MEJ

Movimento Empresa Júnior (MEJ)

                Empresas Júniores (EJ) são empresas compostas e geridas por acadêmicos que realizam projetos em suas áreas de graduação, principalmente para micro e pequenas empresas. Caracterizam-se pela prestação de serviços com custos diferenciados e de alta qualidade; têm a finalidade de proporcionar vivências práticas organizacionais aos empresários juniores. Tal atitude coloca a existência de uma EJ como sendo uma importante ferramenta que atua no desenvolvimento de uma região, seja fomentando o crescimento da economia ou agindo como redutora de desigualdades sociais.

HISTÓRICO

Internacional

                 A primeira Empresa Júnior surgiu na ESSEC (L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris) no ano de 1967, em Paris na França. Os alunos criaram a Junior Entrerprise, uma associação que proporcionasse uma realidade empresarial e prestasse serviços de consultoria para empresas de mercado. O conceito depois se espalhou entre as escolas de engenharia e administração da França, em seguida pelas escolas de comunicação, agronomia e outras.

Nacional

                 No Brasil, o conceito de Empresa Júnior chega em 1988, através da Câmara e Comércio Franco-Brasileira. As duas primeiras Empresas Juniores foram criadas: Empresa Júnior – FGV e Júnior FAAP, respectivamente na Fundação Getúlio Vargas e na Fundação Armando Álvares Penteado. Em 1990, já existiam sete Empresas Juniores, que se uniram para fundar, no mês de junho, a FEJESP (Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo). Os seus principais objetivos eram: representar as Empresas Juniores Federadas, manter as Empresas fiéis e coerentes ao conceito inicial e garantir a unidade do Movimento. Em 1993, foi realizado o 1º Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), na cidade de São Paulo. A partir de então, diversas Federações foram gradativamente criadas. Dentre elas a FEJERS (Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio Grande do Sul).

FEJERS

               O crescimento do Movimento Júnior no Estado do Rio Grande do Sul, levou a criação de uma entidade que representasse as Empresas Juniores; cabendo a função de coordenar e regulamentar as atividades das várias empresas existentes. Sendo assim, em 11 de novembro de 2000, foi fundada a FEJERS, Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio Grande do Sul, que representa uma vitória ao MEJ. A federação vem a atuar junto a órgãos públicos e privados, sociedade em geral e autoridades governamentais para divulgar a ascensão e o trabalho realizado pelas nossas Empresas Juniores em suas diferentes áreas de atuação.

Brasil Júnior

               A Confederação Brasileira de Empresas Juniores, também designada por Brasil Júnior, é a instância representativa do Movimento Empresa Júnior do Brasil e foi fundada no dia 01 de agosto de 2003. É uma pessoa jurídica de direito privado, associação civil, sem fins econômicos, com sede e foro na cidade de Brasília, Distrito Federal.
Maiores informações: www.brasiljunior.org.br