ESEF/UFPel e Fundergs firmam parceria

Esef sediará polo de desenvolvimento do esporte e lazer

No último dia 27 de junho, o diretor da Escola Superior de Educação Física (Esef), professor Alexandre Carriconde Marques, representando o reitor da UFPel, Mauro Augusto Burkert Del Pino, firmou convênio com a Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs), para instalação na Universidade de um dos Polos de Desenvolvimento do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Os referidos polos visam incrementar as políticas públicas de esporte e lazer no estado, articulando em conjunto com o segmento esportivo regional, incentivando o desenvolvimento e a qualificação nas três dimensões do esporte (educacional, rendimento e participação). Caberá à Esef/UFPel a coordenação do 7o. Polo Regional junto a 29 municípios da região sul.

Segundo Alexandre Marques, a realização deste projeto oportunizará o desenvolvimento de ações de ensino, extensão e pesquisa, que contribuirão na formação dos alunos de graduação da Universidade.

Dentre os objetivos do polo estão a diversificação e ampliação da oferta de cursos de qualificação e capacitação para profissionais de educação física e gestores municipais, e a investigação das realidades locais, identificando necessidades e potencialidades de cada região no que se refere ao desenvolvimento do esporte e lazer, construindo, em conjunto com a comunidade esportiva local, as prioridades na execução das políticas públicas.

O polo regional também proporcionará subsídios para a elaboração de projetos, captação de recursos financeiros e fomento do esporte e lazer em cada cidade.

Além diretor da Esef, participaram da solenidade o secretário estadual de Esporte e Lazer do RS, professor Ricardo Petersen e o presidente da Fundergs, professor Claudio Gutierrez.

Publicado em 04/07/2014, na categoria Sem categoria.