PROGRAMAÇÃO

 

 

06/10 · CONFERÊNCIA DE ABERTURA

08h40 – “Tendências e Perspectivas para a Pesquisa em Música no Brasil”

Conferencista: Dra. Sonia Ray – contrabaixista, pesquisadora e professora titular da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mediação: Germano Gastal Mayer (UFPEL)

 

06/10 · SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 1

Moderador: Marcio de Souza
Suplente: Werner Ewald

10h45 – COM. 01

Teste de habilidades específicas: uma reflexão sobre a aplicação do THE no âmbito dos cursos de Música Popular

Comunicador(es): Alinson da Silva Alaniz

11h00 – COM. 02

De mudanças de paradigma à totalidade invisível: diálogos entre Funk, educação musical e etnomusicologia

Comunicador(es): Juliana Schwingel Broilo, Luís Fernando Hering Coelho

11h15 – COM. 03

Encontros didáticos em Trompa para fanfarras e bandas marciais da Bahia resultados alcançados a partir de um “neocoletivo virtual”

Comunicador(es): Geanderson Brito do Carmo

11h30 – COM. 04 

Brazil Instrumentarium: uma experiência de arquivo online

Comunicador(es): Alice Lumi Satomi; Eraldo Kelvin Brasil De Azevedo; Mattews Asaph Domingues Sol Sol; Larissa De Souza Mendes

11h45 – COM. 05 

Partituras da Banda Municipal de Porto Alegre: notícia de um acervo histórico

Comunicador(es): Álvaro Santi

12h00 – Debates SC1

06/10 · SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 2

Moderador: Germano Mayer
Suplente: Márcio de Souza

14h00 – COM. 06

Um buquê de flores da eloquência; uma proposta didática de ornamentação livre para a quarta trio-sonata do Opus III de Arcangelo Corelli

Comunicador(es): Roger Lins De Albuquerque Gomes Ribeiro

14h15 – COM. 07

Estudos para violão: peças iniciais

Comunicador(es): Guido Mascarenhas Tornaghi; Luiz Fernando Rocha Dias Junior; Clayton Vetromilla

14h30 – COM. 08

Estado da arte: um levantamento bibliográfico sobre a preparação para a performance musical

Comunicador(es): Rafael Mendes Ávila; Rogério Tavares Constante; Jean Carlos Gomes Da Costa

14h45 – COM. 09

Così fan tutte, trechos da ópera de W. A. Mozart: uma ação do projeto de pesquisa Performance do Repertório Vocal

Comunicador(es): Yarana Ester De Campos Borges; Marcelo Mendonça Schuch; Octávio Amaral Machado; Renata Da Silva Gonçalves;J oão Alberto Dos Santos Ferreira Filho; Izabella Camila Domingos Santos; Gabriel Luca De Souza Ribas; Cristine Bello Guse

15h00 – COM. 10

Breve reflexão sobre o vibrato vocal na interpretação de obras vocais do período Barroco inicial

Comunicador(es): Cristiano Brenner Mariotti; Octávio Amaral Machado; Yarana Ester De Campos Borges; Patrícia Cristina Perote Do Nascimento; Cristine Bello Guse

15h15 – Debates SC2

06/10 · SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 3

Moderador: Werner Ewald
Suplente: Luís Fernando Hering Coelho

15h55 – COM. 11

Territorialidade roqueiras no interior de Goiás: os festivais independentes em territórios sertanejos

Comunicador(es): Marcos Roberto Pereira Moura

16h10 – COM. 12

Taiyo Ongakutai no “Sertão do Caicó”

Comunicador(es): Alexandre Fernandes Maia

16h25 – COM. 13

“Não é o que tu pede”: um estudo sobre a pala e o beat de Negreen e Ric Drugs

Comunicador(es): David Do Amaral Cruz

16h40 – COM. 14

“Mas todo sangue derramado, em cima d’uma catatumba. Quem cometeu os seus pecados, peça perdão ao Tranca-Ruas” – som, preconceito e morte em um terreiro de Umbanda

Comunicador(es): Renata Schmidt de Arruda Gomes

16h55 – COM. 15

Considerações sobre a trajetória do “organillo” e dos “organilleros” na Cidade do México

Comunicador(es): Karen Vanessa Aguilar Renderos

17h00 – Debates SC3

07/10 · SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 4

Mediador: Rafael Noleto
Suplente: Germano Mayer

08h40 – COM. 16

Uma breve análise sobre caminhos alternativos para o aprendizado da notação musical tradicional com crianças

Comunicador(es): Ezequiel Francisco Sieba

08h55 – COM. 17

Desenvolvimento de uma metodologia para o ensino do gênero Choro no contexto escolar

Comunicador(es): Jonas Eliasar Gonçalves Meireles

09h10 – COM. 18

O regional como adjetivo e como designação para conjunto musical: ressignificações e apropriações a partir da análise do conteúdo do periódico Radiocultura (1928-1932)

Comunicador(es): Silvia Maria Pires Cabrera Berg; Márcio Modesto

09h25 – COM. 19

O espaço público urbano de Londrina enquanto lugar de práticas musicais

Comunicador(es): Lara Britto Moratto

09h40 – COM. 20

Grupo de estudos “Criação Musical e Tecnologias” como ferramenta auxiliar no processo de ensino em composição

Comunicador(es): Felipe Merker Castellani; Danilo Marostega Salvade

09h55 – Debates SC4

07/10· SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 5

Moderador: Luís Fernando Hering Coelho
Suplente: Rafael Noleto

10h45 – COM. 21

Pierrot Lunaire e o Dante Negro: Um ciclo de canções para voz e instrumentos

Comunicador(es): Acácio Tadeu De Camargo Piedade; Silvio Mansani Da Silva

11h00 – COM. 22

Os Conceitos De Monotonalidade E De Região Aplicados À Análise Musical De Pequenas Formas: Um Estudo Sobre 3 Composições De Chiquito Braga

Comunicador(es): Klenio Daniel Milagres Bandeira

11h15 – COM. 23

Beethoven: contexto e práticas interpretativas. Musica practica como processo de aprendizagem

Comunicador(es): Eduardo Henrique Soares Monteiro; Monica Isabel Lucas

11h30 – COM. 24

A sonata de Stjepan Šulek: uma análise comparativa entre as interpretações de Joseph Alessi e Alain Trudel

Comunicador(es): Wellington Millani Viera; Diego Ramires

11h45 – COM. 25

A Sinfonia como Romance musical: música e literatura no Mahler de Adorno

Comunicador(es): Igor Baggio

12h00 – Debates SC 5

07/10· SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 6

Mediador: Rafael Henrique Soares Velloso
Suplente: Werner Ewald

14h00 – COM. 26

Laranjal em cena – Cartografando as relações entre o bairro e o fazer-musical

Comunicador(es): Valmiro Pereira Machado Junior

14h15 – COM. 27

É inspiração divina? Apontamentos sobre o Esquema Multidimensional de Pesquisa Artística em Canção Popular

Comunicador(es): Leandro Ernesto Maia

14h30 – COM. 28

De onde vêm nossas canções: processos criativos no Núcleo da Canção UFPel em 2020

Comunicador(es): Paulo Vitor Santos e Freitas

14h45 – COM. 29

As canções de León Gieco, a ditadura e a luta em defesa dos direitos humanos na Argentina (1973-1992)

Comunicador(es): Vanessa Morais Dornelles

15h00 – COM. 30

A canção de Geraldo Filme como narrativa das transformações urbanas de São Paulo

Comunicador(es): Sofia Chiavacci

15h15 – Debates SC6

07/10 · PERFORMANCES MUSICAIS

Mediador: Rafael Henrique Soares Velloso
Suplente: Germano Mayer

15:55 – PERF. 01

O bem-amado

Hadassa Rossiter Gonzaga Luna

16:15 – PERF. 02

Fuga para Miami em sol menor

Rodrigo Cézar Luna Dos Santos

16:35 – PERF. 03

O poder do fogo: Canção de Amôr (Fox-Canção)

Guilherme Campelo Tavares; Davi Isac Da Silva Santana

08/10 · SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 7

Mediador: Rafael Noleto
Suplente: Luís Fernando Hering Coelho

08h40 – COM. 31

Panorama do repertório contemporâneo para flauta doce no Uruguai

Comunicador(es): Lucia Becker Carpena; José Antonio Rodríguez Martínez

08h55 – COM. 32

O circuito musical das companhias líricas na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de Florianópolis (SC) e do Rio Grande (RS) entre 1850 e 1880

Comunicador(es): Marcele Pedrotti Dutra Meneses

09h10 – COM. 33

Orgão Mediophone e Música católica em uma Paróquia Católica na Cidade de Pelotas

Comunicador(es): Rafaela Canez Camargo

09h25 – COM. 34

Memorial Zdenek Svab – uma trajetória artística e pedagógica

Comunicador(es): Marco Aurélio Gomes Vilas Bôas

09h40 – COM. 35

Conservatórios e educação musical feminina: uma sociologia da criação de dois conservatórios em Bagé (RS) na Primeira República (1904 – 1927)

Comunicador(es): Rafael Rodrigues Da Silva

09h55 – Debates SC7

08/10 · SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 8

Moderador: Luís Fernando Hering Coelho
Suplente: Germano Gastal Mayer

10h45 – COM. 36

As performances de Arthur Maia em Palco na turnê Quanta

Comunicador(es): Wagner Dos Santos Sicca

11h00 – COM. 37

Novos Horizontes em Música Antiga

Comunicador(es): Carlos Walter Alves Soares; Leonora Oxley Rodrigues; João Alexandre Straub Gomes; Werner Ewald; Marcelo Barros De Borba

11h15 – COM. 38

A colaboração compositor-intérprete e o processo criativo na composição de uma obra para trombone

Comunicador(es): Acácio Tadeu De Camargo Piedade; Diego Ramires

11h30 – COM. 39

Nicolas Guillén e a cubanidade; Pregón e o son

Comunicador(es): Renata Da Silva Gonçalves 

11h45 – COM. 40

Projeto Lado B – Músicas Impopulares

Comunicador(es): Guilherme Campelo Tavares

12h00 – Debates SC 8

08/10 · SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 9 / Encerramento

Moderador: Werner Ewald
Suplente: Marcio de Souza

14h00 – COM. 41

O maestro, o rei e as relações de poder no Coro Sinfônico do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil entre as décadas de 1960 a 90: uma análise sobre racionalidades e reiteração de comportamentos

Comunicador(es): Hadassa Rossiter Gonzaga Luna

14h15 – COM. 42

Considerações sobre a vaidade humana no meio musical por meio de lentes espirituais

Comunicador(es): Leonardo Tubia Brasil

14h30 – COM. 43

A trompa no repertório do compositor nacionalista José Siqueira: um levantamento e breve análise

Comunicador(es): Priscila Martins Viana Vieira

14h45 – COM. 44

Lucien Capet e a Dimensão Espiritual da Técnica de Arco

Comunicador(es): Tristan Guillermo Torriani

15h00 – COM. 45

Circuitos Sonoros: Osciladores Analógicos

Comunicador(es): Filipe Dos Santos Rodrigues

15h30 – Encerramento