Início do conteúdo
Histórico

O Departamento de Economia (DECON) do Instituto de Ciências Humanas da UFPel é o resultado da ampliação do foco do Bacharelado em Economia que, ministrado pelo antigo Departamento de Geografia e Economia (DEGECON), tinha originalmente as lentes voltadas para questões de economia regional.

O crescimento do número de professores da área de economia do DEGECON com interesses de ensino, pesquisa e extensão nas mais variadas áreas da ciência econômica culminou, então, com o desmembramento em 2006 do DEGECON em, respectivamente, Departamento de Economia e Departamento de Geografia.

A partir daí, as atividades do DECON cresceram e se diversificaram.  As atividades de ensino do DECON foram integradas à extensão e à pesquisa, surgindo daí, já em 2006, o Centro de Pesquisa e Extensão em Economia e Administração (CEPEA/DECON) que gerencia todos os projetos de pesquisa e extensão do DECON, objetivando assim firmar o tripé ensino-pesquisa-extensão na medida em que proporciona aos alunos a oportunidade de aplicação das técnicas aprendidas no curso em projetos de extensão e a iniciação científica.

O CEPEA/DECON, para fomentar não apenas a pesquisa aplicada mas também a pesquisa científica, robustece a atuação do pré-existente Grupo de Pesquisa em Economia, lançando a série Ensaios CEPEA de Economia & Gestão que se mostra o canal de divulgação da pesquisa científica produzida no DECON.

Tais esforços culminam, em 2009, com a criação do Mestrado em Economia na área de Organizações e Mercados em parceria com o Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA).

Assim, em menos de 10 anos, um curso de Bacharelado em Economia fortemente voltado para o ensino da economia regional lançou as bases para o surgimento de um complexo departamento de economia com atividades de pesquisa, ensino e extensão em todas as principais áreas da ciência econômica.