UFPel venceu no xadrez e foi a três finais nos jogos estaduais

Alunos tiveram alto desempenho nos Jogos Universitários Gaúchos disputados em Pelotas

textos: Antonio Peixoto / assessoria Projeto Jogos da UFPel

fotos: divulgação / identificação está no nome dos arquivos

Os alunos da Universidade Federal de Pelotas não só foram bons anfitriões dos Jogos Universitários Gaúchos, como mostraram quem fazem frente às equipes do estado. No penúltimo fim de semana Pelotas sediou os jogos de handebol, basquete e partidas de xadrez e, de quebra, os atletas da UFPel levaram o título estadual por equipe e individual masculino nos tabuleiros e conquistaram o vice-campeonato nas quadras nas outras duas modalidades.

No basquete masculino, a UFPel participou com os  times da UFRGS, Furg , Feevale, UCS e Unisinos, obtendo a segunda colocação. No basquete feminino, a UFPel disputou o título estadual com a UFRGS em dois jogos e acabou também com o vice-campeonato. No handebol masculino, a Federal de Pelotas também foi vice-campeã, jogando com Unipampa, Feevale, Faculdade Anhanguera, Urcamp e a UFRGS.  No handebol feminino, a UFPel obteve em terceiro lugar, enfrentando a Facos, Feevale e UFRGS. No xadrez, por equipes, a UFPel foi imbatível e conquistou o título estadual. Individualmente também foi a melhor: o 1º lugar foi do aluno Leonardo Sampaio, da Medicina, o 2º lugar ficou com Natanael Cardoso, da Educação Física e o 3º lugar com Bruno Lucci, da Medicina.

Na avaliação do professor Mario Azevedo Júnior, da Educação Física, “os resultados esportivos foram fantásticos se comparados a 2014, quando a UFPel iniciou sua participação no Jogos Universitários Gaúchos”. Estiveram envolvidos também na organização os docentes Alexandre Marques, Rose Silva, Marcelo Cavalli, Eduardo Merino e Francisco José Tavares da ESEF. Os jogos tiveram apoio do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, SESI, IFSul e CAVG que colaborarem com o empréstimo de locais de competição e alojamentos.

Os 36º Jogos Universitários Gaúchos são realizados pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes até 5 de julho, em Porto Alegre, Pelotas, Campo Bom e Novo Hamburgo. Nos dias 04 e 05 do próximo mês a UFPel participa da competição de voleibol masculino. A finalidade dos Jogos é promover a integração das Instituições de Ensino Superior através de atividades desportivas e desenvolver o intercâmbio desportivo. O torneio também serve de seletiva estadual para os 63º Jogos Universitários Brasileiros, uma espécie de olimpíadas entre as instituições.

Publicado em 16/06/2015, na categoria Jogos Universitários Gaúchos.