UFPel participa do 9º Fórum Nacional de Coordenadores do sistema UAB

img-20160929-wa0006Em comemoração aos dez anos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), política pública voltada à democratização e interiorização do acesso ao Ensino Superior, gestores institucionais participaram, em 27 e 28 de setembro, do 9º Fórum Nacional de Coordenadores do sistema UAB, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em Brasília. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esteve representada no evento pelo titular da Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPed), Keberson Bresolin.

Uma das principais expectativas do 9º Fórum Nacional foi a socialização das novas diretrizes para a Educação a Distância, após a alteração no comando do Ministério da Educação (MEC) e seus órgãos vinculados, especialmente a Capes e a Diretoria de Educação a Distância (DED). A perspectiva apontada durante o Fórum pelo presidente da Capes, Abilio Neves, é para o fortalecimento da Educação a Distância e expansão do sistema UAB.

O sistema UAB conta, atualmente, com a participação de 106 instituições, atendendo 130 mil estudantes, em cerca de 600 polos de apoio presencial. Na UFPel, há previsão de ampliação das vagas para os cursos EAD em 2017. A Universidade oferece os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Filosofia, Educação do Campo e Letras – Espanhol em 19 municípios do interior do Rio Grande do Sul.

Texto: Jandré Batista – Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel
Foto: Keberson Bresolin – UFPel/UAB
eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br

Publicado em 06/10/2016, na categoria Eventos.