Início do conteúdo
Docentes

DOCENTES EFETIVOS

ANTÔNIO ALVES DA SILVA JÚNIOR

 

Possui graduação em Engenharia de Minas e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará (2011) e mestrado em Geoestatística pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais da UFRGS (2013). Atualmente é professor assistente na Universidade Federal de Pelotas no curso de Engenharia Geológica e Engenharia de Petróleo. Tem experiência na área de Engenharia e Geociências, com ênfase em Geoestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de reservatórios, modelagem geológica e petrofísica 3D, avaliação de jazidas, geomecânica e ferramentas computacionais aplicadas na mineração, petróleo e meio ambiente.

Contato: antonio.alves@ufpel.edu.br

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/134850

________________________________________________________________________________

ANTÔNIO CARLOS DA SILVA RAMOS

 

 

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É professor/pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nos cursos de engenharia geológica e engenharia de petróleo. Tem experiência no comportamento de frações pesadas de petróleos, sendo essa a principal orientação para o desenvolvimento de pesquisas. Atua também nos seguintes tópicos: propriedades de fluidos de petróleos, asfaltenos, resinas e parafinas, modelagem termodinâmica, propriedades interfaciais e coloidais de surfatantes e processos de separação.

Contato: antonio.ramos@ufpel.edu.br

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/30718

________________________________________________________________________________

CAMILE URBAN

 

 

Atualmente é docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ministra aulas nos cursos de Engenharia Geológica e Engenharia de Petróleo. Também atua como pesquisadora nesta instituição de ensino nas áreas de estratigrafia, sedimentologia e cartografia geológica. Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre na área de Geologia Ambiental também pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Contato: camile.urban@ufpel.edu.br

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/19330

________________________________________________________________________________

FERNANDA VAZ ALVES RISSO

 

 

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1999) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2004). O pós-doutorado em Engenharia de Petróleo foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (2006) com o financiamento pela Fapesp. Trabalhei como pesquisadora do grupo Unisim no Departamento de Engenharia de Petróleo na Universidade Estadual de Campinas até 2011. Atualmente sou Professora Adjunto na UFPel nos cursos de Engenharia de Petróleo e Engenharia Geológica. Tem experiência nos seguintes temas: Planejamento Estatístico e Análise de Superfície de Resposta, simulação numérica, análise de risco, ajuste de histórico, redes neurais. E na área de Engenharia de Alimentos tem experiência nos temas síntese de oligossacarídeos, produção, purificação de enzimas.

fernanda.risso@ufpel.edu.br

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/35264

________________________________________________________________________________

FORLAN LA ROSA ALMEIDA

 

 

Engenheiro de Petróleo formado pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2014/1). Mestre em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas atuando na área de integração de dados de sísmica 4D ao processo de ajuste de histórico (2016/2); Aluno de doutorado do programa de Ciências e Engenharia de Petróleo da Universidade Estadual de Campinas atuando no desenvolvimento de uma metodologia de assimilação da sísmica 4D através de uma abordagem multinível. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Pelotas. Membro do corpo docente do Centro de Engenharias.

Contato: forlan.almeida@ufpel.edu.br

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/14032

________________________________________________________________________________

GIOVANI MATTE CIOCCARI

 

 

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Especialista em Geologia do Petróleo (2001), Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como geólogo/geoquímico no Centro de Pesquisas da PETROBRAS na Gerência de Geoquímica (2007-2011). Atualmente é Professor Adjunto dos cursos de Engenharia do Petróleo e Engenharia Geológica da UFPEL. Tem experiência na área de Geoquímica Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoquímica Orgânica, Petrologia Orgânica, Biomarcadores, Cinética de Geração de Petróleo, Modelagem de Sistemas Petrolíferos e Sistemas Petrolíferos Atípicos.

Contato: giovani.cioccari@ufpel.edu.br

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/28776

________________________________________________________________________________

JOSÉ WILSON DA SILVA

 

 

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em processos catalíticos e catálise heterogênea, atuando, principalmente, nos seguintes temas: processos de hidrogenação e de hidrodecloração catalítica, adsorventes industriais, preparação e caracterização de catalisadores sólidos.

Contato: jose.wilson@ufpel.edu.br

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/136322

________________________________________________________________________________

LARISSA PINHEIRO COSTA

 

 

Graduada em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Pelotas (2013/2) e, Mestre em Oceanografia Física, Química e Geológica, pela Universidade Federal do Rio Grande (2016/2). Doutora em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2019/2), concluiu parte do seu estudo na Tulane University (USA) (2018/2 – 2019/1). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal de Pelotas no curso de Engenharia de Petróleo. Tem experiência na área de Engenharia e Geociências, com ênfase em geoquímica orgânica e inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação de ambientes marinhos e estuarinos, avaliação de impactos ambientais, petróleo e meio ambiente, caracterização de reservatórios, petrofísica, fluidos de completação e perfuração, aditivos e cimentação.

Contato: larissap.costa@hotmail.com

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/12364

________________________________________________________________________________

MARISTELA BAGATIN SILVA

 

 

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Pós-doutorado (2000) na UBC, Canadá. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: carvão, petróleo, petrologia orgânica, geoquímica orgânica.

Contato: mbsilva@ufpel.edu.br

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/26866

________________________________________________________________________________

ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS

 

 

Professor Assistente do Centro das Engenharias da Universidade Federal de Pelotas, membro do CONSUN, Coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas, graduado em Tecnologia para Indústria de Petróleo e Gás pela Universidade Estácio de Sá (2010) e mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas (2019).

Contato: romulo.farias@ufpel.edu.br

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/132334

________________________________________________________________________________

VALMIR FRANCISCO RISSO

 

 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (1999), mestrado em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2002) e doutorado em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2007). Foi Pesquisador do Grupo Unisim no Departamento de Engenharia de Petróleo na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP de 2007 a junho de 2010. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas e Coordenador Adjunto do Curso de Engenharia de Petróleo. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Engenharia de Petróleo, atuando principalmente nas áreas de Engenharia de Reservatórios e Produção de Petróleo. As linhas de pesquisa desenvolvidas incluem a Simulação Numérica e Gerenciamento de Campos de Petróleo, Ajuste de Histórico, Análise de Risco, Otimização de Estratégias de Explotação, Planejamento Estatísitico, Redes Neurais, Árvore de Derivação, Monte Carlo, Hipercubo Latino, Engenharia Econômica e Avaliação Econômica de Projetos de Petróleo.

Contato: valmir.risso@ufpel.edu.br

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/30745

________________________________________________________________________________

 

ROSBERGUER DE ALMEIDA CAMARGO

Engenheiro de Petróleo pela Universidade Federal de Pelotas. Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes. Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Pelotas, atuando com frações pesadas de petróleo e deposição orgânica em tanques de armazenamento de petróleo. Doutorando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no desenvolvimento de um aditivo nanocompósito aplicado em concretos de alto desempenho visando a cimentação primária de poços de petróleo (CNPq/ Equinor). MBA em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Substituto no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas.

Contato: rosberguer.camargo@ufpel.edu.br

https://institucional.ufpel.edu.br/servidores/id/30745

________________________________________________________________________________

Atualizado em 29 de NOVEMBRO de 2023
Translate »