Notícias
  • Seleção para Bolsistas do PROJETO DE APOIO AO APRENDIZADO EM MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (2016)

    Estão abertas as inscrições para bolsa de monitoria para o Projeto de Apoio ao Aprendizado em Matemática e Estatística de 20/04/2016 a 25/04/2016.

    Para maiores informações, acesse o edital: edital seleção bolsistas projeto 2016

    Atenção! Edital retificado: edital seleção bolsistas projeto 2016 retificado

    Para inscrição online no processo seletivo de bolsistas do projeto, clique aqui

  • Projeto GAMA divulga selecionados para Atividades de Reforço em Cálculo – Módulo I – Funções

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria pelo Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga a relação de acadêmicos selecionados para as atividades de reforço em Cálculo.

    Esta ação do projeto, que ocorre em parceria com a PRAE – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, visa revisar os conteúdos de funções reais de uma variável real.

    As aulas ocorrerão no prédio da PRAE (Av. Bento Gonçalves, 3395 – sala: 09) e 40% das vagas serão reservadas para alunos em situação de venerabilidade social.

    Os acadêmicos contemplados com as vagas receberão um email com mais informações.

    Ao longo do semestre letivo, devem ser oferecidos mais dois módulos, sendo um de limites e um de derivadas de funções reais de uma variável real.

    Divulgação dos Acadêmicos Selecionados para o Modulo I

    Maiores informações na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de Cursos Preparatórios para o Cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 20 bolsistas de vários cursos da UFPel.

  • Projeto GAMA abre inscrições para Atividades de Reforço em Cálculo Diferencial

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria pelo IFM – Instituto de Física e Matemática e PRG – Pró-reitoria de Graduação, está abrindo inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo – Módulo I – Funções.

    Neste módulo serão oferecidas três turmas com 20 vagas cada uma, nos seguintes dias e horários:

    Turma 01: terça-feira (das 14:00 as 16:00) e sexta-feira (das 14:00 as 16:00). Início das aulas: 05/04/16. Término das aulas: 29/04/16.

    Turma 02: segunda-feira (das 8:00 as 10:00) e quarta-feira (das 8:00 as 10:00) Início das aulas: 04/04/16. Término das aulas: 27/04/16.

    Turma 03: terça-feira (das 08:00 as 10:00) e quarta -feira (das 10:00 as 12:00) Início das aulas: 05/04/16. Término das aulas: 27/04/16.

    Os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado de 20 horas.

    O coordenador do projeto, professor Cícero Nachtigall, ressalta que esta ação do projeto, que ocorre em parceria com a PRAE – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, visa revisar os conteúdos de funções reais de uma variável real.

    As aulas ocorrerão no prédio da PRAE (Av. Bento Gonçalves, 3395 – sala: 09) e 40% das vagas serão reservadas para alunos em situação de venerabilidade social.

    Ao longo do semestre letivo, devem ser oferecidos mais dois módulos, sendo um de limites e um de derivadas de funções reais de uma variável real.

    Maiores informações na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

  • IV Colóquio de Matemática da Região Sul

    O IV Colóquio de Matemática da Região Sul será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do dia 02 de maio a 06 de maio de 2016. Os colóquios de Matemática da Região sul ocorrem no primeiro quadrimestre dos anos pares em sistema de rodízio entre os três estados da região sul ( Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina). O primeiro ocorreu em 2010 na UFSM. Este evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática que o realiza nas cinco grandes regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), objetivando disseminar a Matemática em todo o Brasil, em todas as suas vertentes: pesquisa, ensino, aplicações, divulgação. Os Colóquios das Regiões têm um público alvo muito amplo, incluindo os estudantes, em todos os níveis, e os professores e pesquisadores de Matemática e de áreas afins, em todo o território nacional, com forte ênfase para a respectiva região. O colóquio atual conta com a participação de três professores do departamento de Matemática e Estatística da UFPEL como membros da equipe de apoio: Andrea Morgado, Giovanni Nunes e Lisandra Sauer.

    Maiores informações estão no site:

    http://www.sbm.org.br/coloquio-sul-4/