Licenciatura em Matemática a Distância lança editais para seleção de tutores e coordenador de tutoria

Seleção CLMDLicenciados em Matemática podem se inscrever em três processos seletivos (Editais nº 01, 02 e 03/2016) da Coordenação de Programas de Educação a Distância (Cped) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para o curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD). Há oportunidade também para licenciados em Filosofia (Edital 04/2016). O período de inscrição para bolsistas do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) inicia-se nesta segunda-feira (25). As vagas são destinadas à atuação de tutores presenciais, a distância e coordenador de tutoria.

Além da graduação em Licenciatura em Matemática, para concorrer à função de coordenador de tutoria, é necessário também possuir um ano de experiência em magistério no Ensino Superior ou pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) concluída ou em andamento em Educação Matemática, Matemática ou áreas afins. A remuneração é de R$ 1,1 ou R$ 1,3 mil mensais, dependendo da experiência docente comprovada, para 20h semanais de atividades. O período de inscrições será encerrado em 27 de julho. As informações sobre a prova de análise de currículo, documentos necessários e a descrição das atividades estão disponíveis no Edital CLMD 01/2016.

Cinco candidatos serão selecionados para atuarem como tutores presenciais, respectivamente, nos polos de Cachoeira do Sul, Restinga Sêca, São Lourenço do Sul, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Há também seleção para preenchimento de cadastro reserva para o polo de Novo Hamburgo. O prazo de validade do processo seletivo é de um ano. Mais candidatos poderão ser chamados, respeitando a ordem de classificação, de acordo com a necessidade da UFPel. O processo será realizado por análise de currículo e entrevista, em caráter eliminatório e classificatório. O tutor presencial deverá estar à disposição à noite, residir no município onde atua ou em regiões próximas, e comprovar experiência de um ano de magistério no Ensino Básico ou Superior ou pós-graduação (lato ou stricto sensu) concluída ou em andamento em Educação Matemática ou áreas afins. As inscrições serão realizadas até 29 de julho; as entrevistas, de 10 a 12 de agosto, na sede do polo presencial ou via Internet. Mais informações estão disponíveis no Edital CLMD nº 3/2016.

Para tutoria a distância, são oferecidas seis vagas, mediante seleção com análise de currículo e entrevista. Os bolsistas desempenharão as suas funções na sede do CLMD, nas salas 301 e 303 do Campus Porto – Anglo da UFPel (Rua Gomes Carneiro, nº 1 – Pelotas/RS). Tanto para tutoria a distância quanto presencial, a remuneração da bolsa UAB/Capes é de R$ 765,00. Para os tutores a distância, pelo menos 12h semanais deverão ser cumpridas na sede do CLMD. As inscrições serão recebidas até 27 de julho; as entrevistas, realizadas de 4 a 5 de agosto. O Edital CLMD nº 02/2016 contém as informações sobre os documentos necessários e local de inscrição para licenciados em Matemática. Já o Edital CLMD nº 04/2016 dispõe sobre a seleção de tutor a distância na área de Filosofia.

Nos quatro processos seletivos, não haverá cobrança de taxa de inscrição. Para esclarecimento sobre os editais, a coordenação do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel atende pelo endereço secretaria.clmd@gmail.com

Edital CLMD 01/2016 – Coordenação de Tutoria (Matemática)

Edital CLMD nº 02/2016 – Tutores a Distância (Matemática)

Edital CLMD nº 3/2016 – Tutores Presenciais (Matemática)

Edital CLMD nº 04/2016 – Tutor a Distância (Filosofia)

Publicado em 25/07/2016, na categoria Editais.