Educação a Distância: Equipe Multidisciplinar retoma atividades na UFPel

Uma série de projetos na área de Educação a Distância (EAD) está em desenvolvimento na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o reinício das atividades da Equipe Multidisciplinar da Coordenação de Programas de Educação a Distância (Cped). A equipe, que retomou as suas atividades em junho, é composta por cinco professores-pesquisadores, vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com formação nas áreas de Letras, Comunicação Social e Design Digital. Entre as suas funções, estão a assistência às atividades dos cursos e o desenvolvimento de projetos de Ensino e divulgação científica. A Equipe Multidisciplinar atende no 3º andar do prédio da antiga fábrica Cotada eEquipe Multidisciplinar pelo e-mail eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br.

Com o objetivo de socializar o conhecimento produzido na Educação a Distância, está prevista a criação de uma editora on-line, aberta à participação da comunidade, e de uma plataforma digital para a livre disponibilização das produções acadêmicas. Na área de Comunicação Social, os próximos projetos da Cped/UFPel serão a reformulação do site www.ufpel.edu.br/ead e a criação de espaços em mídias sociais para divulgação das atividades de Educação a Distância, com informações sobre oportunidades, perfis dos cursos da UFPel, materiais pedagógicos e capacitações.

Para tanto, está em formulação a nova identidade visual da EAD na Universidade. A marca representará os conceitos que guiam a política institucional: democratização do acesso ao Ensino Superior e construção compartilhada do conhecimento. A Equipe Multidisciplinar também atua nos projetos de estruturação dos espaços de webconferência e dos estúdios de audiovisual. A intenção é de que a Universidade tenha um lugar qualificado para gravação de materiais para EAD. Nesses espaços, os professores contarão com o apoio da Equipe Multidisciplinar para elaboração e edição de videoaulas.

EAD na UFPel: panorama e perspectivas

Atualmente, a UFPel oferece os cursos de graduação em Licenciatura em Educação no Campo, Matemática, Filosofia, Letras – Espanhol e Pedagogia. Mesmo com a situação de contingenciamento econômico da Educação em âmbito nacional, a UFPel atua em 19 polos no Rio Grande do Sul, oportunizando o acesso ao Ensino Superior a 885 acadêmicos. O universo de profissionais, para essa demanda, é de 61 tutores e 43 professores-pesquisadores. Mais de 3,1 mil já se formaram nos cursos EAD da UFPel.

Para o coordenador da Cped, Keberson Bresolin, a modalidade de Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) está consolidada no País. As avaliações positivas dos cursos pelos órgãos governamentais e a absorção dos egressos pelo mercado de trabalho atestam a qualidade da modalidade EAD. “A UAB realmente democratizou o Ensino Superior. Atingimos regiões e municípios, com Ensino de qualidade”, avalia.

Um dos movimentos da Cped é discutir com a comunidade acadêmica sobre a institucionalização do modelo de educação a distância, a partir de características próprias da UFPel. Hoje, os cursos oferecidos pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) estão, em grande medida, abarcados pelas políticas que marcaram o sistema UAB. “Pensamos em alternativas na educação a distância para fortalecer a modalidade. Para isso, precisamos fazer um longo debate e incluir muitas pessoas nessa discussão”, diz. A proposta da UFPel de institucionalização da EAD está em alinhamento com as perspectivas nacionais sobre a Educação a Distância, mobilizadas pela Associação Universidade em Rede (UniRede).

Publicado em 27/06/2016, na categoria Sem categoria.