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  • Curso de Letras – Espanhol a distância lança Edital para vaga de professor formador

    Inscrições para a bolsa de Professor Formador na área de Linguística estarão abertas até 26 de maio

    Professores da área de Linguística podem participar do processo seletivo do curso de Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para a bolsa de professor formador. As inscrições serão recebidas pelo e-mail selecaoespanholead@gmail.com até 26 de maio. Para concorrer à vaga, além de graduação em Letras, os candidatos deverão comprovar, em atenção aos requisitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), um ano de exercício do magistério superior e conclusão de curso mestrado em Linguística ou Linguística Aplicada.

    O processo seletivo será realizado em etapa única de prova de títulos. Serão pontuadas a formação acadêmica, experiência profissional, produção intelectual e a participação em cursos de curta duração, conforme Edital. Os documentos comprobatórios deverão ser digitalizados, junto com a Ficha de Inscrição, e enviados para o e-mail elecaoespanholead@gmail.com.

    Também são pré-requisitos para a bolsa de professor formador, de 20h semanais de dedicação, a disponibilidade para reuniões presenciais junto à coordenação, na sede do curso de Letras – Espanhol a distância, em Pelotas/RS, e de viagens aos polos de apoio presencial (encontros presenciais). O candidato deverá, também, produzir materiais educacionais digitais (gravação de videoaulas) e participar de webconferências.

    Edital 02/2019 Letras – Espanhol: Professor – Formador

     

  • Curso de Matemática a Distância seleciona professores

    Professores das áreas de Matemática, Física, Pedagogia e Psicologia Educacional interessados em atuar em disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), poderão participar do processo seletivo para o preenchimento de vaga de professor formador e composição de cadastro reserva. As inscrições serão recebidas até terça-feira (21) pelo endereço clmdeditais@gmail.com.

    O Edital prevê provimento de vaga para Ensino de Física e cadastro reserva nas áreas de Ensino de Matemática; Matemática Pura e Aplicada; Psicologia Educacional; e Ensino-Aprendizagem. Além de formação específica, respectivamente, nas áreas de Física, Matemática, Pedagogia e Psicologia, os candidatos deverão comprovar experiência docente de um ano e formação ou vinculação com programa de pós-graduação (mestrado ou doutorado), entre outros requisitos.

    O processo seletivo será realizado mediante análise de currículo, análise de planejamento didático e entrevista. A bolsa de professor formador demanda 20 horas semanais de atuação; disponibilidade para viagens aos polos de apoio presencial e participação em reuniões periódicas em Pelotas, junto à coordenação do curso. Também será função do bolsista a gravação de videoaulas e a participação em webconferências, nos dias/turnos previstos no Edital.

    Procedimentos para Inscrição

    As inscrições serão recebidas exclusivamente pelo endereço clmdeditais@gmail.com até terça-feira (21), às 23h59. O candidato deverá especificar, no assunto do e-mail, a área para qual concorre; e anexar ficha de inscrição (disponível no Edital), currículo Lattes atualizado, cópias dos diplomas de graduação e pós, documentos de identificação, comprovantes do cumprimento dos demais pré-requisitos para a percepção da bolsa (experiência profissional e pós-graduação), plano de trabalho e carta de intenções.

    Edital CLMD 06-2018 – Seleção Professor Formador

  • Curso de Filosofia EAD promove encontro para discutir sobre políticas de formação de professores

    Atividade reuniu tutores e professores do curso de Filosofia EAD em 9 de junho na UFPel

    Para debater sobre os impactos das políticas institucionais para a formação professores e seus reflexos curriculares à Filosofia, professores e tutores, presenciais e a distância, do curso de Licenciatura em Filosofia a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram de encontro no auditório do Centro de Artes, em 9 de junho, durante manhã e tarde. A discussão centrou-se nas transformações nas políticas nacionais de formação de professores, no contexto da reforma das licenciaturas, prevista para vigorar em julho de 2018, da implementação da Base Curricular Comum para a Educação Básica, instituída em dezembro de 2017, e do debate em torno da denominada “Reforma do Ensino Médio”

    A Base Curricular Comum para a Educação Básica trata-se de um conjunto de diretrizes que visa a orientar o currículo escolar, das redes públicas e privadas, de todo o País. Nesse documento, estão indicados os conhecimentos, competências e aprendizagens essenciais para crianças e jovens na Educação Básica. A Base Curricular foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2017. Já a reforma das licenciaturas prevê, a partir de julho de 2018, o aumento da carga horária dos cursos de Licenciatura, entre outras diretrizes curriculares. Com esse panorama, o evento objetivou “entender melhor como a Filosofia estará estruturada nesse novo sistema, o espaço que ganha; e espaço que perde; se é isso é bom ou ruim”, explica o professor de Filosofia e um dos organizadores do encontro, Keberson Bresolin.

    Os temas foram debatidos nas palestras “A reforma das Licenciaturas e a política institucional para formação de professores”, proferida pela professora Vanessa Leite; e “A Base Nacional Curricular para o Ensino Médio”, por Rita de Cássia Rodrigues. Além das exposições, o evento contou com informes sobre a Educação a Distância na UFPel e com mesa redonda da coordenação do curso de Filosofia EAD, para levar as discussões às especificidades pedagógicas do curso.

    O Curso de Filosofia

    O curso de Licenciatura em Filosofia a distância da UFPel, criado em janeiro de 2014, é oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Programa UAB, instituído pelo Governo Federal em 2006, consiste numa rede integrada por Instituições Públicas de Ensino Superior, com o apoio de estados e municípios para a oferta de cursos, na modalidade a distância, às comunidades com dificuldades de acesso ao Ensino Superior. Atualmente, o curso de Filosofia a distância da UFPel atende 19 polos no interior do Rio Grande do Sul. Possui 34 turmas regulares, tendo mais de 1,1 mil acadêmicos vinculados.

  • Letras – Espanhol seleciona para vaga de tutor presencial no polo de Santana do Livramento

    O curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), está com as inscrições abertas para o processo seletivo de tutor presencial (Edital 06/2018). A oportunidade da bolsa UAB é para o polo de apoio presencial de Santana do Livramento. As inscrições serão recebidas no período de 23 a 29 de maio, mediante envio da ficha de inscrição, disponível no Edital, e demais documentos para o e-mail selecaoespanholead@gmail.com.

    Para participar do processo seletivo, composto por prova de análise de currículo e entrevista, os candidatos deverão possuir, entre outros requisitos, graduação em Licenciatura em Letras, conforme especificações em Edital, vínculo público e pelo menos um ano de experiência no magistério da Educação Básica.

    Edital Letras – Espanhol 06-2018 – Tutoria Presencial

  • Divulgado o resultado da seleção de professores formadores do curso de Letras – Espanhol

    A coordenação do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) homologou na segunda-feira (21)  o resultado do processo seletivo para as vagas de professores (Edital 04/2018). O Edital oferece bolsas de professores formadores, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a licenciados em Letras (Português/Espanhol, Espanhol ou Português) e Pedagogia. Os candidatos que não constam na lista de classificados passam a integrar o cadastro reserva do curso.

     

    Edital Letras – Espanhol 04-2018 – Resultado

  • Letras – Espanhol: homologado o resultado da seleção de novos tutores

    Atualização em 22/05/18, às 10h30

    O resultado do processo seletivo do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para as vagas de tutoria (Edital 05/2018), foi homologado na sexta-feira (18). O Edital oferece vagas de bolsas de tutoria a distância, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a licenciados em Letras (Português/Espanhol, Espanhol ou Português) e Pedagogia.

     

    Edital Letras – Espanhol 05-2018 – Resultado (Retificado)

  • Letras – Espanhol divulga cronograma de entrevistas para as bolsas UAB

    A segunda etapa do processo seletivo para novos bolsistas do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), referente às vagas de professores formadores (Edital 04/2018), do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será realizada de 17 a 18 de maio, na sala 118 do Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, nº1).

    A homologação das inscrições e os horários de entrevistas foram divulgados na sexta-feira (11). Já os inscritos para o processo seletivo (Edital 05/2018) para as bolsas de tutoria a distância participarão das entrevistas, nas mesmas condições, de 14 a 16 de maio.

     

    Edital Letras – Espanhol 04/2018 (Horários das entrevistas: professor formador)

    Edital Letras – Espanhol 05-2018 (Horários das entrevistas: tutor a distância)

  • Resultados e homologações dos processos seletivos do curso de Letras – Espanhol são publicados

    A coordenação do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), divulga o resultado final dos processos seletivos referentes aos Editais 02 e 03/2018, que visam a admissão de tutores presenciais (polo de Restinga Sêca) e a distância. Torna-se pública também a homologação das inscrições do Edital 05/2018: processo seletivo para bolsas de tutoria a distância, com formação em Letras e Pedagogia. A ordem das entrevistas será conhecida na sexta-feira (11).

    Já a homologação das inscrições para o Edital 04/2018, para as bolsas de professores formadores, também será divulgada na sexta-feira (11), junto com o resultado parcial da primeira etapa do processo seletivo (análise curricular).

     

    Editais Letras – Espanhol 02 e 03/2018 – Resultado Final

    Edital Letras – Espanhol 05/2018 – Homologação das inscrições

  • Letras – Espanhol a distância oferece 50 vagas para novos professores e tutores

    Editais do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oportunizam vagas de novos bolsistas do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e formação de cadastro reserva. São 40 bolsas de tutoria a distância: 39 para licenciados em Letras (Português/Espanhol, Espanhol ou Português) e uma para Licenciado em Pedagogia. Para as bolsas de professor formador, há nove vagas para Licenciados em Letras, nas mesmas habilitações, e uma para Licenciado em Pedagogia. As inscrições serão realizadas de 25 de abril a 02 de maio, mediante envio da ficha de inscrição, disponível em Edital, e demais documentos para o e-mail selecaoespanholead@gmail.com.

    Letras – Espanhol – Edital 04-2018 – Professores formadores

    Letras – Espanhol – Edital 05-2018 – Tutores a Distância (Retificado em 27.04.18)

  • Letras – Espanhol homologa as inscrições para os editais de tutoria

    O curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), divulga a lista de inscrições homologadas para os Editais 02 e 03/2018. Os processos seletivos visam à admissão de licenciados em letras para atuação como tutores presenciais e a distância.

    Letras – Espanhol: Homologação das Inscrições (Editais 02 e 03-2018)