Política Editorial

A Editora da Universidade Federal de Pelotas publica obras em variados formatos de livro, visando à promoção e difusão do conhecimento, da ciência, da arte e da cultura, originais ou reeditadas, bem como obras traduzidas, em edições próprias ou coedições, independentemente da vinculação institucional do autor, primando pela qualidade, relevância acadêmica e inserção social de suas publicações.

Por se tratar de uma editora pública, a Editora da UFPel priorizará a publicação de obras digitais de livre acesso, seguindo o princípio da distribuição gratuita e universal.

ANAIS DE EVENTOS
Acompanhando o que vem se tornando recorrente entre várias editoras universitárias conveniadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias, a Editora da UFPel não mais publica anais de eventos.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
(manuais, guias, protocolos…)
Buscando atender o que consideramos ser responsabilidade institucional de nossa Editora, mas também respaldando a atuação de seu Conselho Editorial, que não se responsabiliza ou avalia propostas desta natureza, foi criado um perfil exclusivo junto à Câmara Brasileira do Livro (CBL), chamado POU – Publicações Oficiais da UFPel. Através deste selo, serão providenciados o número de registro (ISBN) para as obras cabíveis, além da produção de ficha catalográfica a partir de nossa parceria interna com a CBib/UFPel, sem contudo que tais produções passem pela avaliação ou produção de nossa Editora, ficando a encargo das unidades proponentes a preparação, revisão e diagramação de tais materiais. As publicações realizadas a partir do selo POU estão disponíveis em http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8175.