Início do conteúdo

Mais de 2,3 mil candidatos concorrem às vagas da UAB/UFPel

A procura pelos cursos de Licenciatura a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para ingresso no primeiro semestre de 2017 superou em aproximadamente 61% o número ofertado de vagas. Mais de 2,3 mil candidatos estão inscritos para realizar o processo vestibular, que oportunizará o ingresso no Ensino Superior a 1430 estudantes, em 22 municípios, distribuídos em três cursos de Licenciatura a Distância da UFPel pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Para o coordenador institucional da UAB/UFPel, Keberson Bresolin, a demanda pelos cursos EAD da UFPel é o resultado do reconhecimento da comunidade sobre a importância da Educação Pública. “Os municípios aderiram à causa. Compreendem que é a possibilidade de um curso de qualidade e público sendo oferecido em seus polos”, avalia.

O vestibular será aplicado em 5 de março, com provas de Língua Portuguesa, Matemática, Informática e redação. O curso de Licenciatura em Espanhol, com 300 novas vagas, selecionará novos estudantes, 50 em cada, nos polos de Santana do Livramento, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Herval, Panambi e Rosário do Sul. A maior procura pelo curso de Licenciatura em Espanhol é nos municípios de Rosário do Sul (146), Santana do Livramento (122) e Herval (114).

Já Licenciatura em Filosofia, com 1070 vagas, em 18 polos, registra o maior índice de candidatos em Novo Hamburgo (230), Esteio (208) e Sapucaia (143). Ao todo, mais de 1,6 mil pessoas concorrem às vagas do curso de Filosofia (60 vagas em cada, à exceção de Jaguarão, com 50). Ofertada no município de Santana do Livramento, a Licenciatura a Distância em Matemática da UFPel conta com uma procura de 129 candidatos para as 60 oportunidades disponibilizadas.