Festa das equipes participantes marca abertura dos Jogos da UFPel

A tarde do último sábado (9) foi de vibração e muito barulho no Ginásio da Escola Superior de Educação Física da UFPel. Delegações de diferentes cursos e unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas reuniram-se para celebrarem o início de mais uma edição dos Jogos da UFPel, que também já começou a realizar a primeira de suas competições, na modalidade Handebol.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da Universidade, Mauro Del Pino, pelos diretores da Escola Superior de Educação Física, Alexandre Marques, da Faculdade de Direito, Alexandre Gastal, da Faculdade de Medicina, Vera Silveira, e da Faculdade de Odontologia, Adriana Etges, e do assessor da Vice-Reitoria, Paulo Ferreira. Em seu discurso, o diretor anfitrião dos Jogos defendeu a promoção do esporte. “Fomentar a prática de atividade física é trabalhar pela melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirmou Marques.

Após a entrada das equipes – Agronomia, Arquitetura, Direito, Engenharias, Educação Física, Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Física e Matemática, Medicina, Odontologia e Relações Internacionais -, ocorreu apresentação do Grupo Universitário de Dança (Grud), que trouxe a coreografia “Quebre o silêncio”, um estudo sobre o tráfico internacional de pessoas. Uma estudante, representando os competidores, recitou, no final do ato, o juramento dos atletas, por meio do qual foi invocado o espírito de lealdade e solidariedade nas competições.

DSC_3148 DSC_3174web

Incentivo ao esporte universitário

Para Del Pino, esse tipo de jornada esportiva é de grande valor pela possibilidade de integração entre os diferentes cursos, que muitas vezes são separados até mesmo geograficamente, pela localização de suas unidades. Outra bandeira que o reitor lembra ser levantada durante a realização dos Jogos é a cultura da paz: “É um objetivo importante, para que os estudantes da UFPel se constituam enquanto pessoas que combinem iniciativa e determinação, mas também solidariedade”.

Já o professor Mário de Azevedo Junior considera a competição a realização de um sonho, que passou a ser concretizado em 2013, com a primeira edição. Segundo o docente, a iniciativa foi fruto da vontade de um grupo da Esef, mas também de muitos estudantes da Universidade, que já vinham reunindo-se em associações atléticas e reivindicavam uma atividade esportiva que integrasse a instituição como um todo.

Azevedo destaca o crescimento rápido do evento a cada edição, onde a cada ano somam-se cerca de 200 atletas: na primeira edição, estiveram envolvidos 600 estudantes; no último ano, 800. Para este ano, a previsão é que mais de mil participem das atividades, tanto pela adesão de novas equipes, quanto pela implantação de novas modalidades – xadrez e natação. As competições, que incluem ainda handebol, basquete, vôlei e futsal, se estenderão até o mês de novembro.

O sucesso dos Jogos da UFPel motivaram a ampliação da iniciativa, que, sob o nome “UFPel Esportes”, passou a formar equipes representativas da instituição em diversas modalidades esportivas, que incluem algumas que são praticadas nos Jogos, além de judô e atletismo. Uma das competições que recebe essas equipes são os Jogos Universitários Gaúchos (JUGS). Além disso, a cidade de Pelotas também receberá uma etapa desse evento, reunindo, nos dias 13 e 14 de junho, 300 estudantes do estado.

Handebol

Os times classificados para a fase final do torneio de handebol foram conhecidos depois de 15 jogos do masculino e nove do feminino, todos realizados no Ginásio da Esef. No feminino, o jogo com maior número de gols foi na vitória esmagadora da Atlética da Esef sobre a Medicina por 20 a 1. Os jogos definiram os semifinalistas do feminino que entram em quadra no dia 30, sábado, a partir das 14h: Atlética da Esef x Engenharias e FAURB x Odonto.  Os vencedores fazem a final às 16h40min.  No masculino, os 16 gols do Direito contra os  nove da Administração marcaram a partida com maior escore na primeira fase. Desta forma, foram definidas as quartas de final no masculino: Engenharias x Medicina, Agronomia x Odonto, Direito x Administração, Esef x História/Economia. As partidas começam às 9h e a grande final será às 17h30min.  No dia 23 de maio será a vez do xadrez e da natação no Clube Brilhante. Confira todos os resultados e as próximas fases do handebol no arquivo.

Resultados-e-Proxima-Fase-Handebol

Publicado em 12/05/2015, na categoria Jogos Ufpel.