Currículo do Curso

Conheça nossas disciplinas e ementas:

1. Educação à distância e ambiente virtual de aprendizagem: Introdução a tecnologias de informação e comunicação e sua relação com a educação ambiental nos espaços formais e não formais.

2. Educação ambiental, sujeitos e identidades: Epistemologia, correntes e identidade da educação ambiental; Decolonialidade, direitos humanos e inclusão.

3. Panorama da educação ambiental no Brasil: Educação Ambiental e mudanças de paradigma; Legislação ambiental e políticas públicas de Educação e de Educação Ambiental, com ênfase nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental nos espaços formais e não formais.

4. Temas geradores I e II desafios ambientais globais: compreensão dos desafios socioambientais, incluindo temas como mudanças climáticas; Recursos hídricos; Descaracterização de ecossistemas e desmatamento; Produção de energia, geração de resíduos e efluentes em diferentes escalas nacionais.

5. Instrumentação para a educação ambiental e a prática interdisciplinar I e II: Metodologias didáticas para a Educação Ambiental nos espaços formais e não formais; Articulação de temas na Educação Ambiental; Avaliação de programas de Educação Ambiental; Estudos de caso em Educação Ambiental.

6. Escolas e Sociedades: Educação ambiental no espaço formal; Formação, organização e manutenção de redes de educadores ambientais; Gestão escolar, currículo e escolas sustentáveis; Projeto Político-Pedagógico e a Educação Ambiental escolar.

7. Projetos de pesquisa/intervenção e seminários temáticos: Fundamentos da Pesquisa em Educação Ambiental; Elaboração e desenvolvimento de Projetos de pesquisa/intervenção; Plano de ação da proposta de aplicação no ambiente escolar; Seminários temáticos.

8. Relatório de TCC: Desenvolvimento de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), abordando temas locais ou relatando projetos de intervenção a ser apresentado em forma de artigo, projeto de intervenção ou relato de experiências.