AUXÍLIO TRANSPORTE PERÍODO DE FÉRIAS

Informação da PRAE:

Os alunos que permanecerão em atividades curriculares no período de férias (após 13/12/2019) deverão fazer solicitação para permanecer no benefício, impreterivelmente, até o dia 27/11/2019.

 Pedir ao professor responsável (orientador) a abertura e encaminhamento de processo no SEI ao NGP (Núcleo de Gestão de Programas).
– tipo de processo: Assistência Estudantil: renovação (transporte);
– tipo de documento: PRAE Atestado Colegiados.

Não há necessidade de entregar via impressa à PRAE.
Não são válidos atestados entregues anteriormente.
Não serão aceitos atestados que não forem emitidos via SEI.
Não serão aceitos atestados entregues após o período determinado.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: ngp.prae.ufpel@gmail.com

ATENÇÃO: Esse pedido trata apenas do transporte URBANO (cartão da Prati). Auxílio Deslocamento (intermunicipal) será divulgado posteriormente.

O Passe-livre (Metroplan) deve ser solicitado pelo e-mail: passelivreufpel@gmail.com

Programa de Estágio Eaton

Eaton

A Eaton é uma empresa global de gerenciamento de energia com vendas de U$ 21.6 bilhões. Fornecedora de soluções de eficiência energética, a Eaton ajuda seus clientes a gerenciar a energia elétrica, hidráulica e mecânica de forma eficaz, segura e sustentável. A empresa tem aproximadamente 100 mil funcionários, com sede nos EUA e regionais na América do Norte, América do Sul e Central, Europa e Ásia, e vende seus produtos para clientes em mais de 175 países.
Condições da vaga:
Cursos: Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Materiais.
Local de trabalho: Caxias do Sul/RS
6 horas diárias / 30 horas semanais
Pacote de benefícios: Bolsa auxilio compatível com o mercado, Seguro de vida, Fretado, restaurante no local, convênio médico, convênio odontológico.
Previsão de formação: Dez/20 ou dez/21.
Interessados devem encaminhar e-mail com currículo em anexo para: joaodegani@eaton.com”

Formatura Institucional 2019/2

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis comunica a realização da 3ª Formatura Institucional da UFPel, a qual será realizada entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2020. Tal determinação de datas se deu em função do expressivo número de inscritos (478 formandos) e a necessidade da utilização de três dias para a realização das cerimônias.

 

Quanto ao local e datas

Serão realizadas sete cerimônias, no auditório da FAEM, situado no Campus Capão do Leão, assim distribuídas: 23/01 (duas), 24/01 (duas) e 25/01 (três).

No dia 22 de novembro do corrente ano será realizada uma reunião com os formandos homologados e, conforme sorteio, serão definidas as turmas para as cerimônias em cada dia e horário. A convocação para a reunião com os formandos pode ser acessada em https://wp.ufpel.edu.br/prae/2019/11/11/formatura-institucional-2019-2-reuniao/.

Cobalto – Sistema Integrado de Gestão
© 2013 Universidade Federal de Pelotas.
UNIVERSIDADE FED

V SEMANA ACADÊMICA DA ENGENHARIA DE MATERIAIS

Diretório Acadêmico da Engenharia de Materiais convida a todos os alunos, professores e demais interessados a participarem da V Semana Acadêmica da Engenharia de Materiais.

Neste ano a Engenharia de Materiais faz 10 anos, nosso evento vem celebrar em conjunto, trazendo o melhor da ciência e engenharia de materiais da nossa região.

O evento será realizado de 4 à 8 de novembro de 2019 e contará com palestras tanto da área acadêmica quanto da industrial, além de minicursos, visitas técnicas, mesa redonda e apresentação de trabalhos.

INSCRIÇÕES*
O período de inscrições vai de 10 a 31 de outubro.**
Para realizar a inscrição o participante deverá preencher o formulário abaixo:
https://forms.gle/gJEAJm1YLLKRAKiNA
Todos os inscritos receberão um kit contendo brindes no ato do credenciamento

VALORES
R$40,00 durante todo o período de inscrições

PAGAMENTO
O pagamento será feito na sala do DAEM das 12h às 13h, durante todo o período de inscrições.***

CERTIFICADOS
Para receber o certificado de participação é necessário a participação de ao menos 75% da carga horária do evento.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Nossa sessão de apresentação acontecerá no dia 7/11 e serão premiados os melhores trabalhos nas categorias Graduação e Pós Graduação.
Não é necessário a submissão de resumos, apenas do pôster.
O período de submissão vai de 11/10 a 1/11.
Haverá o certificado de apresentação de trabalhos

VISITA TÉCNICA****
Visita a Votorantim Cimentos em Pinheiro Machado

MINICURSO****
Refinamento Rietveld – ministrado pelo aluno do PPGCEM Fabio Riemke

MODELO DE PÔSTER*****
Submissão de trabalhos de 29/10 a 05/11, convidamos a todos os participantes a apresentar o melhor de sua pesquisa em nosso evento.
Modelo de pôster (tamanho A1): https://drive.google.com/open?id=1bj6LG4SxPJwjhYkuYAmQKfppUFEBaRSi

Formulário para submissão de trabalhos: https://forms.gle/QQCantau6C848GwVA

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
Em breve

CRONOGRAMA PRELIMINAR
https://drive.google.com/file/d/1wZr2Ng1cvDd9mIVqkfiihLDqztHK5955/view?usp=sharing

Mais informações em nossa página!
https://www.facebook.com/daem.ufpel

Dúvidas ou sugestões, entrem em contato no nosso e-mail
saem.materiais@gmail.com
*Inscrições limitadas devido a lotação máxima do auditório, garanta sua vaga.
**Não serão aceitas inscrições no dia do evento.
*** Vagas por ordem de confirmação de inscrição, o preenchimento apenas do formulário não garante o direito a vaga.
***** Tamanho de pôster A1, média de valor entre 14 e 16 reais nas gráficas de pelotas, tamanho reduzido em função do valor, para incentivar a participação de nossa apresentação de trabalhos.

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS 2019-2

Período de solicitação: de 04 a 08/11/2019.

Como solicitar: o aluno deverá encaminhar os seguintes documentos em pdf  para o e-mail  engenhariamateriaisufpel@gmail.com  ou  engmateriais@ufpel.edu.br:

1) Formulário específico para solicitação de aproveitamento (site do Curso – https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/), devidamente preenchido e assinado;
2) Conteúdo Programático (com carimbo e assinatura) da disciplina cursada;
3) Histórico (com carimbo e assinatura) onde conste a disciplina com aprovação (NÃO pode aparecer dispensa no histórico, pois não é concedido dispensa de dispensa).

Ao enviar os arquivos, o aluno deve seguir as seguintes   instruções:

  • devem ser todos no formato “pdf”;
  • os documentos devem ser enviados separadamente;
  • quando o documento tiver duas ou mais páginas, elas devem estar todas num mesmo arquivo;

Devido à utilização do Sistema SEI para a realização da maioria dos processos, não serão mais aceitos documentos físicos, sendo que a partir de agora os pedidos serão feitos EXCLUSIVAMENTE POR E-MAIL.

Atualização cadastral de prováveis formandos – 2019/2

No período de 18 de outubro à 1 de novembro o aluno deverá acessar o Cobalto para se cadastrar como provável formando no menu:

ALUNO –> CADASTRO –> SOLICITAÇÃO DE FORMATURA

Neste menu o aluno deverá selecionar o tipo de formatura que deseja (INTERNA, INSTITUCIONAL ou EXTERNA) e realizar a conferência dos seus dados cadastrais (informações para emissão do histórico e diploma), confirmando-os ou apontando a necessidade de correções, se for o caso.

O aluno também deverá verificar a existência de algum débito no seu cadastro, no menu: ALUNO –> CONSULTA –> DÉBITOS. Havendo débito de algum documento, a quitação poderá ocorrer de 3 maneiras:

  • aluno enviar o documento escaneado para dranotas@gmail.com;
  • aluno entregar cópia do documento no Atendimento ao Aluno da CRA no Campus Anglo, na sala 107;
  • aluno entregar cópia no Colegiado do Curso, que deverá escanear a mesma e enviar para o e-mail da CRA (dranotas@gmail.com).

Os alunos terão até o dia 01 de novembro para se cadastrarem como prováveis formandos no Cobalto. O Colegiado terá até o dia 08 de novembro para confirmar via Cobalto a condição de Provável Formando dos alunos cadastrados.

Salientamos que o Colegiado só conseguirá incluir em formaturas alunos que tenham previamente se cadastrado no Cobalto como Prováveis Formandos.