O CURSO

A Engenharia de Materiais é a área do conhecimento humano que está relacionada à pesquisa, ao desenvolvimento, à produção e à utilização de materiais com aplicação tecnológica. Tal área trata, portanto, dos princípios científicos fundamentais e tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de materiais para aplicações específicas de engenharia, seja na produção, no processamento e seleção.

Engenharia de Materiais envolve as tecnologias pelas quais materiais são desenvolvidos, selecionados e os processos de produção escolhidos para converter aqueles materiais em produtos, pela definição do projeto, performance, produtividade, qualidade, e critérios de custo efetivo. Envolve a maior parte da tecnologia de que a sociedade depende, sendo que grande parte do desenvolvimento passa pela otimização da produção de novos materiais em escalas de dimensão variáveis, desde materiais macroscópicos até a nanoscópicos, obrigando a um conhecimento mais aprofundado em Engenharia de Materiais.

Apresentação

A Engenharia de Materiais é a área do conhecimento humano que está relacionada à pesquisa, ao desenvolvimento, à produção e à utilização de materiais com aplicação tecnológica. Tal área trata, portanto, dos princípios científicos fundamentais e tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de materiais para aplicações específicas de engenharia, seja na produção, no processamento e seleção. Engenharia …

Ver página »

Histórico

O Curso de Engenharia de Materiais foi proposto no ano de 2008 e definido como estratégico para o fortalecimento das atividades acadêmicas da área de engenharia da Universidade Federal de Pelotas, quanto para o desenvolvimento sócio-tecnológico da região sul do RS. Sua concepção teve início pela interação de grupos atuantes na área de Ciência de …

Ver página »

Perfil do Egresso

A Engenharia de Materiais é a área do conhecimento humano que está relacionada à pesquisa, desenvolvimento, produção e utilização de materiais com aplicações tecnológicas. O ministro do trabalho, por intermédio do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo-CONFEA, baixou a resolução no 241/76 em 31 de julho de 1976, publicada no Diário Oficial da União …

Ver página »

Colegiado do Curso

O Colegiado do Curso é órgão consultivo, deliberativo e de execução das atividades político-administrativas e acadêmicas, de coordenação didática e pedagógica que tem por finalidade superintender o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito de cada curso. O Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), no qual o curso de Graduação em Engenharia de Materiais está …

Ver página »

Núcleo Docente Estruturante

    O NDE constitui-se de grupo de docentes do curso, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuantes no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do presente instrumento. Para tanto os membros do NDE deverão expressar o exercício de liderança acadêmica no Curso que deverá ser percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento …

Ver página »

DAEM

O Diretório Acadêmico da Engenharia de Materiais, cujos integrantes foram eleitos em 15 de março de 2017 está composto pelos alunos: Presidente: Sheila Regina Costa Croche; Vice-presidente: Gustavo prado dos Passos; Coordenador Administrativo: Lucas Roberto Di Salvo Mello; Coordenadora Financeira: Mayara Martins Spielmann da Silva; Coordenador de Extensão, Pesquisa e Cultura: Thomaz Frazatto Carrara; Colaboradora: …

Ver página »