Projeto UFPel Esportes 2014: muitos motivos para comemorar

O ano de 2014 foi um marco na história esportiva de nossa Universidade. O trabalho iniciado em 2013 com a organização dos Jogos da UFPel teve um rápido crescimento e, em pouco tempo, pode comemorar excelentes resultados. Além dos Jogos da UFPel, que alcançou expressiva participação da comunidade acadêmica e que premiou os cursos de Direito (masculino) e Medicina (feminino) como os campeões do ano, as equipes representativas da universidade também fizeram bonito em diversas competições.

Basquetebol

As equipes feminina e masculina da UFPel dirigidas pelo Prof. Mario Azevedo Júnior foram 2º e 3º lugares, respectivamente, nos Jogos Universitários Gaúchos – JUGs – em 2014. Além disso, a equipe feminina do projeto foi base do grupo que representou Pelotas nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul – JIRGS -, obtendo o 3º lugar estadual. Cabe destacar também a terceira colocação da equipe masculina nos Jogos Abertos de Pelotas – JAPs -, com o aluno Yannick Soares (ESEF) sendo eleito para a seleção da competição.

Handebol

A equipe masculina de handebol fez uma excelente competição e conquistou a 4ª colocação nos JUGs. Outro fato que merece destaque é que a UFPel também se fez representar no JAPs com suas equipes masculina e feminina. As meninas fizeram bonito e classificaram em 3º lugar. As alunas Thais Pereira e Iohana Steinwandter foram escolhidas para a seleção da competição. O trabalho com a modalidade de handebol é de responsabilidade da Profa. Rose Meri Silva.

Voleibol

A equipe feminina de voleibol, ligada ao projeto ADESP/ESEF/UFPel sagrou-se campeã dos JAPs 2014, tendo Silvia Almeida, Roberta Mecking e Fernanda Nedel indicadas para a seleção da competição. Além disso, a levantadora Silvia Almeida foi escolhida como a melhor jogadora da final. A equipe comandada pelo Prof. Renato Rochefort também representou o município de Pelotas nos JIRGS desse ano. Já a equipe masculina da UFPel, liderada pelo aluno de doutorado Márcio Peixoto obteve o 4º lugar nos Jogos Universitários do Rio Grande do Sul e o 3º lugar no JAPs. Por fim, os alunos Maurício Soares e Mateus Parlow foram eleitos para a seleção do JAP.

Xadrez e Judô

Os alunos Arthur Ruiz Patroclo (xadrez) e Martaliz Dimare (judô) foram campeões estaduais em suas modalidades durante o JUGs desse ano. Dessa forma representaram o estado nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs – realizados em Aracajú no mês de novembro.

Equipe Feminina Basquetebol

Equipe Masculina Basquete

Equipe Masculina Basquetebol

Equipe Masculina Handebol

Equipe Feminina Handebol

Equipe Feminina Voleibol

Equipe Masculina Voleibol

Publicado em 05/12/2014, nas categorias Jogos Ufpel, Jogos Universitários Gaúchos.