Início do conteúdo

Novas vagas são anunciadas para os cursos EAD da UFPel

Visita técnica da Capes à UFPel

Os cursos de Educação a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculados ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), receberam, de 30 de novembro a 1º de dezembro, visita de rotina da equipe técnica da Diretoria de Educação a Distância (DED), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela gestão do programa no País. Após reunião com a administração central da UFPel, na tarde de quinta-feira (1º), foram anunciadas pela DED/Capes até 2570 novas vagas para a Educação a Distância da UFPel, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2017.

O montante de vagas anunciado será dividido entre os cursos de Licenciatura em Letras-Espanhol (até 300 vagas), Filosofia (até 1070) e Matemática (até 1200). Para a confirmação do quantitativo a ser ofertado pela UFPel em 2017/1, será realizado, junto aos Departamentos de Filosofia, Matemática e Letras, estudo das demandas regionais e dos recursos humanos disponíveis para viabilização das atividades. Atualmente, a UFPel possui 1.368 estudantes EAD, matriculados em cinco cursos de Licenciatura (Filosofia, Matemática, Letras, Pedagogia e Educação do Campo), em 19 municípios no Rio Grande do Sul. A UFPel participa do sistema UAB desde a criação do programa, em 2006.

Participaram da visita técnica, pela Capes, o coordenador geral de programas e cursos, Luiz Lira, o coordenador geral de supervisão e fomento, Henni Coelho, e a coordenadora de articulação acadêmica, Simone Gama. O grupo da Capes realizou reuniões com o titular da Coordenação de Programas de Educação a Distância (Cped) da UFPel, Keberson Bresolin, os coordenadores de curso e com a atual e a nova gestão da Universidade. “A Capes realiza visitas de rotinas, para perceber como está funcionando o sistema UAB e identificar as várias realidades do País. Cada região tem a sua peculiaridade de cursos. A intenção é perceber como ocorre o processo de democratização e interiorização do Ensino Superior no Sul do Rio Grande do Sul“, explica Bresolin.

>>UFPel participa do 9º Fórum Nacional de Coordenadores do sistema UAB

Normativa para Bolsistas

Durante a visita técnica, a equipe da DED/Capes reforçou que será publicada brevemente  normativa para esclarecer sobre os novos requisitos para o credenciamento de bolsistas no sistema UAB (professores formadores, conteudistas, tutores e assistentes de ensino, entre outros profissionais), inseridos na Portaria da Capes nº 183/2016, de 24 de outubro de 2016. A principal mudança é alteração nos requisitos para participação do programa: a necessidade de comprovação de experiência no magistério.


Texto e Foto: Jandré Batista – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br

Publicado em 03/12/2016, na categoria Capes/UAB.