Pedagogia a Distância: Experiências de Educação Popular são compartilhadas em evento regional

Experiências de apropriação dos elementos próprios da cultura para o processo de ensino-aprendizagem, uma das propostas do curso de Licenciatura de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foram socializadas na 20ª edição do Sulpet, evento que reúne os grupos do Sul do País vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET), do Ministério da Educação (MEC). Cinco bolsistas do Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (PET – Gape) da UFPel participaram do evento, de 20 a 23 de abril, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um dos trabalhos apresentados pelas representantes da UFPel, “Sinalário dos personagens essenciais do folclore: Da ilustração ao batismo dos sinais em Libras”, é avaliado como um dos destaque do evento.

O projeto, que elaborou ilustrações de personagens do folclore e de sua nominação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), também foi reconhecido na 2ª Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPel. A proposta é de que os materiais elaborados pelo grupo colaborem com ações de Educação Popular. Outro trabalho apresentado pela UFPel no 20º Sulpet, “Educação Popular: um desafio à escola pública” , aborda as atividades do PET – Gape com as escolas parceiras, como a participação em eventos escolares, elaboração de trabalhos em conjunto e pesquisa educacional.

Publicado em 04/05/2017, na categoria Licenciatura em Pedagogia.