Mídias e tecnologias no contexto escolar

O objetivo geral desta pesquisa é investigar de que forma se dá a inserção das mídias e das novas tecnologias no espaço escolar de sala de aula. Objetivos específicos a) Levantar o número de escolas que aderiram ao programa Mais Educação e, destas, quantas adotaram a realização de atividades relacionadas ao macroconceito Comunicação e uso de mídias nas Coordenadorias Regionais da Educação (CRE) de Pelotas e de Palmeira das Missões. b) A partir do levantamento junto às CREs, avaliar a implantação e a relevância desse macroconceito nas escolas vinculadas à CRE Pelotas à CRE Palmeira das Missões. c) Analisar os aspectos técnicos (estruturais) e didático-metodológicos das atividades desenvolvidas no âmbito escolar que envolvem comunicação, mídia e tecnologia nas diferentes áreas de ensino; d) Analisar o discurso acerca da relação entre a escola, mídias e novas tecnologias. e) Apresentar os resultados dos levantamentos propostos nos objetivos anteriores às CREs e escolas públicas envolvidas no estudo.

Subprojetos

Eduarda Schneider Lemes A Educomunicação através da rádio escolar: um projeto de democratização da comunicação. Atualmente, 52 escolas da cidade de Pelotas participam do programa Mais Educação. Dessas, 12 optaram pelo macrocampo Comunicação e Uso de Mídias, que disponibiliza cinco atividades: jornal escolar, rádio escolar, história em quadrinhos, fotografia e vídeo. Oito escolas optaram pela …

Textos

Leituras indicadas: COMUNICAÇÃO / EDUCAÇÃO EMERGÊNCIA DE UM NOVO CAMPO E O PERFIL DE SEUS PROFISSIONAIS. Ismar de Oliveira Soares. EDUCOMUNICAÇAO: UM CAMPO DE MEDIAÇÕES. Ismar de Oliveira Soares. Revisitando os Conceitos de Comunicação Popular, Alternativa e Comunitária. Cicilia Maria Krohling Peruzzo.