Início do conteúdo
Histórico

Histórico do Curso

 

      A criação do curso de Engenharia de Petróleo no ano de 2009 teve o intuito de ampliar o ensino superior nas universidades brasileiras e particularmente na UFPel, representando uma Instituição de Ensino Superior (IES) da metade sul do Estado do Rio Grande do Sul.

      A presença de instituições de ensino superior em qualquer região é elemento fundamental de desenvolvimento econômico e social, bem como de melhoria da qualidade de vida da população, uma vez que proporciona o aproveitamento das potencialidades locais. Os municípios que possuem representações de universidades estão permanentemente desfrutando de um acentuado processo de transformação econômica e cultural, mediante parcerias firmadas entre essas instituições e as comunidades em que estão inseridas. Dessa forma, são fomentadas a troca de informações e a interação científica, tecnológica e intelectual, que permitem a transferência de conhecimentos necessários ao estabelecimento do desenvolvimento sustentável que respeite e estimule os sistemas produtivos locais. Nesse sentido, a criação de um Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo buscou ser um agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento das geociências e da engenharia no Rio Grande do Sul. Esse curso está permitindo formar mão-de-obra qualificada e adquirir as informações necessárias para impulsionar o progresso de sua região e, com isso, novas perspectivas econômicas para a região.

      A carência de estudos de engenharia e de geologia relacionados à área de óleo e Gás na metade sul do estado e a necessidade do uso destes recursos naturais pelo homem têm sido as principais motivações para a criação do Curso de 15 Graduação em Engenharia de Petróleo. A partir da década de 1990, com a criação do IQG (Instituto de Química e Geociências) na UFPel, essencialmente pela presença de geólogos no quadro do instituto, vislumbrava-se uma ampliação da área de geociências. Com a proposta do REUNI, diversos fatores foram reunidos e permitiram a proposição do Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo.

 

Atualizado em 28 de Agosto de 2020
Translate »