2014). Licenciada em Educação Artística – Artes Plásticas (1987) e Bacharel em Pintura (1990). Especialista em Arte-Educação, Artes Plásticas (1990) pelo ILA/UFPel. Atuou com Professora Pesquisadora I no Curso de Licenciatura em Educação do Campo – CLEC/UFPel – Universidade Aberta do Brasil – UAB (2013-2014). Como professora substituta no Departamento de Ensino da FaE, ministrou disciplinas na área de Didática, Metodologia e Prática de Ensino de Artes e Formação de Professores (2007-2009). No período de 1991 a 2010 atuou como professora de Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS.
E-mail  – maristaniz@hotmail.com
Lattes

Rosemar Gomes Lemos – Centro de Artes/UFPel
Com PhD na área de Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/PT, é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas – Brasil. Lotada no Centro de Artes, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, é membro do Colegiado de Curso e da Pós-graduação em Artes. Leciona as disciplinas de Arte e Cultura Afro-brasileira,;Arte, Cultura e Diversidade; Cadastro Técnico Multifinalitário (no Centro das Engenharias), Desenho Técnico e Geometria Descritiva (Centro de Desenvolvimento Tecnológico). Faz parte do Comitê Científico da Revista VOX MUSEI Arte e Patrimônio, vinculada a Universidade Federal do Piauí, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/PT e Grupo de Pesquisa CNPQ – Vox Musei Arte e Patrimônio. É membro do CIEBA (Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/PT; Parecerista do periódico Cadernos do LEPAARQ; Membro do Grupo de Pesquisa Cosmologias, Lógicas de Ação e Manifestações Expressivas de Grupos Afrodescendentes-UFPel. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1988), professora graduada em ESQUEMA 1 pela Universidade Católica de Pelotas (1995), Mestre em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e PhD na área de novos materiais pela Universidade de Aveiro – Portugal (2005). As áreas de atuação em pesquisa referem-se aos seguintes temas: patrimônio histórico material e imaterial, cultura indígena e afro-brasileira, formação de professores de Artes; educação ambiental, recursos didáticos interdisciplinares e gráfica computacional.
E-mail  – rosemar.glemos@gmail.com
Lattes

Ursula Rosa da Silva – Centro de Artes/UFPel
Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação (UFPEL/2009). Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas, desde 1995. Diretora do Centro de Artes da UFPel, desde 2013. É professora do programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel), do qual é coordenadora adjunta, atuando na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. Foi professora no Mestrado de Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL), de 2007 a 2012, atuando na linha de Memória e Identidade. É líder do grupo de pesquisa: NEAP – núcleo de estudos em artes e patrimônio, junto ao CNPq. Orienta trabalhos de pesquisa em nivel de Graduação (iniciação científica, monografias de TCC) e Pós-graduação (especialização e mestrado) desde 1996. Desenvolve os projetos de pesquisa: A Caixa de Pandora- mulheres artistas e
mulheres pensadoras no século XX, e Revisitando o ILA (1969-1989), projetos que contam com dois bolsistas de iniciação científica (CNPq e FAPERGS). Coordena o SIGAM: Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória, que ocorre em Pelotas (2008/2009/2011). É membro da ABCA (Associação Brasileira de Crítica de Arte), faz parte da Comissão de Consultoria do MALG (Museu Leopoldo Gotuzzo/Pelotas), é membro do corpo editorial da Revista on-line Memória em Rede (UFPEL), e da Revista da Fundarte. Coordenou o Projeto Arte na EScola (Pólo UFPEL) de 2010 a 2013, orientando quatro bolsistas de extensão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Filosofia da arte e estética, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica de arte, cultura visual, gênero, estética e cotidiano na contemporaneidade. Tem trabalhado também no tema da interdisciplinaridade relacionando os ensinos de filosofia e arte.
E-mail  – ursularsilva@gmail.com
Lattes

Professores colaboradores:

Juliane Conceição Primon Serres – Instituto de Ciências Humanas/UFPel
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Museologia – Universidad de Granada – Espanha (2010), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). É professora na Universidade Federal de Pelotas – Curso de Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Tem experiência na área de Museologia e História. Pesquisa principalmente no seguintes temas: história da saúde pública, museus e patrimônio.
E-mail  – julianeserres@gmail.com
Lattes

Luis Eduardo Xavier Rubira – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política/UFPel
Luís Rubira possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (2009), com estágio de estudos na Université de Reims Champagne-Ardenne/França (2007-2008) e pós-doutorado em Filosofia pela Université de Reims Champagne-Ardenne (2014-2015). É Professor Adjunto de Filosofia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN), do GT-Nietzsche da ANPOF, do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN) e Editor Associado da Revista Dissertatio. Atua na área de Filosofia, com ênfase em Ética e História da Filosofia Moderna e Contemporânea. Suas linhas de Pesquisa são Nietzsche e Filosofia Política Contemporânea. Tem como foco os seguintes temas: moral, tempo, valores, transvaloração, eterno retorno.
E-mail  – luiseduardorubira@gmail.com
Lattes

Micheli Martins Afonso – Instituto de Ciências Humanas/UFPel
Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural com foco na linha de pesquisa instituições de memória e gestão de acervos. Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais/UFPEL. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Concluiu seu estágio curricular do curso de Conservação e Restauro no Museu Nacional de Soares dos Reis – Porto/Portugal. Estudou dois semestres, em regime de mobilidade acadêmica, na Universidade Católica Portuguesa – Porto, no Curso de Licenciatura em Conservação e Restauro. Realizou no período de outubro de 2012 a fevereiro de 2013 uma capacitação profissional, através da sua inserção na equipe de Conservação e Restauro do Museu Nacional de Soares dos Reis/Porto, sob o abrigo de uma bolsa do Ministério da Cultura brasileiro. Foi bolsista no Programa de Educação Tutorial – PET. Atualmente é professora substituta do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas/RS.
E-mail  – mimafons@gmail.com
Lattes

Ney Roberto Vattimo Bruck – Centro de Artes/UFPel
Doutorado em Psicologia pela PUCRS (2007), com Mestrado em Educação/Psicologia da Educação (UFRGS, 1989) e Graduação em Filosofia (UFRGS, 1985). Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas e Curso de Especialização em Atenção Psicossocial.Líder do Grupo de Pesquisa em Psicologia das Emergências. Tenho formação em psicoterapia pela Escuela de Psicologia Nacional de Buenos Aires, direção de Alfredo Moffatt (1992), e Psicoterapia Corporal Reichiana (Ernani Trotta, 1998). Sou habilitado pelo EMDR Institute Inc., método terapêutico para transtornos de ansiedade e estresse pós-traumático. Destaco como experiência anterior, atuação em três áreas: como Técnico em Educação na Secretaria do Trabalho e Ação Social/RS por 13 anos, desenvolvendo programas de qualidade de vida e educação popular; experiência na implementação de projetos e docência há 20 anos em universidades,
organizações públicas e privadas nas áreas de saúde, educação e psicologia; experiência de 18 anos de clínica com psicoterapia individual e grupos. Em 2009, publiquei o livro Primeiros Auxílios Psicológicos Angústia Pública e Psicologia das Emergências, pela Editora Gênese. Áreas de atuação: Psicologia das Emergências e Saúde Mental.
E-mail  – neybruck@gmail.com
Lattes

Noris Mara Pacheco Martins Leal – Instituto de Ciências Humanas
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Doutoranda do Programa de Museologia da Universidade Lusófona de Ciências e Tecnologia – Liboa. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Pelotas, Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do Núcleo de Museus da UFPel, Presidente da Comissão de IMplantação do Museu do Doce da UFPel. Atua como ministrante de cursos para o IBRAM/MINC e para o Sistema Estadual de Museus/RSTem experiência na área de História, com ênfase em Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acervo, museu, museologia, memória e patrimônio.
E-mail  – norismara@hotmail.com
Lattes

Thais Cristina Martino Sehn – Centro de Artes/UFPel
Mestra em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a dissertação As possíveis configurações do livro digital nos suportes digitais (UFRGS RS, 2014); especialista em Conservação e Patrimônio Cultural (UFPel RS, 2012) e bacharel em Design Gráfico (UFPel RS, 2009). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Memória Gráfica: design, tradição e sociedade (UFPel, 2011/2015) e Laboratório de Artefatos Digitais (LAD) (UFRGS, 2012/2015). Professora substituta do Colegiado de Design do Centro de Artes (UFPel, 2014/2016) e do curso de Pós-Graduação em Artes, na linha de Patrimônio Cultural (Especialização Lato Sensu) (UFPel, 2015/2016). Área de interesse e atuação em Comunicação, Artes e Design com ênfase em Design Editorial, Teoria e Crítica do Design, Design Digital e Patrimônio Cultural.
E-mail  – crisehn@hotmail.com
Lattes