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  • Curso de Licenciatura em Matemática divulga os homologados às bolsas de tutoria e coordenação de tutoria

    tutor_matematica_homologados_finalA coordenação do curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulga as inscrições homologadas para os processos seletivos dos Editais CLMD 01/2016, 02/2016 e 04/2016, para provimento de vagas, respectivamente, de coordenador de tutoria, tutor a distância na área de Matemática e tutor a distância de Filosofia. As entrevistas com os candidatos às bolsas de tutoria a distância serão realizadas de 04 a 05 de agosto, na sede do curso.

    Coordenador de Tutoria (Edital CLMD 01/2016)

    Tutor a Distância (Edital CLMD 02/2016 – Matemática)

    Tutor a Distância (Edital CLMD 04/2016 – Filosofia)

  • Curso de Filosofia a Distância seleciona tutores presenciais e a distância

    Seleção CLFD A Coordenação de Programas de Educação a Distância da Universidade Federal de Pelotas (Cped/UFPel) estará com as inscrições abertas, a partir de 26 de julho, para participação nos editais de seleção de tutores presenciais e a distância do curso de Licenciatura em Filosofia (CLFD). São 14 bolsas do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes) destinadas a graduados em Filosofia ou áreas afins. Os candidatos deverão também comprovar experiência de um ano de magistério no Ensino Básico ou Superior ou pós-graduação concluída ou e andamento em Filosofia (ou áreas afins).

    Na modalidade a distância, são oferecidas oito bolsas. Das 20h semanais de atividades, os tutores cumprirão pelo menos 14h presencialmente, ou conforme a necessidade da Instituição, na sede do curso de Licenciatura em Filosofia a Distância (CLFD) (sala 212 do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel – rua Alberto Rosa, 154, Pelotas/RS). As entrevistas serão realizadas em 5 de agosto no IFISP/UFPel. Para tanto, os candidatos homologados deverão apresentar no local a documentação comprobatória do currículo lattes até 3 de agosto, às 14h. Orientações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no Edital CLFD nº 01/2016.

    Seis bolsas de tutores presenciais serão ofertadas, respectivamente, para os polos de Arroio dos Ratos, Cachoeira do Sul, Hulha Negra, São Sepé, Santana do Livramento e São José do Norte. Os tutores presenciais atuarão em cada polo preferencialmente à noite. Eventualmente, haverá a necessidade de desempenho de atividades aos sábados, de acordo com as necessidades dos cursistas. As entrevistas serão realizadas via Internet em 11 e 12 de agosto, nos polos de apoio presencial. Os candidatos homologados deverão apresentar os documentos comprobatórios do currículo lattes até 8 de agosto, às 20h, nas respectivas secretarias. As informações estão disponíveis no Edital CLFD nº 02/2016.

    Para ambos os editais, a ficha de inscrição e os documentos digitalizados deverão ser enviados para o e-mail coordenacaoclfd@gmail.com. Não será cobrada taxa de inscrição. A bolsa UAB/Capes é de R$ 765,00 para 20h de atividades. Mais candidatos poderão ser chamados, de acordo com a necessidade do curso, no período de validade do processo seletivo (um ano).

    Edital CLFD 01/2016 – Tutor a Distância (Filosofia e áreas afins)

    Edital CLFD 02/2016 – Tutor Presencial (Filosofia e áreas afins)

  • Licenciatura em Matemática a Distância lança editais para seleção de tutores e coordenador de tutoria

    Seleção CLMDLicenciados em Matemática podem se inscrever em três processos seletivos (Editais nº 01, 02 e 03/2016) da Coordenação de Programas de Educação a Distância (Cped) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para o curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD). Há oportunidade também para licenciados em Filosofia (Edital 04/2016). O período de inscrição para bolsistas do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) inicia-se nesta segunda-feira (25). As vagas são destinadas à atuação de tutores presenciais, a distância e coordenador de tutoria.

    Além da graduação em Licenciatura em Matemática, para concorrer à função de coordenador de tutoria, é necessário também possuir um ano de experiência em magistério no Ensino Superior ou pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) concluída ou em andamento em Educação Matemática, Matemática ou áreas afins. A remuneração é de R$ 1,1 ou R$ 1,3 mil mensais, dependendo da experiência docente comprovada, para 20h semanais de atividades. O período de inscrições encerra-se em 27 de julho. As informações sobre a prova de análise de currículo, documentos necessários e a descrição das atividades estão disponíveis no Edital CLMD 01/2016.

    Cinco candidatos serão selecionados para atuarem como tutores presenciais, respectivamente, nos polos de Cachoeira do Sul, Restinga Sêca, São Lourenço do Sul, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Há também seleção para preenchimento de cadastro reserva para o polo de Novo Hamburgo. O prazo de validade do processo seletivo é de um ano. Mais candidatos poderão ser chamados, respeitando a ordem de classificação, de acordo com a necessidade da UFPel. O processo será realizado por análise de currículo e entrevista, em caráter eliminatório e classificatório. O tutor presencial deverá estar à disposição à noite; residir no município em que atua ou em regiões de fácil acesso; e comprovar experiência de um ano de magistério no Ensino Básico ou Superior ou pós-graduação (lato ou stricto sensu) concluída ou em andamento em Educação Matemática ou áreas afins. As inscrições serão realizadas até 29 de julho; as entrevistas, de 10 a 12 de agosto, na sede do polo presencial ou via Internet. Mais informações estão disponíveis no Edital CLMD nº 3/2016.

    Para tutoria a distância, são oferecidas seis vagas, mediante seleção com análise de currículo e entrevista. Os bolsistas desempenharão as suas funções na sede do CLMD, nas salas 301 e 303 do Campus Porto – Anglo da UFPel (Rua Gomes Carneiro, nº 1 – Pelotas/RS). Tanto para tutoria a distância quanto presencial, a remuneração da bolsa UAB/Capes é de R$ 765,00. Para os tutores a distância, pelo menos 12h semanais deverão ser cumpridas na sede do CLMD ou conforme as necessidades do curso. As inscrições serão recebidas até 27 de julho; as entrevistas, realizadas de 04 a 05 de agosto. O Edital CLMD nº 02/2016 contém as informações sobre os documentos necessários e local de inscrição para licenciados em Matemática. Já o Edital CLMD nº 04/2016 dispõe sobre a seleção de tutor a distância na área de Filosofia.

    Nos quatro processos seletivos, não haverá cobrança de taxa de inscrição. Para esclarecimento sobre os editais, a coordenação do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel atende pelo endereço secretaria.clmd@gmail.com

    Edital CLMD 01/2016 – Coordenação de Tutoria (Matemática)

    Edital CLMD nº 02/2016 – Tutores a Distância (Matemática)

    Edital CLMD nº 3/2016 – Tutores Presenciais (Matemática)

    Edital CLMD nº 04/2016 – Tutor a Distância (Filosofia)

  • UFPel oferece 730 vagas nos cursos de Licenciatura em Matemática e Filosofia

    Os cursos de Licenciatura em Matemática e Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na modalidade de Educação a Distância, oportunizam 730 vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2016, distribuídas em 13 municípios. O processo seletivo será realizado com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, 2014 ou 2015.

    Para a Licenciatura em Filosofia, são disponibilizadas 430 vagas, nos polos de apoio presencial de Arroio dos Ratos, Cachoeira do Sul, Hulha Negra, São Lourenço do Sul, Santana da Boa Vista, São Sepé, Santana do Livramento e São José do Norte. As 300 vagas do curso de Licenciatura em Matemática são distribuídas nos municípios de Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo, São Lourenço do Sul, Sapucaia do Sul, Sapiranga e Restinga Sêca.

    O edital com as orientações para participação no processo seletivo será publicado nos próximos dias, após a aprovação da Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

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  • Curso de Licenciatura em Educação do Campo promove Feira de Ciências e Tecnologias

    Feira de Ciência e Tecnologias em Santana do Livramento (Foto: Alexandra Carambula)

    As atividades curriculares do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na modalidade a distância, mobilizaram a comunidade escolar de quatro municípios para a realização da Feira de Ciências e Tecnologias, de 29 de junho a 1º de julho. Os polos de São José do Norte (28/06), Sobradinho (29/06), Santana do Livramento (30/06) e Hulha Negra (01/07) receberam cerca de 250 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para conhecer os trabalhos desenvolvidos no curso e integrarem-se à proposta. A Feira é o resultado da parceria com outros grupos da Instituição: o Laboratório Multilinguagens e o Programa de Educação Tutorial (PET) ­­– Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (Gape).

    Na oportunidade, cada estudante apresentou dois experimentos de Ciências e Tecnologias, os quais versaram, principalmente, sobre Meio Ambiente e Agroecologia. Como um dos eixos pedagógicos do curso, a Feira de Ciências e Tecnologias, na forma de projeto de extensão, buscou envolver os 71 estudantes do curso e as escolas que atuam nos municípios. Alguns destaques são os projetos produzidos, respectivamente, em São José do Norte e Santana do Livramento: a demonstração de como a energia eólica é transformada em eletricidade, o que retrata a realidade local; e a montagem de um microscópio.

    Experimento sobre energia eólica na Feira de São José do Norte (Foto: Rose de Miranda)

    Para a professora da UFPel Rose Adriana de Miranda, a Feira proporcionou um espaço de redescoberta do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e o desenvolvimento da autoestima dos acadêmicos. “O impacto maior é a empolgação de trabalhar com Ensino de Ciências. Os estudantes não achavam que seriam capazes de produzir esse tipo de conteúdo dentro da escola. Eles se encantaram”, avalia.

    O Curso

    Como parte de políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais e à democratização do acesso ao Ensino Superior, a UFPel oferece desde 2009 o curso de Licenciatura em Educação do Campo na modalidade EAD. Desde então, mais de 430 professores, com formação voltada para as características culturais de suas comunidades, já se formaram no curso, distribuídos em 25 municípios no Rio Grande do Sul. A cada oferta, os eixos de ensino-aprendizagem são pensados de acordo com as características locais. “Cada região tem a sua peculiaridade. Em cada uma, o Ensino é trabalhado de forma diferenciada”, explica a coordenadora, Vânia Thies, o que demanda o planejamento curricular e pedagógico direcionado para contextos específicos.

    Conforme a coordenadora, por meio da Licenciatura em Educação do Campo EAD da UFPel, muitas comunidades do estado experienciaram o primeiro contato com o Ensino Superior. “O curso ajuda a potencializar a voz do município, olhar para si mesmo, para uma região que é tipicamente rural. A Educação do Campo vem dar voz, visibilidade e fazer vir à tona o que é ser um município rural e as suas potencialidades”, analisa. O curso conta, atualmente, com cinco tutores, presenciais e a distância; oito professores e supervisores de estágio. Para março de 2017, a expectativa é de que 71 estudantes concluam a formação específica para trabalharem em escolas do campo.

    Novos projetos

    O curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPel está em fase de encerramento de suas atividades. No entanto, tendo em vista a importância da temática para as comunidades tradicionais, estão em desenvolvimento, em outras instâncias, projetos que darão continuidade à proposta, como cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

  • UFPel amplia acervo de livros digitais

    Mais de 6,5 mil livros digitais estarão à disposição da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O acervo da Minha Biblioteca, uma das maiores empresas do segmento, será acessado diretamente pelo sistema de gerenciamento das Bibliotecas da UFPel, o Pergamum. As consultas poderão ser realizadas por qualquer dispositivo conectado à Internet. O contrato de três anos da UFPel com a Minha Biblioteca permite o acesso simultâneo de até 23 mil usuários ao acervo, em todas as áreas do conhecimento, sem a necessidade de registrar empréstimos ou reservas. Os usuários também poderão imprimir um percentual das páginas dos livros e fazer marcações e anotações. Mais informações estão disponíveis no site da UFPel.

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  • EAD da UFPel é aprovada para a oferta de vagas em 2016

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), divulgou na quinta-feira (23) a lista de Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) habilitadas a ofertar vagas em 2016 para os cursos na modalidade de Educação a Distância. A homologação é resultado da avaliação das propostas submetidas ao Edital nº 75/2014 (oferta de vagas em cursos superiores na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil). Das 84 Instituições contempladas pelo edital, estão inclusas as Universidades Federais de Pelotas (UFPel), do Rio Grande (FURG), de Santa Maria (UFSM) e do Rio Grande do Sul (UFRGS). Conforme a Capes, ainda serão divulgados as vagas, cursos e polos aprovados.

  • UFPel é representada no Fórum Nacional do sistema UAB

    Instituições Públicas participam do Fórum sistema UAB, de 28 a 29 de junho, em Brasília

    Para discutir a proposta de uma nova articulação com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e outras 90 Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) integram, de 28 a 29 de junho, em Brasília, a 4ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional do sistema UAB. A UFPel é representada no encontro pelo coordenador adjunto institucional da UAB, Robinson dos Santos.

    Na pauta do evento, também está em discussão a proposta de reconfigurar a relação das Instituições com a Direção de Educação a Distância (DED), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC). Outro destaque da programação é a reunião dos coordenadores de Educação a Distância das Ipes com o diretor geral da DED/Capes, Jean Mutzig, para avaliar o panorama da EAD no País e as perspectivas para a modalidade, considerando a atual conjuntura política. Ao final do evento, serão estabelecidos em plenária os encaminhamentos e propostas pontuais do Fórum de coordenadores para a DED/Capes.

  • Educação a Distância: Equipe Multidisciplinar retoma atividades na UFPel

    Uma série de projetos na área de Educação a Distância (EAD) está em desenvolvimento na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o reinício das atividades da Equipe Multidisciplinar da Coordenação de Programas de Educação a Distância (Cped). A equipe, que retomou as suas atividades em junho, é composta por cinco professores-pesquisadores, vinculados ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com formação nas áreas de Letras, Comunicação Social e Design Digital. Entre as suas funções, estão a assistência às atividades dos cursos e o desenvolvimento de projetos de Ensino e divulgação científica. A Equipe Multidisciplinar atende no 3º andar do prédio da antiga fábrica Cotada eEquipe Multidisciplinar pelo e-mail eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br.

    Com o objetivo de socializar o conhecimento produzido na Educação a Distância, está prevista a criação de uma editora on-line, aberta à participação da comunidade, e de uma plataforma digital para a livre disponibilização das produções acadêmicas. Na área de Comunicação Social, os próximos projetos da Cped/UFPel serão a reformulação do site www.ufpel.edu.br/ead e a criação de espaços em mídias sociais para divulgação das atividades de Educação a Distância, com informações sobre oportunidades, perfis dos cursos da UFPel, materiais pedagógicos e capacitações.

    Para tanto, está em formulação a nova identidade visual da EAD na Universidade. A marca representará os conceitos que guiam a política institucional: democratização do acesso ao Ensino Superior e construção compartilhada do conhecimento. A Equipe Multidisciplinar também atua nos projetos de estruturação dos espaços de webconferência e dos estúdios de audiovisual. A intenção é de que a Universidade tenha um lugar qualificado para gravação de materiais para EAD. Nesses espaços, os professores contarão com o apoio da Equipe Multidisciplinar para elaboração e edição de videoaulas.

    EAD na UFPel: panorama e perspectivas

    Atualmente, a UFPel oferece os cursos de graduação em Licenciatura em Educação no Campo, Matemática, Filosofia, Letras – Espanhol e Pedagogia. Mesmo com a situação de contingenciamento econômico da Educação em âmbito nacional, a UFPel atua em 19 polos no Rio Grande do Sul, oportunizando o acesso ao Ensino Superior a 885 acadêmicos. O universo de profissionais, para essa demanda, é de 61 tutores e 43 professores-pesquisadores. Mais de 3,1 mil já se formaram nos cursos EAD da UFPel.

    Para o coordenador da Cped, Keberson Bresolin, a modalidade de Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) está consolidada no País. As avaliações positivas dos cursos pelos órgãos governamentais e a absorção dos egressos pelo mercado de trabalho atestam a qualidade da modalidade EAD. “A UAB realmente democratizou o Ensino Superior. Atingimos regiões e municípios, com Ensino de qualidade”, avalia.

    Um dos movimentos da Cped é discutir com a comunidade acadêmica sobre a institucionalização do modelo de educação a distância, a partir de características próprias da UFPel. Hoje, os cursos oferecidos pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) estão, em grande medida, abarcados pelas políticas que marcaram o sistema UAB. “Pensamos em alternativas na educação a distância para fortalecer a modalidade. Para isso, precisamos fazer um longo debate e incluir muitas pessoas nessa discussão”, diz. A proposta da UFPel de institucionalização da EAD está em alinhamento com as perspectivas nacionais sobre a Educação a Distância, mobilizadas pela Associação Universidade em Rede (UniRede).