COORDENAÇÃO CURSOS DE LICENCIATURA

Prezados docentes, técnicos administrativos, alunos e funcionários, Venho por meio deste comunicado, agradecer a todos vocês pela participação, colaboração e compreensão nestes dois anos frente ao colegiado.

Foram dois anos de muita aprendizagem. Anos que começaram com um Curso Noturno ainda na penumbra e que pouco a pouco foi ganhando vida. Dois anos de muito trabalho sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura com a primeira visita in loco do Ministério de Educação, com tudo que isto demanda. Dois anos de muita inversão na informação e na transparência dos processos vinculados ao colegiado, começando por receber os alunos do primeiro semestre com a apresentação do funcionamento do curso, com todas as suas possibilidades e aquelas que a ESEF proporciona para o enriquecimento de sua formação, mérito alcançado juntamente com a colaboração do PET e da Direção. Vivenciamos a inserção do Cobalto no nosso cotidiano, com muitas críticas e resistências e saímos a diante. Implantamos a nova proposta de funcionamento do Núcleo Docente Estruturante conformando um importante grupo de trabalho voltado nas decisões pedagógicas, que vem trabalhando sobre várias questões que não estavam claras nos nossos Projetos como, por exemplo, no que tange aos Estágios Supervisionados. Trabalho este que tem sido realizado não só dentro de nossa casa ESEF, senão também na Secretaria Municipal de Educação e Desporto, na 5º CRE, e nas diferentes escolas municipais, estaduais e federais. Retomamos o processo de avaliação dos nossos cursos, permitindo aos alunos manifestarem oficialmente sua opinião. Questões essas que vão além do dia a dia do nosso colegiado, dia a dia de matrículas (solicitação, correção, matrícula especial, trancamento de disciplinas, trancamento geral de matrícula), aproveitamentos, orientações, gestão com outros departamentos e coordenadorias externos aos da ESEF. Trabalho que, devido ao atual momento da universidade, não deixou de ser realizado apesar da ausência de número ideal de funcionários técnicos administrativos e inclusive ausência plena no último mês.

A consecução de cada uma dessas tarefas somente foi possível pela participação de todos e principalmente pelo apoio da Direção, hoje representada pelos Professores Alexandre Carriconde Marques (Diretor) e Mário Renato de Azevedo Júnior (Vice‐Diretor). Meus mais sinceros agradecimentos!

Sem dúvida, este foi só o início de muitas melhorias que se fazem necessárias e espero que continuem ocorrendo com o novo Coordenador de Colegiado dos Cursos de Licenciatura, Prof. Francisco José Pereira Tavares a quem desejo muito sucesso nesta trajetória e a quem estou passando todas as todas as informações e lista de tarefas em andamento.

Prezados técnicos administrativos, colegas e alunos, também gostaria de deixar registrados meus mais sinceros agradecimentos por todo o apoio, por toda a compreensão e sobretudo, por toda a paciência que se fez necessária nesses dois anos.   Obrigado!!!

Profª Fernanda de Souza Teixeira

Publicado em 23/04/2015, na categoria Informes Acadêmicos.